domingo, 27 de setembro de 2015

INDEPENDENTISTAS CATALÃES CONQUISTAM MAIS DEPUTADOS MAS SEM MAIORIA DE VOTOS




As candidaturas independentistas conseguiram, este domingo, obter a maioria absoluta de deputados no Parlamento da Catalunha, mas não não foram capazes de conquistar a maioria dos votos. Fica a dúvida se será suficiente para lançar o projeto de secessão face a Espanha.

As eleições regionais realizadas este domingo, confirmaram a vitória da lista independentista Junts pel Sí (que integra os partidos Convergência Democrática da Catalunha e Esquerda Republicana), com 39,6% dos votos e 62 deputados.

A candidatura anticapitalista CUP, também favorável à secessão, obteve um resultado surpreendente, subindo dos três deputados eleitos em 2012 para um total de 10.

Juntas, as duas listas defensoras do Estado próprio catalão passam a somar 72 representantes no parlamento catalão, ainda assim menos dois do que nas eleições de 2012. Por outro lado, ficaram aquém da maioria absoluta em termos de votos: no total, 47,8%.

A maioria parlamentar poderá, ainda assim, ser suficiente para viabilizar o início do processo de autodeterminação. "Nas próximas semanas lançaremos as bases de uma Catalunha independente", afirmou Oriol Junqueras, líder da Esquerda Republicana, na primeiro discurso após a divulgação dos resultados. "Temos legitimidade para prosseguir com o nosso projeto", corroborou, por sua vez, Artur Mas, atual presidente da Generalitat.

No setor contrário à independência, destaca-se o resultado de Ciudadanos, que subiu de 9 para 25 deputados, convertendo-se no principal partido da oposição. Segue-se o Partido Socialista Catalão com 16 representantes, a coligação Catalunya Sí que es Pot (que integra o Podemos), que passa a contar com 11 deputados, enquanto o Partido Popular desce para 11.

O caráter plebiscitário das eleições, convocadas para medir o pulso ao setor independentista catalão, obteve também números históricos de participação: 77,3%, um record em eleições regionais.

Figuras:

Oriol Junqueras. O líder da Esquerda Republicana é o número cinco da candidatura Junts pel Sí, mas poderá converter-se em presidente da Generalitat com os votos favoráveis da CUP, que já garantiu que não votará em Artur Mas.

Antonio Baños. O cabeça de lista da independentista CUP foi um dos vencedores da noite, ao multiplicar por quatro o resultado obtido em 2012. A sua primeira reação no Twitter foi dizer "Adeus" ao Estado espanhol.

Inés Arrimadas. A candidata do partido Ciudadanos converte-se na líder da oposição no Parlamento catalão. O partido contrário à independência mais do que duplicou o resultado, subindo de 9 para 25 deputados.

Maria João Morais, em Barcelona – Jornal de Notícias – foto Lusa

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana