segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

REESTRUTURAÇÃO DO GOVERNO TIMORENSE ESTÁ VICIADA




Solução democrática e única será dissolver o Parlamento e realizar eleições antecipadas

Lito da Cunha

Xanana disse que nenhuma instituição em Timor-Leste é intocável, que devem ter mudanças estruturais, não referindo que muitas destas instituições estão em estado de destruição por serem governadas por um regime corrupto. Xanana pediu a demissão porque foi forçado a isso. Devido à sua incompetência e incapacidade de governar. Assim como muitos dos membros do seu governo, igualmente enleados na corrupção.

Os políticos timorenses devem procurar trabalhar com compromisso e unindo esforços, contrariamente ao que fez o próprio Xanana criando a divisão e gerando inimigos à FRETILIN com o intuito de a destruir. Ação que culminou com a crise de 2005-2006, sendo ele um dos autores do derrube do governo da FRETILIN. Talvez Xanana já se tenha esquecido disso ou tente esquecer.

Pretende-se agora colocar quase todos os partidos políticos no poder reforçando a criação do Estado, fortificando as instituições, mas o que se viu com o governo corrupto de Xanana durante estes anos foi a destruição do Estado. Desmantelando as estruturas, aumentando o número de funcionários sem justificação, tornando as instituições mais enfraquecidas, com imensos directores sem as devidas competências. Nada melhorou, foi escolhido o pior caminho, o caminho de um Estado falhado. Todos enleados na corrupção. O próprio Xanana beneficiou os familiares e amigos para agora vir negar.

A comissão anticorrupcão é só de nome. Tudo ficou pior quando da expulsão dos magistrados e dos agentes de investigação criminal devido às constantes interferências de Xanana para impedir a investigação aos membros do governo, dificultando que as testemunhas fizessem declarações. Se não se sentisse ameaçado pela verdade não teria expulso os magistrados.

Os membros saneados que estão na lista de investigação devem ser de novo chamados pela Comissão Anti-Corrupção e os processos canalizados ao Tribunal. Esta reestruturação é uma forma de dar uma melhor imagem a Xanana ocultando a roubalheira e a corrupção do V governo, alegando transferência do poder à nova geração. Mas Xanana está no meio da estrutura a puxar os cordelinhos. Será ministro do desenvolvimento nacional para continuação da roubalheira e da corrupção com empresas nacionais e internacionais, sabendo de antemão que não tem capacidade, não tem competência, tem sim as suas limitações. É recomendável que não integre o novo executivo e que deixe o novo PM formar o seu governo em vez de querer impor uma lista do governo apesar de ser um PM demitido.

Xanana reconheceu que cometeu erros graves na sua governação. Tomou a decisão de resignar mas não por ser o que queria. Podia ter assumido uma decisão correcta quando assumiu o poder em 2007. Agora arrumou as malas e pediu a resignação porque não serve para governar o Pais. Aproveitando todo o tempo da sua governação para a roubalheira, para a corrupção e na loucura com mulheres. Abusando delas sexualmente, assim como alguns membros do seu governo. Demite-se depois dos membros saneados do seu governo estarem ricos, com dinheiro depositado e compra de moradias no exterior. Xanana pediu perdão ao povo pelos crimes de corrupção que cometeram mas foi apenas uma farsa. Ele nunca deu ouvidos a alguém. Podia ter-se demitido mais cedo. Vem agora com desculpas de ter tido excessivos compromissos. Não é razão para tal, sabendo que o governo não funcionava e estava num estado de escangalhamento devido à sua teimosia e ambição de ser ele o melhor. Muitas promessas fez. Promessas que nunca foram cumpridas. Assim como tinha jurado aos guerrilheiros que nunca assumiria responsabilidades politicas. Por tal passou a ser um grande mentiroso. É bom Xanana contar o que se passou no ano de 2006 quando era Presidente mas a fazer o trabalho de oposição ao governo da Fretilin, junto com grupos de interesses para derrubar o governo da Fretilin. Sentiu que como Presidente não tinha poder. Foi com apoio do exterior que derrubou o primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Xanana disse que tudo é corrupção em Timor-Leste. Dizem que tudo é corrupção. Se tudo é corrupção é porque Xanana beneficiou a família, filhos, sobrinhos e amigos, que têm enriquecido à custa do povo e do Estado. Roubos em grandes contractos de milhões que possibilitou comprarem luxuosas moradias e fazer depósitos no exterior, teimando então na mentira  de não reconhecer a corrupção no seu governo. Seria melhor venderem as mansões e devolverem o dinheiro roubado a titulo de subsídios e contratos a familiares e amigos. Esses valores pertencem ao Estado e ao Povo de Timor Leste. Sendo uma pessoa apenas com o 2º Ciclo do Liceu e Comandante da Guerrilha teve o atrevimento de açambarcar o poder pela força, apesar de reconhecer as suas limitações. Falta de capacidade e competência para governar o Pais.

Agora deixa o fardo de um governo ineficaz com esta tal reestruturação que é  apenas uma fachada para utilizar a imagem e a credibilidade do novo PM, Rui Araújo, da Fretilin. Continuando a máfia a dominar o governo e tendo Xanana a rede sob o seu controlo. A atual situação de descalabro deve-se à ambição de poder. Xanana até se aliou àqueles que nunca aspiraram ver Timor-Leste independente. Foi com esses oportunistas que formou um governo corrupto. Quase todos embrulhados na roubalheira, nepotismo e na poligamia. Xanana e cúmplices devem ser julgados por práticas criminosas, incluindo corrupção. Não lhe permitindo que impeça os tribunais de proceder às investigações de práticas de corrupção na vigência do seu governo.

Há pessoas honestas na política de Timor-Leste. É o caso do futuro novo PM, Rui Araújo. Há mais tempo que Xanana devia ter permitido criar estas condições em Timor-Leste, em vez de se ter aliado aos criminosos, a ladrões, às brigadas negras e grupos que vêm agora com ameaças no dito bloco da coligação por ele nomear Rui Araújo para futuro PM, seu sucessor.

Xanana Gusmão reconhece a inabilidade de fazer a transição de gerações e  em combater a roubalheira e a corrupção, assim como a má administração e a má governação. Por isso apresentou a demissão ao Presidente Taur Matan Ruak.

É perceptível que a chamada reestruturação, como vai acontecer, garantirá a continuação da máfia. A reestruturação está minada e irá denegrir a imagem da Fretilin. Será um governo à moda de Xanana, cuja lista de futuros governantes foi preparada por ele.

Nada fará o novo PM com tais limitações. A solução democrática e única será dissolver o Parlamento e realizarem-se eleições antecipadas. Não faz sentido proceder a uma reestruturação viciada para a formação do VI governo se a cabeça da cobra continua a fazer parte da nova estrutura. Xanana Gusmão deve ir embora e deixar um novo governo em paz. Não tem perfil nem competências para as novas exigências do País.

Sem comentários:

Mais lidas da semana