quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Governo de Macau destaca saúde como "prioridade das prioridades"



O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau voltou hoje a considerar a saúde "a prioridade das prioridades" e confirmou a intenção de contratar mais 300 médicos e enfermerios, incluindo em Portugal.

"A reforma na área da saúde tem sido considerada a tarefa mais importante entre as prioridades nas nossas ações governativas", afirmou, na apresentação das Linhas de Ação Governativa da sua tutela para 2016, na Assembleia Legislativa de Macau.

Já em 2014, aquando da sua tomada de posse como secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam tinha prometido fazer "a era mais brilhante da saúde" em Macau no espaço de cinco anos.

Hoje, referiu o objetivo de contratar mais 300 médicos e enfermeiros, depois de este ano ter concretizado o recrutamento de 529 profissionais de saúde, incluindo 60 médicos e 188 enfermeiros.

"Temos já dados para confirmar as necessidades dos recursos humanos. E daí que, para fazermos face ao recrutamento de mais trabalhadores -- mais médicos e mais enfermeiros -- aumentámos o orçamento em sete mil milhões de patacas, um aumento de 13% em 2015. Mas não só: vamos aumentar o número de profissionais num total de 300 profissionais", afirmou.

Alexis Tam adiantou que o recrutamento vai ser feito dando prioridade ao mercado de Macau, e que, de acordo com as necessidades de mão-de-obra, será estendido ao interior da China, Hong Kong, Taiwan e Portugal.

"Todas estas entidades já manifestaram vontade de colaborar com Macau, em disponibilizar os recursos humanos especializados" para a região, acrescentou.

Em maio deste ano, o secretário referiu que Macau vai precisar de 2.640 profissionais de saúde nos próximos cinco anos, incluindo quase 500 médicos.

Em 2014, os Serviços de Saúde tinham mais de 3.400 trabalhadores, mais 7,8% do que em 2013, incluindo cerca de 460 médicos e 1.200 enfermeiros.

Para 2016, Alexis Tam anunciou o alargamento do horário de funcionamento das consultas externas de quatro serviços, incluindo oftalmologia, cirurgia plástica e oncologia, e a criação do Centro de Recursos para o Controlo do Tabaco.

O secretário informou hoje que o Governo de Macau vai acelerar o processo de construção do Edifício de Doenças Infetocontagiosas e fez uma avaliação positiva das medidas adotadas para reduzir o tempo de espera para consultas entre janeiro e outubro deste ano.

"Oito serviços de saúde alcançaram resultados muito positivos em termos de redução do tempo de espera pela primeira consulta, registando-se uma diminuição de 26,3% a 63,6% face ao mesmo período de 2014", afirmou.

Além disso, indicou que as obras do posto de saúde de Coloane vão ser concluídas até ao final do ano e que o mesmo deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.

FV // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana