quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

BESA - Sobrinho: "Quem recebeu sinal de venda da Escom foi a ES Resouces, o destino não sei"



Sílvia Caneco – jornal i

Ex-presidente do BESA confirmou que a empresa do Universo Espírito Santo não chegou a ser vendida.

Álvaro Sobrinho, antigo presidente do BES Angola (BESA), admitiu conhecer o processo de venda da Escom, a empresa do Universo Espírito Santo que era detida a 67% pelo GES (Grupo Espírito Santo), estando o restante capital (33%) nas mãos de Helder Bataglia. E admitiu também que a sociedade, que esteve para ser vendida à Sonangol em 2010, não chegou a ser vendida nem à Sonangol nem a qualquer outra entidade. "É público que [a Escom] não foi vendida."

Em resposta às perguntas da deputada do CDS-PP, Cecília Meireles, Álvaro Sobrinho confirmou ainda que foi pago ao GES um sinal de 85 milhões de dólares pelo negócio, mas disse não saber qual foi o seu destino. "Confirmo. Quem recebeu foi a Espírito Santo Resources, o destino não sei", afirmou o gestor perante os deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do BES/GES.

Recorde-se que Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo que investiga o rasto dos 85 milhões de dólares (68 milhões de euros) pagos de sinal ao Grupo Espírito Santo no negócio da venda da Escom. A revelação foi feita pelo ex-líder do BES no momento em que estava a ser ouvido pelos deputados na comissão parlamentar de inquérito, na passada terça-feira. De seguida, José Maria Ricciardi adensou as suspeitas: “O sinal pago foi de 15%, são os ditos 85 milhões de dólares. Ou pelo menos pensa-se que se recebeu. Está por provar se se recebeu a totalidade desse sinal.”

Às 14h26m do dia da audição, o ex-líder do BES esquivou-se assim às perguntas da comissão: “Infelizmente não posso falar sobre o assunto da Escom porque ela está integrada no processo no qual eu sou arguido.” E acrescentou: “Não gostaria que a minha situação fosse agravada nesse dossiê.”

O i revelou em Agosto de 2013 que uma transferência suspeita de 85 milhões de dólares para a Suíça levara o Ministério Público a questionar a operação da venda da Escom. O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) estava desde então a investigar as circunstâncias em que o Grupo Espírito Santo (GES) vendeu a totalidade da sua participação na Escom à Sonangol, num contrato-promessa assinado em 2010.

A empresa angolana terá pago a título de sinal um valor de cerca de 15 milhões de euros ao GES que terá sido depositado em Lisboa. Além deste montante, terão sido igualmente transferidos pelos angolanos mais 85 milhões de dólares, cujo rasto está a ser investigado pelos procuradores do DCIAP. Este último valor terá sido depositado directamente no Crédit Suisse através da Akoya, a sociedade gestora de fortunas que está no epicentro do processo Monte Branco.

Recorde-se que Álvaro Sobrinho é accionista da Newshold, proprietária do "Sol" e do "i."

Sem comentários:

Mais lidas da semana