domingo, 20 de março de 2016

MpD VENCE LEGISLATIVAS 2016 COM MAIORIA ABSOLUTA E VAI GOVERNAR CABO VERDE



Bela Cepeda, Cabo Verde

MpD vence com maioria absoluta e volta ao governo depois de 15 anos na oposição. Ulisses Correia e Silva, líder do MpD, é eleito primeiro-ministro.

Os resultados provisórios das eleições mostram que o MpD venceu em todos os círculos eleitorais. (BC)
____________

Para finalizar a cobertura possível das Legislativas cabo-verdianas, após a colaboração preciosa de Bela Cepeda em Cabo Verde, recorremos, por sua indicação, ao jornal A Nação, que passamos a transcrever em parte do essencial dos resultados eleitorais em Cabo Verde. (PG)

MpD é nova maioria em Cabo Verde

O Movimento para a Democracia (MpD) é o grande vencedor das eleições legislativas deste domingo, 20 de Março, em Cabo Verde. Venceu em todos os círculos eleitorais no país, sendo a partir de agora o novo partido maioritário.

O Movimento para a Democracia (MpD) é o grande vencedor das eleições legislativas deste domingo, 20 de Março, em Cabo Verde. Venceu em todos os círculos eleitorais no país, sendo a partir de agora o novo partido maioritário. Com isso, e sob o comando de Ulisses Correia e Silva, regressa ao Governo depois de 15 anos de oposição.

Dados apurados pelo NOSi, quando estão contados 98 por cento dos votos, apontam para uma maioria absoluta folgada por parte do MpD, com cerca de 54 por cento do score. Em termos de mandatos, quando faltavam ainda oito assentos, o MpD já contava com 36, contra 25 do PAICV e três da UCID, o que lhe vai permitir uma governação tranquila.

O PAICV, liderado por Janira Hopffer Almada, é a segunda força mais votada, com cerca de 37 por cento dos votos apurados. Esse partido perde em quase todos os círculos eleitorais, com realce para as ilhas do Fogo e de São Vicente – até ao fecho desta página apenas ganhava no círculo de África. No caso do Fogo trata-se de uma derrota inédita, por isso histórica, tendo em conta que esta é a primeira vez que essa força política perde as eleições nesse círculo eleitoral.

A UCID emerge destas eleições, pela primeira vez também, como a segunda força política mais votada na ilha de São Vicente, com um resultado global sete por cento dos votos, três mandatos. Este é, em todos estes anos de disputa eleitoral, o melhor resultado dos democratas-cristãos sob comando de António Monteiro, que, em São Vicente, conseguiu 28 por cento dos votos.

No seu primeiro discurso, na sede nacional do MpD, Ulisses Correia e Silva considerou estes resultados uma vitória de todos os cabo-verdianos, prometendo “trabalhar, trabalhar”, para proporcionar ao país mais crescimento, menos desemprego e menos pobreza. “Não há derrotados nestas eleições, Cabo Verde é que venceu”, concluiu, sem antes reiterar os “compromissos” assumidos com os cabo-verdianos

Sem comentários:

Mais lidas da semana