sexta-feira, 24 de julho de 2015

PM TIMORENSE DEFENDE MEDIDAS PARA FACILITAR “MOBILIDADE SELETIVA”




O primeiro-ministro timorense defendeu hoje medidas que facilitem a "mobilidade seletiva" dos cidadãos, para fins profissionais, educativos ou de saúde, entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"A mobilidade entre os nossos Estados é crucial para promover a compreensão, a troca de ideias, o desenvolvimento económico e pessoal e o fortalecimento de laços entre os nossos povos", afirmou Rui Maria de Araújo em Díli.

"Promove o sentimento de pertença à comunidade, contribuindo também para o respeito pela democracia, pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos humanos. Esta diversidade faz-nos sentir que a CPLP não é só uma organização dos Estados mas também dos povos", disse.

Rui Maria de Araújo falava em Díli na sessão de abertura da XX reunião do Conselho de Ministros da organização lusófona, em que estão presentes os chefes da diplomacia (ou seus representantes) dos nove Estados-membros da organização.

O debate do encontro de Díli centra-se na "Nova Visão Estratégica da CPLP", tema que deverá ser 'vertido' num documento de trabalho a debater na cimeira de chefes de Estado e de Governo que marca, em 2016, o arranque da presidência brasileira da organização.

Os ministros reunidos em Díli deverão ainda debater questões com o estatuto de observador consultivo da CPLP, e o orçamento e funcionamento do Secretariado Executivo e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

Reconhecendo a "complexidade" do tema da mobilidade, o chefe do Governo timorense defendeu que se pode avançar com medidas mais específicas que possam funcionar dentro das leis nacionais já existentes.

"Propomos com primeiro passo, uma mobilidade seletiva que pode ser agilizada através dos meios já existentes, permitindo que por motivos profissionais, de saúde ou académicos, se possa circular de forma mais facilitada", disse.

"Este é um tema que merece o empenho de todos nós pelo contributo que imprime ao crescimento e desenvolvimento dos nossos países e das nossas sociedades", afirmou.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana