segunda-feira, 11 de maio de 2015

SUBNUTRIÇÃO AFETA 5,4 MILHÕES DE ANGOLANOS




Dados de segurança alimentar da CPLP falam em “algumas melhorias” no combate à fome e pobreza no país.

Em Angola existem 5,4 milhões de pessoas subnutridas, segundo dados oficiais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao todo a subnutrição afecta 28 milhões de habitantes da comunidade, numa lista liderada pelo Brasil, onde a prevalência de subnutrição atinge 13 milhões de pessoas, seguido por Moçambique, com 9,4 milhões.

Os números foram divulgados pelo site da campanha “Juntos Contra a Fome!”, da CPLP, onde o caso angolano é elogiado. Desde o fim da guerra, em 2002, o país tem “demonstrado progresso” na evolução da sua situação económica e social e “algumas melhorias na situação de fome e pobreza”, refere a CPLP.

Citando os relatórios nacionais, a organização lembra que o país registou progressos no ensino primário universal, redução da mortalidade infantil e saúde materna, graças a “investimentos assinaláveis nas infraestruturas de saúde e da educação”.

A CPLP refere, contudo, que existe um “longo caminho a percorrer”, assinalando que cerca de 37 por cento da população vive abaixo da linha de pobreza, condição que afecta sobretudo o meio rural, onde estão 60 por cento dos pobres.

Na lista estão ainda Timor-Leste, com 460 mil habitantes subnutridos, Cabo-Verde (44,5), Guiné-Bissau (13) e São Tomé e Príncipe (12,3). Portugal não regista qualquer caso de subnutrição, embora o número de pessoas vulneráveis à pobreza tende a aumentar com os efeitos da crise económica e financeira internacional. Sobre a Guiné-Equatorial não são conhecidos dados.

A Campanha “Juntos Contra a Fome!” é uma iniciativa da CPLP e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destinada a erradicar a fome entre os países falantes de língua portuguesa.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana