segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Timor-Leste: REUNIÃO DO CONSELHO DE ESTADO TERMINA EM DÍLI SEM DECLARAÇÕES




Díli, 09 fev (Lusa) - A reunião do Conselho de Estado de Timor-Leste, convocado pelo Presidente da República Taur Matan Ruak, depois do pedido de demissão do primeiro-ministro Xanana Gusmão terminou sem declarações dos participantes sobre o conteúdo do encontro.

"O senhor Presidente da República vai divulgar depois um comunicado", disse aos jornalistas o presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres, depois da reunião de mais de duas horas e meia.

Inicialmente prevista para depois do encontro, uma conferência de imprensa do chefe de Estado acabou por ser cancelada sem qualquer explicação aos jornalistas.

Paralelamente e enquanto ainda decorria o Conselho de Estado, a Presidência da República divulgou um 'post' através da rede social facebook em que confirma que a tomada de posse do novo Governo será às 15:00 (hora local, 06:00 em Lisboa) na sexta-feira.

A publicação dos dados da tomada de posse causou surpresa numa altura em que ainda não está concluído todo o processo previsto na constituição em casos de demissão do primeiro-ministro.

Os jornalistas que se encontram no Palácio do Governo lamentaram ainda o facto de a informação ter sido publicada no Facebook sem que qualquer dado tenha sido comunicado às dezenas de redatores e fotojornalistas presentes.

Só hoje à tarde Taur Matan Ruak inicia os contactos previstos com os quatro partidos com assento parlamentar.

Hoje realizam-se encontros com a Frente Mudança e com o Partido Democrático e na terça-feira com o Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) e com a Fretilin.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana