Macau,
China, 09 mai (Lusa) - Mais de 20 empresas portuguesas estão a promover as suas
marcas e produtos em Hong
Kong , até domingo, na HOFEX, uma feira descrita pela AICEP
como "um dos maiores eventos" do setor agroalimentar e equipamento
hoteleiro da Ásia-Pacífico.
Cinco
das empresas nacionais - José Júlio Jordão, Friemo, Cerealis, Muralha d'Água e
Nutre - participam na HOFEX 2015 através da Associação Empresarial de Portugal
(AEP).
"O
mercado de Hong Kong, de gosto europeizado, aprecia a qualidade e o produto
português é cada vez mais associado à qualidade pelo 'trade' do setor",
disse à agência Lusa Mónica Moreira, diretora da AEP para a
internacionalização.
Entre
as representadas pela AEP, apenas a empresa de equipamentos de refrigeração
para a hotelaria, restauração e comércio alimentar José Júlio Jordão tem
parceiro local em Hong Kong ,
mercado onde está há cerca de dez anos.
"Viemos
à feira para impulsionar os negócios. É um balanço fracamente positivo",
disse Mário Rodrigues, responsável da empresa, que na HOFEX está a apresentar a
marca Jordao Cooling Systems, com a qual tem equipado os supermercados Yata na
antiga colónia britânica.
"Hong
Kong é um mercado muito desenvolvido e sofisticado. Estamos a falar do que de
melhor se faz na Europa em termos de espaços comerciais. É um mercado exigente
ao nível do design de equipamento", afirmou Mário Rodrigues.
Segundo
Mónica Moreira, as empresas de alimentação e bebidas Cerealis e a Muralha
d'Água "também estão a ser bem-sucedidas na HOFEX, uma vez que exportam
para a China e gozam de visibilidade crescente entre os profissionais
locais".
Já
a Nutre aproveitou a feira "para fazer a primeira abordagem ao mercado de
Hong Kong, e a Friemo deu a conhecer a sua marca ColdKit, surpreendendo pela
positiva" com a oferta apresentada, adiantou a diretora da AEP para a
internacionalização.
A
AEP já decidiu que vai voltar a incluir a HOFEX no calendário de ações de
internacionalização de 2017.
A
Sonae MC é outra das participantes no certame, neste caso em conjunto com o respetivo
distribuidor local, a XportFoods.
"A
nossa presença na feira foi bastante positiva, pois veio reforçar a promoção
das nossas marcas e produtos junto do mercado asiático, especialmente em Hong Kong ", afirmou
Rui Miguel Rodrigues, da divisão de exportação da Sonae MC, para quem "o
mercado asiático é estratégico" apesar de estarem ainda numa fase inicial
de prospeção e consolidação das relações comerciais já existentes".
Com
periodicidade bianual, a HOFEX ocupa nesta edição uma área total de 65.000m2 e conta
com 2.400 stands distribuídos por três pisos, incluindo 44 pavilhões nacionais.
Segundo estimativas citadas pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio
Externo de Portugal -, a feira deverá ser visitada por 40.000 profissionais.
FV
// CC
Sem comentários:
Enviar um comentário