domingo, 23 de agosto de 2015

ALÔ MARTE, DAQUI TERRA



Paulo Baldaia – Diário de Notícias, opinião

Por mais que eu mude de país, o meu país não muda. Vindo de outras paragens, chego a Portugal com necessidade de procurar informação para escrever este texto e descubro que Sócrates voltou a declarar-se preso político. Fico também a saber que António Costa voltou a apresentar o programa do PS, antes de dar uma entrevista em que avisa que só existirá um governo do Bloco Central se os marcianos descerem à Terra. Entretanto, Maria já é candidata a Belém e há quem veja nisto uma traição ao PS, ao mesmo tempo que Ferreira Leite é vista como amiga. "Morro" de espanto ao aterrar e "ressuscito" espantado por de nada me ter servido a minha "morte".

Confesso que cheguei a acreditar que alguma coisa tinha mudado quando li que Costa tinha voltado a trazer o programa para a campanha e que a política estava de regresso. Mais e melhores explicações iriam gerar verdadeiro esclarecimento e, assim, quem gosta e acredita na ideia que o PS tem para o país podia votar em António Costa e quem não gosta ou não acredita tinha 19 alternativas. Como sei da propensão jornalística para a polémica, descobri rapidamente que a esmola era grande e que o que tinha ficado dessa discussão era uma uma espécie de distinção teológica sobre promessas e estimativas. Também não lembra ao diabo fazer tanto estudo para anunciar 207 mil empregos. Por que não se ficaram pelos 200 mil? Sempre era um número redondo, gerador de menos desconfianças.

A promessa de que teríamos os programas políticos mais escrutinados de sempre parece ter acabado por aqui, porque também é muito típico do jornalismo fait-divers repetir perguntas para as quais já sabem a resposta. Nada como, com um sorriso na cara, confundir a prima do mestre-de-obras com a obra-prima do mestre e julgar que é serviço público tentar obrigar Costa a dizer se concorda com Sócrates, quando ele repete que a justiça quer impedir a vitória do PS. Melhor mesmo é a ideia de que Maria de Belém se candidata à Presidência da República para prejudicar o seu partido. Estaria, portanto, Maria a fazer um favor ao PSD, ao mesmo tempo que Manuela ajudava o PS. Daí que o elogio político que Costa fez a Ferreira Leite não o poderíamos ouvir feito a Maria. E no que diz respeito a fitas, a semana política não parece ter ficado por aqui. Costa também fez saber que iria ao cinema com Portas, embora não aceite ir a debate com ele.

Como nem tudo é a brincadeira que parece e o estado do país é mesmo uma coisa séria e a precisar de mais ideias e mais responsabilidade, na forte possibilidade de não haver uma maioria absoluta, o melhor mesmo é começar já a ligar para Marte: "Enviem a nave, pelo caminho que isto leva, lá vão eles ter de reeditar o Bloco Central."

Sem comentários:

Mais lidas da semana