segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mais de 20 empresas portuguesas promovem marcas e produtos em Hong Kong




Macau, China, 09 mai (Lusa) - Mais de 20 empresas portuguesas estão a promover as suas marcas e produtos em Hong Kong, até domingo, na HOFEX, uma feira descrita pela AICEP como "um dos maiores eventos" do setor agroalimentar e equipamento hoteleiro da Ásia-Pacífico.

Cinco das empresas nacionais - José Júlio Jordão, Friemo, Cerealis, Muralha d'Água e Nutre - participam na HOFEX 2015 através da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

"O mercado de Hong Kong, de gosto europeizado, aprecia a qualidade e o produto português é cada vez mais associado à qualidade pelo 'trade' do setor", disse à agência Lusa Mónica Moreira, diretora da AEP para a internacionalização.

Entre as representadas pela AEP, apenas a empresa de equipamentos de refrigeração para a hotelaria, restauração e comércio alimentar José Júlio Jordão tem parceiro local em Hong Kong, mercado onde está há cerca de dez anos.

"Viemos à feira para impulsionar os negócios. É um balanço fracamente positivo", disse Mário Rodrigues, responsável da empresa, que na HOFEX está a apresentar a marca Jordao Cooling Systems, com a qual tem equipado os supermercados Yata na antiga colónia britânica.

"Hong Kong é um mercado muito desenvolvido e sofisticado. Estamos a falar do que de melhor se faz na Europa em termos de espaços comerciais. É um mercado exigente ao nível do design de equipamento", afirmou Mário Rodrigues.

Segundo Mónica Moreira, as empresas de alimentação e bebidas Cerealis e a Muralha d'Água "também estão a ser bem-sucedidas na HOFEX, uma vez que exportam para a China e gozam de visibilidade crescente entre os profissionais locais".

Já a Nutre aproveitou a feira "para fazer a primeira abordagem ao mercado de Hong Kong, e a Friemo deu a conhecer a sua marca ColdKit, surpreendendo pela positiva" com a oferta apresentada, adiantou a diretora da AEP para a internacionalização.

A AEP já decidiu que vai voltar a incluir a HOFEX no calendário de ações de internacionalização de 2017.

A Sonae MC é outra das participantes no certame, neste caso em conjunto com o respetivo distribuidor local, a XportFoods.

"A nossa presença na feira foi bastante positiva, pois veio reforçar a promoção das nossas marcas e produtos junto do mercado asiático, especialmente em Hong Kong", afirmou Rui Miguel Rodrigues, da divisão de exportação da Sonae MC, para quem "o mercado asiático é estratégico" apesar de estarem ainda numa fase inicial de prospeção e consolidação das relações comerciais já existentes".

Com periodicidade bianual, a HOFEX ocupa nesta edição uma área total de 65.000m2 e conta com 2.400 stands distribuídos por três pisos, incluindo 44 pavilhões nacionais. Segundo estimativas citadas pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal -, a feira deverá ser visitada por 40.000 profissionais.

FV // CC

Sem comentários:

Mais lidas da semana