segunda-feira, 28 de março de 2016

Portugal. CARO RUI MOREIRA



Rui Sá – Jornal de Notícias, opinião

Sabes a estima que tenho por ti, apesar das inúmeras diferenças de opinião que temos sobre o Mundo, o país e a cidade. Que se manifestam nas trocas de opiniões que vamos tendo, cara a cara ou à distância de um telefonema ou nos "monólogos" dos artigos de opinião ou das intervenções públicas.

Esta semana veio para cima da mesa uma dessas - no caso profunda - divergências: a concessão, por oito anos, dos serviços de limpeza da totalidade da cidade, a que se soma a criação de mais uma empresa municipal para assumir a recolha dos resíduos recicláveis.
Li a resposta que deste ao vereador Pedro Carvalho, que se opôs, com argumentos fundamentados, a esta solução. Resposta de que te orgulharás, até porque fazes questão de a mesma constar da "cobertura televisiva" enviesada da reunião que apresentas no site da Câmara.

Disseste que a CDU é a força mais "centralista", "retrógrada" e "reacionária". Rematando que a CDU gostava de ter um vereador do Ambiente e "encher a Câmara" de camaradas como "fez no passado". Não referiste o meu nome, mas é evidente que te referias a mim, dado que fui, em representação da CDU, vereador do Ambiente entre 2002 e 2005. Período em que foram contratados 165 cantoneiros de limpeza... Gostava de te dizer que lamento o insulto gratuito. E pedir-te que indiques um único cantoneiro contratado que o tenha sido por ter o meu cartão partidário. Basta um! Como sei que não o conseguirás, viverás com essa "nódoa" argumentativa que prova que, sendo "independente", rapidamente aprendes os vícios dos maus dirigentes partidários...

Mas, confesso-o, o que mais me chocou foi a fraca capacidade argumentativa. Do tipo os "comunistas comem criancinhas" e "dão injeções atrás das orelhas aos velhos". À semelhança da "salsicha da francesinha" com que brindaste o aeroporto de Vigo. Caramba, tu és capaz de fazer muito melhor! E, como presidente da Câmara do Porto, tens que fazer melhor!

Bem sei que, em matéria de concessão da limpeza, é difícil argumentar. Porque, aquando da contratação dos 165 cantoneiros, ficou provado, por estudos sérios e sujeitos a contraditório, que essa solução era mais económica para o município do que a concessão. Porque a concessão de 50% da cidade decidida por Rio custou mais 26 milhões do que o previsto. Porque dizes, agora, que concessionas a totalidade da cidade pagando o mesmo que estavas a pagar pela concessão de 50%. Porque propões a substituição de serviços municipais por mais uma empresa municipal... Tudo "baseado" em estudos que dizes ter mas que não distribuis - como a TAP faz para justificar o encerramento das rotas do Porto...

Tenho pena que fiques associado a esta tentativa de destruição, talvez irreversível, de um importante ativo municipal (porque, se a tua proposta se concretizar, a Câmara deixa de ter know how nesta área). Que ficará mais cara, o que implicará que os munícipes vão pagar mais pela tarifa de resíduos sólidos (que, este ano, aumentaste em mais de 15%!). Porque desaproveitarás centenas de trabalhadores municipais dedicados e profissionais, que ficarão encostados antes de irem para a mobilidade e, depois, para o desemprego (não deixa de ser curioso que o teu vereador tenha referido que irão fazer "podas", um trabalho que dura 3 meses/ano!...).

Pela minha parte, esta decisão merecerá luta. Leal, mas combativa!

Um abraço.

Sem comentários:

Mais lidas da semana