sexta-feira, 24 de março de 2017

GUERRA CIVIL NOS EUA CONTRIBUI PARA PAZ MUNDIAL


MK BhadrakumarIndian PunchlineDario Alok – Tradução Vila Vudu

A guerra civil em Washington entre presidente Donald Trump e seus detratores não dá sinal de amainar. Todos os dias, a luta recomeça. O mais recente movimento foi na 2ª-feira, na audiência na Comissão de Inteligência da Câmara de Deputados, onde o diretor do Federal Bureau of Investigation, FBI, James Comey, reconheceu que há investigação em andamento em sua agência sobre suposta intervenção russa na eleição presidencial, com hacking para ajudar o candidato Republicano Trump a chegar à Casa Branca.

Verdade que Comey nada tinha para mostrar a guisa de prova, mas o testemunho dele implicou que as investigações prosseguem. Podemos esperar que haja longa lista de audiências desse tipo, no forno. Uma "grande nuvem cinzenta" apareceu sem mais, do nada, como disse o presidente da Comissão de Inteligência da CD  Devin Nunes. A nuvem só evanescerá se os vários inquéritos em andamento absolverem Trump conclusivamente ou, então, se Trump renunciar – o que acontecer primeiro.

Esses inquéritos tem um modo só seu de sofrer mutações, lentamente, na câmara de combustão. Comey admitiu que é difícil para ele "dar aos senhores uma previsão confiável de quando estará concluído." E há também uma subtrama – o próprio Comey está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA.

MPPM CONDENA ATUAÇÃO DE ANTÓNIO GUTERRES




Secretário-geral da ONU capitulou diante da política de apartheid de Israel

MPPM [*]

O MPPM encara com preocupação o papel desempenhado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no processo que conduziu à demissão de Rima Khalaf do posto de Secretária Executiva da Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (CESAO).

A sucessão dos acontecimentos merece ser referida brevemente. Na quarta-feira, 15 de Março, a CESAO publicou um documento histórico em que acusa Israel de apartheid, num relatório que concluía que "Israel estabeleceu um regime de apartheid que domina o povo palestino como um todo".

Os autores do relatório — os estado-unidenses Virginia Tilley e Richard Falk, ambos especialistas em Direito Internacional — "conscientes da gravidade desta alegação […] concluem que os elementos de prova disponíveis estabelecem além de qualquer dúvida razoável que Israel é culpado de políticas e práticas que constituem o crime de apartheid, tal como definido legalmente nos instrumentos do direito internacional". O relatório "assenta no mesmo corpo de leis e princípios internacionais de direitos humanos que rejeitam o anti-semitismo e outras ideologias racialmente discriminatórias, incluindo a Carta das Nações Unidas (1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965)" e "baseia-se para a sua definição do apartheid sobretudo no artigo II da Convenção Internacional para a Repressão e a Punição do Crime de Apartheid (1973)". Os autores do relatório sublinham que, "embora o termo "apartheid" tenha sido originalmente associado ao caso específico da África do Sul, representa agora uma espécie de crime contra a humanidade segundo o direito internacional consuetudinário e o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional" acrescentando que "o presente relatório reflecte o consenso dos peritos de que a proibição do apartheid é universalmente aplicável e não foi tornada irrelevante pelo colapso do apartheid na África do Sul e no Sudoeste da África (Namíbia)".

UE. OS VÍCIOS DO NORTE


Rafael Barbosa – Jornal de Notícias, opinião

Dijsselbloem é xenófobo e sexista. É uma evidência e é bom que se diga. Se é xenófobo e sexista, não pode presidir ao Eurogrupo. É outra evidência e também é bom que se diga. Foi o que fez, e bem, António Costa. Acontece que dar largas à indignação, com frases contundentes, pode ter efeitos na autoestima coletiva, merecer umas citações em alguns jornais europeus e excitar os militantes das redes sociais. Mas não é fazer política, é distribuir propaganda. O primeiro-ministro vai ter de fazer mais qualquer coisa.

Dijsselbloem até poderá deixar de ser presidente do Eurogrupo. Mas é mais certo que isso venha a acontecer por perder o lugar de ministro das Finanças da Holanda - o Partido do Trabalho, a que pertence, deixou de ter um papel central para passar a ser apenas mais um de uma multidão de pequenos partidos nas eleições da semana passada - do que pela expressão "copos e mulheres" com que faz a caricatura dos países do Sul.

Mesmo que venha a sair (o que não é certo, graças à proteção, entre outros, de Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão), isso não representará uma mudança de atitude, muito menos uma mudança de política. A maioria dos pares de Dijsselbloem no Eurogrupo pode até censurar-lhe a expressão. Mas, não só não censura, como acredita na tese de que os países do Sul devem ser castigados pelos seus excessos: em linguagem politicamente correta, "copos e mulheres" são sinónimos de "défice e dívida". Vícios de gente incorrigível, que é preciso combater.

‘BIBA’ O PORTO E VILA NOVA DE GAIA, CARAGO!




Ao contrário de muitos portugueses(as) que desfeitam as suas cidades, vilas e aldeias – chamando-lhes parvalheiras, atrasos de vida e etc. – encontrámos no Facebook quem se orgulha da sua área de origem ou/e de residência. Interessante.

Tão interessante que trouxemos para aqui (roubámos) o pequeno apontamento orgulhosamente exibido no FB mas que agora vai chegar a mais uns quantos. Na verdade, pelo descrito, o Porto é detentor de “maravilhas do mundo” que os lisboetas, por exemplo, desconhecem. A seguir têm a oportunidade de passar a possuir esse conhecimento. Afinal não será só orgulho do Porto ou de Gaia (antes Marrocos), mas de Portugal e dos portugueses.

Obrigado tripeiros. (MM / PG)

O PORTO ESTÁ NA MODA

O Porto está na moda....Incluindo VNGAIA, Arredores, Rio Douro, etc *Tem a 3ª mais bela Livraria do Mundo - Lello* *Tem o 6º mais belo Café do Mundo - Majestic* *Tem um dos mais perfeitos e inteligentes edifícios do Mundo - Burgo* *Tem uma das melhores salas sonorizadas do Mundo - Casa da Música* *Tem o único Parque citadino do Mundo ligado ao Mar - Parque Ocidental da Cidade com quase 80 ha* *Tem uma das maiores construções em ferro do Mundo - Ponte D. Luiz I* *Tem um dos maiores arcos em betão do Mundo - Ponte da Arrábida* *Tem uma das maiores Torres do Mundo construídas em granito - Clérigos *Tem um dos melhores e maiores portos artificiais do Mundo. Leixões *Tem dois Pulitzers - com três prémios - de Arquitectura: Álvaro Siza e Souto Moura* *Tem a atleta com mais títulos conquistados mundialmente - Rosa Mota* *Deu o nome ao melhor vinho do Mundo - o Porto* *Foi portuense uma das maiores violoncelistas do Mundo - Guilhermina Suggia* *Tem a Estação Ferroviária de São Bento considerada a 16ª mais bela Estação do Mundo.* *Foi o Porto que deu o nome a Portugal, o primeiro país do Mundo com as fronteiras definidas desde 1267. *É a única Cidade no mundo com 4 especilidades gastronómicas únicas no mundo criadas no seu seio: Francesinhas, Bacalhau à Brás, Bacalhau à Zé do Pipo e as Tripas à Moda do Porto, criadas no séc. XV *Finalmente, o Porto é considerado o melhor destino do Mundo desde 2012.* Não há dúvida que a Cidade do Porto é uma cidade invulgar, única no Mundo. - Por Que esperas para a visitar?

Texto “pegadinho” conforme Facebook de Paula Rojão

CANCRO: CARLOS COSTA, JÁ TE TOPÁMOS. VAI-TE EMBORA, PÁ!


Bom dia, à tarde. O que aí vem é um Expresso Curto dedicado ao cancro. Melhor dito, pela nossa parte, devia ser dedicado aos cancros. Os cancros que fustigam a sociedade e que apesar de lhes apontarem que são uns tumores malignos não se deixam extrair. Temos neste exemplo o cancro Carlos Costa alapado à governação do Banco de Portugal. Outros há, outros houve. Devido aos que já existiram é que estamos na penúria. A responsabilidade desses já idos há-de ser de pelo menos 60% dos nossos desaires. Mas não, eles dizem com uma grande prosápia que andamos a gastar demais, que ganhamos demais, que os ordenados têm de ser mais comedidos, mais de miséria, etc. E no vai e vem das palavras as suas contas bancárias incham. Até as suas condecorações crescem (aos que são condecorados não se percebe muito bem por quê). Aliás, as condecorações atualmente valem nada, estão tão desacreditadas que muitos portugueses as associam a mafiosos a condecorar mafiosos ou simpatizantes do seu séquito. Lembro Cavaco Silva - quando PR - que até condecorou o alfaite-estilista da sua mulher, a dona Maria.

Não só de cancro vive o Expresso Curto de hoje. Quem serve a cafeína hoje parece bruxo que nos ia ler no PG, até tem incluso o Carlos Costa. O jornalista da tiragem com espuma é o Martim Silva. Vale ler. Ele hoje aplicou-se e "floriu" a peça com gravuras made in The Times e a Time. Bonito. Aborda Trump com alguns rococós e o terrorismo, claro. Ao Carlos Costa mete-o no ringue. Errado. O que devia era metê-lo na mesa cirúrgica para que o tumor fosse extirpado e o homem deixasse de ser um cancro pegado e alojado no Banco de Portugal. Costa está colado ao BdP? Parece que sim. E com Araldite. Livra.

A propósito desse lapa pode ainda dizer-se que que aqui temos um dos males da democracia. O homem é indesejado no cargo mas temos de "levar" com ele até terminar o mandato. E diz o sujeito que a idoneidade de Salgado não pode ser questionada por dá cá aquela palha. Que é a lei. Pois então que se mude a lei. Este mau exemplo é razão mais que suficiente para isso. E que se mudem outras leis que lobies cancerígenos têm produzido com o propósito de se protegerem e tramarem os plebeus. Os que votam neles e os que não votam. Sim, porque escrúpulos é o que certos e incertos da corja do legislador demonstram não possuir. Aparentam-se merecedores de muita respeitabilidade mas quando lhes cai a capa da máscara vimos que são do piorio... Adiante que já é tarde.

Sigam a lide de ler o Martim Silva neste Curto que merece atenção. Depois sigam o título seguinte: SENHOR GOVERNADOR? DEMITA-SE!, no PG. Costa armado em anjinho, na foto. E uma prosa elucidativa de que Portugal não quer o tipo no cargo que tem desempenhado (mal). Vão a todas. Leiam e meditem. Pensem. Não doí nada. 

Inté, para terminar. O que apetece é dizer lá pelas bandas do BdP: Carlos Costa, já te topámos. Vai-te embora, pá!. (MM / PG)

Portugal. SENHOR GOVERNADOR? DEMITA-SE!


João de Sousa – Jornal Tornado – Opinião

Torna-se cada vez mais claro que o BES, o BANIF e o descalabro na descapitalização da CGD foram efeitos colaterais da sede de poder de Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque com a conivência do Governador do Banco de Portugal, para permitir uma falsa saída limpa.

Ao ignorar todos os indícios da situação do GES e do impacto disso na situação do BES, a vergonhosa situação do BANIF e o abafar e atrasar a capitalização da CGD sob pretexto de que não era permitida pelas regras comunitárias, justificação que o futuro veio a provar que apenas servia para esconder a falta de vontade política de o fazer, devia levar qualquer sujeito que compreenda o significado da palavra responsabilidade, a apresentar de imediato o seu pedido de demissão.

Acresce a participação do Governador no logro que foi o aumento de capital do BES ao qual deu o seu aval de forma tão exuberante que até “levou” o Sr. Presidente da República de então a participar na farsa.

O Sr. Governador está a minar a credibilidade da Instituição que governa. E arrastar todo o Conselho de Administração consigo pode ser adequado e justo mas em nada o exime da sua responsabilidade própria de Governador.

Passos Coelho, Maria Luís e o Sr Governador, ocultaram e procrastinaram decisões por razões de ordem política e para permitir uma saída falsamente limpa. Com esta decisão custaram, e ainda irão custar, milhares de milhões de euros aos portugueses e deveriam estar a ser alvo de um inquérito, sim, mas do DCIAP.

Sra. Procuradora-Geral da República, tem aqui uma denúncia que não é anónima. É pública, está assinada por mim e terá certamente muitas assinaturas de milhões de Portugueses. Os Portugueses estão fartos de ser feitos de parvos por entidades reguladoras que não regulam, mas recebem como se regulassem, e por uma justiça que não funciona, tornando-se dessa forma cúmplice do esbulho diário a que estão sujeitos.

Mais lidas da semana