segunda-feira, 11 de maio de 2015

Angola. Reino Unido promove respeito pelos direitos humanos na Lunda Norte




Embaixada britânica assinou acordo com ONG para promover os Princípios Voluntários na indústria extractiva.

António Rodrigues – Rede Angola

A embaixada do Reino Unido, junto com a organização não governamental Search for Common Ground, pretende aumentar a consciência sobre os Príncipios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos em Angola na Lunda Norte. Para tal o embaixador John Dennis encontrou-se com representantes da ONG, da sociedade civil, jornalistas e com o coordenador-executivo da Comissão Nacional para o Processo Kimberley (que visa impedir o comércio de diamantes provenientes de conflitos, os chamados diamantes de sangue).

Os Princípios Voluntários (PV) foram estabelecidos em 2000 para ajudar as empresas do sector extractivo a manter a segurança das suas operações através de um enquadramento que encoraja o respeito pelos direitos humanos.

A notícia, divulgada no site do governo britânico, especifica que o embaixador assinou um protocolo com a Search for a Common Ground para uma série de workshops com membros do governo local, empresas extractivas, agências de segurança pública e privada e organizações da sociedade civil locais e nacionais, de modo a que se consiga, em conjunto, implementar os PV em Angola.

“Apoiamos este projecto para ajudar ao compromisso do Governo de Angola de aumentar a consciência e implementar os PV em Angola”, refere John Dennis no comunicado. “Este é um bom exemplo de como a nossa colaboração com Angola continuará, mesmo depois da presidência britânica dos PV ter acabado”, acrescentou.

A violação dos direitos humanos na indústria mineira na Lunda Norte foi denunciada pelo jornalista Rafael Marques no seu livro Diamantes de Sangue: Corrupção e Tortura em Angola.

Sem comentários:

Mais lidas da semana