terça-feira, 18 de julho de 2017

AUTÁRQUICAS | Loures: CDS retira apoio político a André Ventura

PARTILHAR


Em causa estão as declarações do candidato à autarquia sobre a etnia cigana.

CDS acaba de retirar o apoio político a André Ventura, candidato à presidência da Câmara Municipal de Loures. A demarcação do CDS do candidato às eleições autárquicas deve-se às declarações proferidas por André Ventura em relação à etnia cigana.

"No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, dr. André Ventura, e depois de o CDS ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017", anunciou o líder da distrital de Lisboa do partido, João Gonçalves Pereira.

Entretanto, à agência Lusa, fonte da direção garantiu que o PSD mantém o apoio político a André Ventura. "O PSD mantém o apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal de Loures. Lamentamos que o CDS não mantenha esse apoio, mas respeitamos a posição agora assumida pelo CDS", afirmou a mesma fonte.

Numa entrevista concedida ao Notícias ao Minuto, o candidato à autarquia de Loures admitiu que "há minorias no nosso país que acham que estão acima da lei".

As declarações do candidato pela coligação ‘Primeiro Loures’, composta pelo PSD e CDS, geraram uma onda de críticas e levaram o Bloco de Esquerda a apresentar queixas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, à Procuradoria-Geral da República e à Ordem dos Advogados.

Francisco Mendes da Silva, antigo deputado do CDS, não tardou em reagir, solicitando "que o partido não fique ligado a tão lamentável personagem". A demarcação acabou por ser decidida pelo partido esta terça-feira.

Do lado do PSD, não é conhecida nenhuma decisão de retirar o apoio ao candidato. Porém, a candidata social-democrata à Câmara Municipal de Lisboa, Teresa Leal Coelho, já veio esclarecer que o partido não se revê "nem em pensamento, nem no discurso de natureza discriminatória" utilizado por André Ventura.

Goreti Pera, com Lusa | Notícias ao Minuto

PARTILHAR

Author: verified_user

0 comentários: