sábado, 14 de fevereiro de 2015

PASSOS COELHO MENTIU. PORTUGAL NÃO FOI O QUE MAIS AJUDOU A GRÉCIA




A exposição portuguesa à dívida grega é de 1,5% do PIB, um valor bastante inferior à de outros países da zona euro. A confusão que se instalou (e que levou Passos Coelho a fazer afirmações erradas) está relacionada com dados divulgados pela Bloomberg, avança o Público.

Pedro Passos Coelho defendeu, na semana passada, que “Portugal é, de longe, o país dentro da União Europeia que, em percentagem do seu produto, maior esforço fez de apoio e solidariedade em relação à Grécia”. No entanto, refere o Público, a afirmação está errada.

Portugal está, na verdade, entre os países da zona euro que concederam até agora menor volume de empréstimos à Grécia, quer em percentagem do PIB, quer levando em conta dimensão da sua população.

A razão para este facto prende-se com a entrada da troika em Portugal: a partir do momento em que o país começou a ser ajudado, ficou dispensado dos custos associados à ajuda financeira à Grécia.

A confusão instalada à volta destes números, e que parece ter influenciado o primeiro-ministro, está relacionada com dados publicados por um economista da Bloomberg sobre o grau de exposição de cada país da zona euro à dívida grega.

Portugal tem uma exposição total à divida grega de 2.676 milhões de euros (1.106 milhões em empréstimos bilaterais e 1.574 milhões relacionados com o BCE), representando 1,5% do PIB. Apenas quatro países da zona euro estão abaixo de Portugal nesta percentagem: Luxemburgo, Chipre, Letónia e Irlanda.

No entanto, Portugal está muito longe das percentagens de países como a Eslovénia (3,4%), Espanha e Itália (3%), França (2,5%) e Alemanha (2,4%).

Notícias ao Minuto

*Título PG

1 comentário:

Fernando Castro disse...

Esse sevandija cada vez que diz uma verdade cai-lhe um braço...

Mais lidas da semana