quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PORTUGAL NO BOM CAMINHO




Romano Prates, Maputo*

Recorrendo ao Notícias ao Minuto opto por participar no Bocas do Inferno que é dos mais lidos no Página Global. São cerca de uma dezena de títulos que quem quiser pode ir ler na referida publicação. Por aqui ficam umas quantas “bocas” alusivas aos títulos. Registe-se que a mudança vem aí e que Portugal vai estar no bom caminho. Pensem positivo e ajam do mesmo modo. Os portugueses merecem.


GOVERNO PASSOS-PORTAS ABAIXO DE CÃO

Dizem os do Bando de Mentirosos, também conhecido por governo Passos-Portas, a fazer jus ao epíteto por que são conhecidos em Portugal e no estrangeiro – aqueles que abandonaram a sua zona de conforto por imposição do Bando chefiado por Passos (ou terá sido por Cavaco?) – que Governo admite criação de perceção errada sobre devolução de sobretaxa.

Aqueles artistas insistem mesmo a sério em serem vigaristas até ao último segundo do governo que levou uma corrida em osso no Parlamento e que já está em fase de “adeus e vai-te embora para longe”.

Senhores sem vergonha na cara, estamos fartos de vós, das vossas mentiras, das vossas jogadas repletas de lama mal-cheirosa. Vão em paz. E agradeçam à democracia não serem na realidade tratados como merecem: abaixo de cão.

MONTE DE COISA MAL-CHEIROSA, NO PARLAMENTO

O chefe do grupo parlamentar do PSD, Montenegro – a quem também chamam Monte de Coisa Mal-Cheirosa – parece que está preocupado, como refere o título: Montenegro defende que valores democráticos estão em crise .

Agora é que está preocupado com a crise dos valores democráticos? Mas afinal têm sido os governantes e parlamentares do PSD e do CDS, de mãos dadas com Cavaco, que vêm insistindo em dar tratos de polé aos valores democráticos. Têm sido esses personagens políticos a insistir na inconstitucionalidade, no desrespeito pelos direitos humanos, no quero-posso e mando, na opacidade, na venda de Portugal ao desbarato, na incrementação da pobreza distribuída a quase três milhões de portugueses, nas mentiras, na desfaçatez de dizer que “estamos melhor”, apesar da miséria abundar por via do desemprego e dos roubos aos portugueses para “safar” bancos e banqueiros, etc., etc… A lista é longa. Tão longa como o descaramento e falta de vergonha na cara de Passos, de Portas, de Cavaco e do referido Monte, entre outros.

FERIADOS, VOLTEM, ESTÃO PERDOADOS

Debate do programa de Governo pré-agendado para 1 e 2 de dezembro1º de Dezembro devia ser feriado mas o governo Cavaco-Passos-Portas achou que a efeméride não tinha valor e acabou com o feriado. Esse foi dia da libertação de Portugal depois de 60 anos de ocupação espanhola. Foi a Restauração. O governo de Costa vai repor o feriado, assinalando a importância da efeméride. É o devido valor à Pátria. Para Cavaco-Passos-Portas e muitos dos seus capangas a Pátria é a dos Cifrões. Por isso nem vale acrescentar mais. Desapareçam e nem deixem cheiros da desgraça que representam.

OLHAR A PRECEITO PARA A PSP E GNR

Suicídios e mais suicídios na PSP e GNR. PSP garante existência de respostas para problema de suícidios.

É uma profissão muitas vezes incompreendida. Verdade que há elementos naquelas forças de segurança que em nada a dignificam, contudo a maioria dos seus agentes não merece que os olhem desse modo, antes pelo contrário. A profissão é desgastante e atualmente muito mais que antes. Tem agentes muito jovens, talvez influenciados por filmes e séries policiais que nada tem que ver com polícias a sério, que proporcionem segurança e respeitem as leis. Facto é que há os que não aguentam e se suicidam (como muitos outros portugueses o têm feito por via das políticas do governo agora já no caixão). O novo governo deve priorizar a revisão das condições de trabalho dos agentes daquelas forças de segurança. São pessoas muito importantes na sociedade portuguesa. Os tratos de polé que Cavaco-Passos-Portas implementaram para os portugueses também estão refletidos nos agentes da PSP e da GNR. Urge rever tudo e dar condições àqueles homens e mulheres. Como de resto a todos os portugueses.

CAVACO? ESTAMOS FARTOS

Cavaco alerta para necessidade de compatibilizar inovação e segurançaCavaco? O que este personagem devia fazer era meter-se no mesmo buraco onde se metia quando Passos e Portas fizeram trinta por uma linha e nada dizia. Parecia desaparecido em combate. Cavaco é um cadáver político. Acabou sem dignidade. Que goze as reformas imorais de que beneficia, mais os extras, e que deixe os portugueses em paz. Recolhimento nos Algarves é o melhor para ele. E que não dê mais despesas aos portugueses. Estamos fartos de o sustentar sem que mereça.

ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS, SEM CANDIDATOS COM DONOS

Vêm aí as presidenciais. Em Janeiro. Ainda bem. Para se tirar do Palácio de Belém o cadáver e desinfestar de alto a baixo as instalações. Entretanto os Candidatos a Belém fazem contas à vida e trabalham para a campanha.

Pois. É a democracia a funcionar normalmente. Vejam lá, candidatos, não façam como Cavaco, que recebia fundos de campanha enormes do Salgado e depois “trabalhava” para donos, para o falido e roubado BES, enganando e angariando por consequência investidores que agora estão nas lonas e à espera dos seus dinheirinhos das poupanças que se esvaíram.

Portugal paga o preço da instabilidade em emissão a dez anosEsperemos que a fatura seja cobrada a Cavaco. Ele é que foi o mentor e executante da instabilidade. Cheira mesmo muito mal.

PAGAR A BUFAR

Dívida pública volta a subir para 130,6% do PIB em setembroGrande governo que Cavaco protegia. “Estamos melhor”, diziam eles, os do bando governamental e seus seguidores. Desde quando, com uma dívida a crescer gigantescamente, as pessoas estão melhor? Só se o “estamos melhor” era só referência aos salafrários que se governaram com a “crise”. Esses foram poucos e são os do costume. Pagamos mas bufamos.

VÁ LÁ. CAVACO DESPACHOU-SE

Oficial: Governo de António Costa toma posse amanhãAté que enfim. Havia quem julgasse que Cavaco ia novamente levar uma eternidade para dar posse ao novo governo. Vá lá, desta vez despachou-se - como devia. Mas nem por isso limpa o mandato vergonhoso que tem feito. Fora, senhor Cavaco. Vá viver longe.

*Temporariamente em Portugal

Sem comentários:

Mais lidas da semana