segunda-feira, 11 de maio de 2015

Projeto de levar Hamlet a cada país do planeta chega este mês a Díli




Díli, 11 mai (Lusa) - A companhia inglesa Shakespeare's Globe, que quer levar esta obra de teatro a todos os países do planeta - já esteve em 96 - estará no próximo dia 26 de maio em Díli para um espetáculo sem precedentes em Timor-Leste.

Globe to Globe é o nome do projeto de dois anos que começou a 23 de abril do ano passado, por ocasião do 450º aniversário do nascimento do dramaturgo inglês, e que pretendia levar a obra, dirigida por Dominic Dromgoole, a todos os países do planeta.

A página da internet da companhia explica que, até hoje, a equipa de 16 pessoas - 12 em palco - já viajou 137.742 quilómetros, acrescentando este mês vários outros países e muito mais quilómetros ao total.

A companhia chega a Díli depois de apresentar o seu espetáculo em Bali (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Kuala Lumpur (Malásia), Maldivas e Sri Lanka, seguindo de Timor-Leste para a cidade australiana de Geelong, no estado de Victoria.

Para trás ficaram espetáculos para mais de 70 mil pessoas incluindo em países como a Somália - onde foram também a primeira companhia internacional a apresentar-se no palco em 23 anos - ou o Sudão, onde apresentaram a sua obra a mais de 3.000 pessoas.

Tracey Morgan, cônsul honorária do Reino Unido em Díli - e veterana de Timor-Leste (onde vive desde 1 de junho de 2001) - explicou à agência Lusa que é a primeira vez que uma companhia internacional trás uma obra de teatro ao país.

"Já tivemos atuações de companhias de dança - que se calhar também fazem teatro - mas nunca nenhuma de teatro. Não há precedentes disto", afirmou.

Há cerca de um ano que contactou a companhia solicitando informação e, finalmente, há três meses confirmou-se a inclusão de Timor-Leste para o calendário deste mês.

"Na altura ignoraram, mas percebi que me tinham acrescentado às suas listas porque comecei a receber informação atualizada", explicou.

Nas últimas semanas, quando se confirmou a visita a Díli, foram procurados vários possíveis cenários para o espetáculo, que já foi apresentado em sítios tão variados como praças e salas de espetáculos.

O espetáculo acabará por ser apresentado no Hotel Timor, no centro de Díli onde Tracey Morgan, dada a ligação a Londres, diz que seria uma ótima oportunidade para ter em exposição a pétala da pira Olímpica dos Jogos de 2012 que foi dada à delegação de Timor-Leste.

"Cada um dos 204 países que participaram recebeu uma das pétalas da pira. Acabo de escrever ao Governo a perguntar onde está a que foi dada a Timor-Leste. Poderia ser exposta agora", afirmou.

A aventura sem precedentes de levar Hamlet pelo mundo - a obra foi escolhida por ser considerada a mais abrangente dos textos de Shakespeare - recebeu já reconhecimento da Unesco, pela sua ligação às comunidades locais e promoção de educação cultural.

A obra foi ainda galardoada com o Prémio Renee Stepham, por Melhor Apresentação de um Teatro em Tour (nos UK Theatre Awards) e o The Stage International Award de 2015.

Entre os países lusófonos, a obra passou por Belo Horizonte (Brasil) em dezembro do ano passado, por Lisboa (Portugal) a 5 de janeiro e pelo Teatro Avenida em Maputo (Moçambique) a 5 de abril.

Antecipa-se que os restantes países sejam visitados no final deste ano.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana