sexta-feira, 20 de março de 2015

Portugal. SALGADO MENTE, RICARDO NÃO. ESPÍRITO SANTO É FRAUDE




Isto de andarmos a incluir o Espírito Santo nas orações que aprendemos na catequese é errado. Vejam bem a influência que o grande capital e os banqueiros têm. Até estão nas orações para nos darem a volta à cabeça. Afinal, falar em Espírito Santo é o mesmo que falar em fraude. Será que Deus é cúmplice? Ou isto é obra do Diabo?

Expresso Curto matinal, do jornal Expresso, hoje servido por uma senhora. Mafalda Anjos, editora da E. Abre com Ricardo Salgado, uma vez mais na comissão de inquérito na Assembleia da República. Aquilo é uma comissão de branqueamento para limpar os trafulhas. Assim será evidente quando o caso começar a ser manuseado pelos tribunais. Tudo ficará em águas de bacalhau e o pior ainda estará para vir. Das declarações na tal comissão repleta de deputados a fotografia que sai é a de que todos sabiam que isto ia acontecer mas deitaram para detrás das costas as evidências e enterraram-se mais. Ninguém escapa, apesar de na comissão eles dizerem o contrário. Até o PR Cavaco não ignorava a situação. O que não o inibiu de enganar os pequenos investidores ao mostrar que o BES era de confiança. Depois negou a conversa pública tida em Seul mas acreditar nele é o mesmo que acreditar que as prostitutas voltam a ser virgens de cada vez que que lavam as partes. Fique com o Expresso docinho. Hoje não há mais conversa da treta pela parte do PG. Estamos a ver o eclipse do sol... sem proteção. Bonito.

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Mafalda Anjos, editora da E

Será que Ricardo acredita em Salgado?

Verdades há muitas, como os chapéus? “Estou aqui para defender a minha razão”; “É a minha verdade”, disse ontem Ricardo Salgado na Comissão Parlamentar de Inquérito, durante a longa reunião em que foi confrontado com as conclusões da auditoria forense do Banco de Portugal que apontaram fortes indícios de crime. Um conceito lato de verdade (curiosamente também utilizado esta semana por João Araújo, advogado de Sócrates) ao estilo de Nietzsche – que a definiu como uma ilusão, uma criação, uma imposição dos poderosos –, e que deixa qualquer um confuso: será que mesmo Ricardo acredita em Salgado?

Perante os deputados, o ex-presidente do BES disparou em todas as direcções, adoptado a máxima de que a melhor defesa é o ataque,o mais feroz de todos dirigido a Carlos Costa, que ele considera oCulpado Disto Tudo. Como escreveu Ricardo Costa no Expresso Diário de ontem, parece que Salgado ainda não percebeu o que lhe aconteceu. Ou não quer perceber. “Errare humanum est”, disse ontem num latim sofrível. Não mencionou a segunda parte do aforismo atribuído (há quem diga que impropriamente) a Seneca:“Errare humanum est, perseverare diabolicum” – se errar é humano, persistir no erro diabólico.  Uma coisa é certa: desculpas Salgado não pede, e cita livremente Pessoa: “pedir desculpa é pior do que não ter razão”. A justiça terá agora que avançar. A minha pergunta que fez título deste Expresso Curto há 15 dias mantém-se: e se, para variar, alguém fosse preso? 

De uma questão filosófica passamos para outra, politicamente relevante: saber ou não saber, eis a questão. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio disse que não sabia que existia uma lista de contribuintes VIP, o primeiro-ministro também não. O assunto, que já fez rolar duas cabeças, vai hoje a debate no Parlamento e os ânimos prometem aquecer. O presidente do Sindicato dos Impostos já pediu a demissão do secretário de Estado, que se sobreviver sai muito fragilizado deste episódio. António Costa vai mais longe, atira para cima e parece estar na disposição de “brincar” ao verdade e consequência: disse que o discurso do primeiro-ministro foi desmentido pelos factos, ou seja que Passos Coelho sabia e mentiu ao país. Eu estou com António José Teixeira, que defende a existência de uma lista VIP, só que não seria para proteger, mas sim para responsabilizar quem tem a sorte (ou o azar) de ser considerado VIP. 

Acesso VIP às contas de Santos Silva teria José Sócrates, segundo o Ministério Público, que assegura que este punha e dispunha com toda a facilidade do dinheiro. O Diário de Notícias diz hoje que o ex-primeiro ministro não pedia verbas, exigia-as. Ao todo, terá gasto pelo menos 8,5 milhões, que a defesa alega serem empréstimos de um bom amigo. Amizades assim não são mesmo para todos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Se por cá estamos cheios de sorte com os cofres cheios, como disse Maria Luis Albuquerque, na Grécia o problema é o inverso: a fuga de capitais acentua-se, os cofres estão a esvaziar-se e é preciso agir rapidamente para evitar um problema sério de falta de liquidez financeira. Não estava na agenda do Conselho Europeu, mas Tsipras reuniu ontem à noite de urgência com Merkel, Hollande e Dragui à margem do encontro. O resultado da conversa não foi animador, tal como se esperava. O tempo e a paciência estão a esgotar-se. O novo primeiro-ministro grego vai voltar a encontrar-se com a chanceler alemã na segunda-feira em Berlim, mas a Europa já fala abertamente de uma saída da Grécia do Euro.

Subiu de tom também o discurso da Europa em relação a Putin. Na Cimeira Europeia que decorre ainda durante o dia de hoje, foidecidido prolongar as sanções contra a Rússia até ao fim de 2015.

Ameaçador é também o tom de Washington em relação a Israel após conhecida a estratégia de coligação de Benjamin Netanyahu. Os Estados Unidos já fizeram saber que estão dispostos a repensar a sua política histórica de aliança com Israel caso Netanyahu abandone o seu compromisso para a criação de um estado palestiniano.  O israelita ouviu o recado e parece já estar a mudar o sentido da marcha.  


O mundo pode estar de pantanas, mas o tema mais quente nas redes sociais mete um vestido de azul e um charuto. Sim, adivinhou:Monica Lewinski está de volta, 17 anos depois, com a sua versão do caso com Bill Clinton que a atormenta até hoje. Foi num discurso emotivo e muito aplaudido nas Ted Talks em Vancouver que apelou ao fim do ciberbulling : "A humilhação pública é um produto e a vergonha uma indústria. Alguém está a ganhar muito dinheiro através do sofrimento dos outros".  Uma excelente análise está noNew York Times. Isto na semana em que a revista Time tem um excelente artigo de capa sobre os imbatíveis Clintons à defensiva, e onde muitos se apressaram em ver uns cornos intencionalmente colocados na cabeça de Hillary

E agora, sem mãos! Quem aprecia a tecnologia verde vai gostar de saber que o Modelo S do Tesla vai em breve ser auto-dirigível,disse Elon Musk.  O empresário poderá vir a contar brevemente com um concorrente à altura, assegura a Bloomberg. Depois dos aviões, comboios e naves espaciais, Richard Branson poderá estar a virar-se para os carros, confirmando que tem várias equipas de pessoas a trabalhar no assunto. Vem juntar-se à Apple e à Google, que também estão na corrida dos carros eléctricos.    

Para terminar este capítulo, uma nota sobre a recente notícia acerca dos implantes mamários poderem causar cancro e que está a assustar milhares de mulheres por todo o mundo. A análise mais ponderada estava no Expresso Diário de ontem, onde se explica que não é caso para alarme

FRASES

“Existe uma relação de falta de consideração e de respeito pelo secretário de Estado evidente. Não percebo como é que consegue dar alguma ordem que seja à Autoridade Tributária. Acho isto impensável”, disse ontem à noite Manuela Ferreira Leite em comentário na TVI 24.

“O nosso próprio eclipse, como povo, cultura ou mau filme, nunca é total. Nunca é definitivo. Resta sempre na boca o sabor acre de velhas esperanças regurgitadas”, escreve Miguel Esteves Cardoso hoje no Público.

“É como ser lixeiro e ter que andar permanentemente pendurado na recolha. Nem três banhos diários neutralizam o pivete”, compara João Pereira Coutinho na sua coluna do Correio da Manhã sobre o Caso Sócrates, que ele diz transformar qualquer um numa "doninha ambulante".

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

1,33 mil milhões de dólares. Fortuna de Markus Persson, 35 anos, avaliada pela Forbes

Se não tem filhos pequenos, é provável que nunca tenha ouvido falar do Minecraft. Este jogo de computador ultra-popular entre os miúdos (o mais descarregado de todos os tempos) é muito mais do que uma brincadeira de criança. Markus Persson, o seu criador, faz capa da edição de milionários da Forbes que está nas bancas na próxima segunda-feira.  O sueco que já foi pobre comprou a casa mais cara de sempre em Beverly Hills por 70 milhões de dólares. Vale a pena ler o perfil que a revista lhe dedica e que explica como criou este negócio que o transformou num multi-milionário quase da noite para o dia. Até parece fácil, com uma pitada de sorte e os conhecimentos certos de programação.

O QUE ANDO A LER

Acabei de ler “Ser Mortal”, de Atul Gawande, lançado no fim do mês pela Lua de Papel com prefácio de João Lobo Antunes, ao qual tivemos acesso em primeira mão. A temática do novo livro do acalmado médico cirurgião, que já escreveu vários best sellers, é triste e inquietante, mas não podia ser mais relevante: como viver os últimos dias quando sabemos que a morte está à porta? Gawandepropõe uma mudança radical na forma como as equipas médicas e as famílias lidam com o envelhecimento e as doenças terminais. Mais do que um livro sobre a morte, é uma nova e profunda reflexão sobre como viver uma vida cada vez mais longa, a medicina e o que realmente importa no final.

Amanhã há Expresso semanal como de costume. O meu destaque vai para dois trabalhos na revista E com duas mulheres influentes, cada uma à sua maneira. Não pode deixar de ler aesclarecedora entrevista a Marine Le Pen, feita pelo nosso correspondente em Paris, Daniel Ribeiro. Uma conversa sem papas na língua em que a mulher à frente nas sondagens para ganhar as eleições departamentais de domingo em França e também as presidenciais de 2017 diz que a Europa é uma ditadura, que quer sair do euro e o regresso da pena de morte, ao mesmo tempo que defende o fecho das fronteiras para os imigrantes. Assustador.

A segunda recomendação vai para o perfil de Cristina Ferreira, provavelmente a portuguesa mais influente por cá, que faz capa de uma edição de moda. Estrela de tv, bloguer, editora de revistas, escaparate de marcas pago a peso de ouro, ela é a miúda da Malveira que deu certo e que tem muito mais poder do que você imagina.

Antes que a sua paciência se eclipse, já que falamos da E, despeço-me com uma sugestão diferente para o fim de semana. Se se sentir inspirado, crie e fotografe um E único e original. Partilhe-o no Instagram usando a hashtag #omeuE e participe até 29 de março no passatempo do Expresso lançado para celebrar a nova revista do Expresso.  

Boas leituras e bom descanso, nós voltamos na segunda-feira com o único Expresso Curto do qual pode abusar sem que lhe faça mal à saúde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana