quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MACAU EM DESTQUE NO CHINA DAILY




Pequim, 19 nov (Lusa) - O principal jornal oficial chinês de língua inglesa, China Daily, dedica hoje as centrais a Macau, num destaque invulgar, para "dar uma visão da vida" do território após a transferência para a administração chinesa, há 15 anos.

A maior das 16 imagens que enchem as duas páginas, imprensa a seis colunas, mostra um rancho folclórico português a dançar numa rua de Macau, com as Ruínas de S. Paulo, um dos ex-líbris da cidade, em fundo.

As imagens fazem parte de um álbum com 200 fotografias que será lançado hoje naquela Região Administrativa Especial, diz o China Daily, jornal fundado no início da década de 1980, depois de o Partido Comunista Chinês ter adotado a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior".

O lançamento do álbum é anunciado logo na primeira página, com uma notícia ilustrada com uma fotografia de dois responsáveis pela edição acompanhados pelo primeiro chefe do governo chinês do território, e atual vice-presidente da Conferência Politica Consultiva do Povo Chinês, Edmund Ho.

Macau foi integrado na República Popular da China no dia 20 de dezembro de 1999, segundo a mesma fórmula adotada em Hong Kong, "um país, dois sistemas".

O anterior "modo de vida" do território, nomeadamente o jogo, proibido no resto da China, mantém-se e o português continua a ser língua oficial, a par do chinês.

Quinze anos depois, o processo de transição de Macau é visto em Lisboa e Pequim como "uma história de sucesso" e em 2013, o território tornou-se a plataforma para o Fórum de Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

AC // PNG

Sem comentários:

Mais lidas da semana