domingo, 31 de maio de 2015

NYUSI DEFENDE NECESSIDADE DE ENCORAJAR A DEMOCRACIA EM ÁFRICA



Elias Samo Gudo, da AIM, em Abuja

Abuja
, 29 Mai (AIM)
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou em Abuja, capital nigeriana, a necessidade para a defesa da democracia no continente africano.

Nyusi, que falava em conferência de imprensa que marcou o fim da sua participação na cerimónia do recém-empossado Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, explicou que essa foi a razão principal da sua deslocação a este país da África Ocidental.

A União Africana está para a democracia, promove a democracia e encoraja a democracia e este país depois de ter feito eleições que foram imediatamente reconhecidas pelo opositor, por aquele que estava no poder há uma lição clara de que quando as coisas são feitas (bem) é preciso valorizarmos e este país valorizou a eleição pelo seu o próprio povo, disse o estadista moçambicano.

Refira-se que o Presidente cessante, Goodluck Jonathan conquistou a simpatia dos nigerianos e da comunidade internacional pelo facto de ter reconhecido imediatamente a vitória do seu adversário, mesmo antes da divulgação dos resultados oficiais que, infelizmente, ainda é algo pouco frequente no continente africano.

Por isso, disse Nyusi,
nós viemos saudar a democracia, viemos encorajar para ver se o país fica estável.

Explicou que o elevado número de Chefes de Estado e de Governo que participaram no evento, mais de 30, revela a preocupação de Africa para a reconciliação dos seus povos, pelo que
esperamos que isso vai ajudar também a manutenção de paz e estabilidade neste país.

Vimos celebrar a democracia e foi uma festa emocionante porque a população juntou-se para celebrar a esperança, acrescentou.

Nyusi também fez questão de explicar que eventos desta natureza revestem-se de uma importância particular para estabelecer contactos informais com outros Chefes de Estado e uma maior aproximação entre países. Ademais, não é frequente reunir mais de 20 Chefes de Estado.

Assim sendo, eventos desta natureza são uma oportunidade ímpar para criar uma maior aproximação e mais confiança, porque são os melhores momentos para discutir determinados assuntos, porque
as pessoas estão mais descontraídas e menos pressionadas.

Sobre a cooperação com a Nigéria, Nyusi reconhece que ainda existe um longo caminho a percorrer para se atingir os níveis desejados na esfera económica. Apesar de não ter mencionado, a pesquisa e exploração de hidrocarbonetos é, naturalmente, uma das áreas potenciais para cooperação entre ambos os países.

MOÇAMBIQUE E NAMÍBIA DESEJAM MAIOR COOPERAÇÃO ECONÓMICA 

Moçambique e a Namíbia manifestaram hoje o seu desejo para uma maior cooperação na área económica.

Esta vontade foi expressa hoje, em Abuja, no término de um encontro mantido entre o estadista moçambicano e o seu homologo namibiano, Hage Geingob, a margem da cerimónia de investidura de Buhari.

Temos boas relações diplomáticas e laços políticos, mas agora segue-se a segunda fase que é a luta emancipação económica. Por isso, temos que olhar para a nossa região e deixarmos de fora a Europa para vermos o que podemos fazer como região, disse Geingob em declarações a imprensa, minutos após o término do encontro.

Nyusi, por seu turno, disse que o governo deseja uma cooperação económica séria, que não se limite apenas a pesca do carapau.

Temos terras aráveis mais do que eles e podemos fazer a troca de produtos, disse para de seguida acrescentar que o encontro de hoje foi o pontapé de saída e os nossos ministérios dos negócios estrangeiros vão trabalhar no sentido de concretizar para que as relações sejam efectivas.

Na ocasião, ambos os estadistas aproveitaram a oportunidade para endereçar uma mensagem de felicitações ao feliz vencedor da Taca COSAFA, cuja final terá alugar no sábado da semana corrente entre Moçambique e a Namíbia.

A selecção de futebol de Moçambique apurou-se na quinta-feira para a final, depois de derrotar nas meias-finais o Botswana por 2 a 1. Por outro lado, a Namíbia garantiu o seu lugar na final depois de afastar na corrida o Madagáscar por 3 a 2.

Queremos aproveitar este momento para felicitar as equipes que vão jogar e para que façam um bom jogo, disse Nyusi.

Por seu turno, Geingob apelou para os jogadores adoptem uma
atitude desportiva e façam um jogo limpo e que ganhe a melhor selecção em campo

(AIM) SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana