quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Portugal - Alberto João Jardim: "Endividei-me antes que isto desse o estoiro"




Alberto João Jardim foi o convidado do programa ‘Terça à Noite’ da Rádio Renascença no qual afirmou ter-se endividado “antes que isto desse o estoiro” e negou ter tido uma gestão irresponsável.

No programa ‘Terça à Noite’ da Rádio Renascença, Alberto João Jardim começou por dizer que “qualquer pessoa com bom senso, ao olhar para o funcionamento dos mercados internacionais, principalmente logo a seguir à queda do muro do Berlim, vê que o mundo capitalista perdeu o juízo e que se entrou num sistema de especulação ao qual não houve valores e princípios para travar este clima especulativo”.

Para o antigo líder do PSD Madeira não se travou o tal clima especulativo “porque também se entrou naquilo que os senhores de Lisboa gostam de chamar o pós-moderno, mas que não passa de um mero relativismo e no relativismo valia tudo e o grande capital utilizou os instrumentos mais abomináveis para se ir endividando e vendendo gato por lebre”.

Por isso, “antes que houvesse uma nova crise, como houve no princípio do século passado, nós tínhamos que fazer depressa aquilo que precisávamos de ter para sermos uma terra desenvolvida”.

Até porque, sublinhou, tendo em conta a forma desregulada como estavam a funcionar os mercados internacionais, sabia que mais tarde ou mais cedo “isto ia dar um estoiro um dia” e, portanto, a Madeira tinha de se endividar antes que realmente “estoirasse”.

O presidente demissionário do Governo regional acusou ainda a ministra das Finanças de ter exigido “uma carta sobre uma coisa que já estava prevista no orçamento”, o que, na sua ótica, mostra uma “certa falta de afetividade política entre o Governo da República e o meu”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana