segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

“ANGOLANOS JAMAIS ABDICARAM DA NECESSIDADE DE SER LIVRES”




O governador da província de Luanda, Graciano Domingos, afirmou este domingo, que o povo angolano jamais abdicou de ser o protagonista da construção da história e da necessidade de ser livre e respeitado a nível do mundo.

O governador, que falava no acto central do 4 de Janeiro, que marcou o 54º aniversário do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, ocorrido no memorial António Agostinho Neto, considerou que apesar do massacre e deportação a que foram submetidos ao longo dos anos, os angolanos nunca negociaram o direito de serem livres.

Segundo o responsável, o 04 de Janeiro é uma data que simboliza a resistência coordenada do povo angolano, no sentido de se obter a nacionalidade, o respeito e uma nação.

"O acto que aqui existe neste lugar é precisamente o tributo àqueles que anonimamente morreram na convicção de que doando a sua vida, doando o seu bem mais precioso estavam de facto a semear a árvore da liberdade, não foi em vão", frisou.

Referiu que a independência registada no país, assim como a autonomia dos angolanos a todos os níveis, são frutos das sementes brotadas, caracterizadas por longos anos de sacrifícios e dificuldades.

Para Graciano Domingos, Angola hoje é um país com uma liderança forte, com rumo certo, um povo generoso e patriota, graças ao espírito patriótico dos heróis do 04 de Janeiro.

O 4 de Janeiro, dia dos Mártires da Repressão Colonial, foi instituído em homenagem aos compatriotas angolanos assassinados pelo exército português, na Baixa de Cassanje, província de Malanje.

Angop / Novo Jornal (ao)

Sem comentários:

Mais lidas da semana