quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Portugal: ABERTO PROCESSO CONTRA POLÍCIAS ACUSADOS DE RACISMO – Cova da Moura




O Alto-Comissariado para as Migrações abriu um processo contra-ordenacional pela prática de violência racial contra os polícias da esquadra de Alfragide, avança o Público.

Segundo a edição online do Público, o Alto Comissariado para a Migração abriu um processo contra os polícias da esquadra de Alfragide que, na semana passada foram acusados de tortura e abuso de poder por seis jovens da Cova da Moura.

No domingo, a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já confirmara que iria investigar a atuação da PSP nos incidentes que ocorreram na quinta-feira na Amadora e que levaram à detenção de seis jovens.

Na quinta-feira, cinco jovens, com idades entre os 23 e os 25 anos, foram detidos depois de, segundo a PSP, terem "tentado invadir" a esquadra de Alfragide, na sequência da detenção de um outro jovem no bairro da Cova da Moura.

Os cinco detidos, "três deles muito maltratados", de acordo com Mamadou Ba do movimento SOS Racismo, foram transportados para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra). Fonte da PSP disse na altura que os jovens apresentavam ferimentos ligeiros em consequência de terem "resistido à detenção".

Depois de serem ouvidos por um juiz, os jovens saíram em liberdade sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência no domingo. Na sexta-feira já tinham apresentado queixa no Ministério Público da Amadora por "ofensas à integridade física e moral" devido à "violência policial" a que dizem ter sido sujeitos.

Apesar de a queixa não fazer referência a violência racista, o Alto Comissariado para a Migração decidiu avançar com um processo para "validar os alegados factos", segundo explicou ao Público o alto comissário Pedro Calado. Os jovens terão relatado, segundo o jornal, que os agentes da PSP os ofenderam com frases racistas.

"Vocês têm sorte que a lei não permite, senão seriam todos executados" ou "deviam alistar-se no Estado Islâmico" foram algumas das frases citadas no diário.

Diário de Notícias - ontem

Sem comentários:

Mais lidas da semana