sábado, 13 de maio de 2017

Festival Eurovisão | SALVADOR SOBRAL VENCE E TRÁS FESTIVAL PARA PORTUGAL




Obrigado, Salvador! Portugal vence Eurovisão pela primeira vez

O Festival Eurovisão da Canção terminou e Salvador Sobral amou por 11 milhões de portugueses, conseguindo a primeira vitória para Portugal desde que entrou no concurso, em 1964.

O Festival Eurovisão da Canção terminou este sábado com a melhor das notícias. A razão é Salvador Sobral, o artista de 27 anos que levou o país a um patamar onde nunca tinha antes estado neste concurso: a vitória.

A canção que o permitiu - aliada à prestação singular de Salvador - é 'Amar pelos Dois', uma melodia que dizem ter laivos de jazz e um 'cheirinho' a Disney, onde o tema é entrega incondicional e amor. A letra foi escrita pela irmã de Salvador, a também cantora Luísa Sobral.

Salvador ganhou mas já tinha vencido várias vezes. Na opinião pública, nas redes sociais, nas apostas e no restabelecimento do talento simples como critério de avaliação.

Anabela de Sousa Dantas | Notícias ao Minuto


Festa do Benfica tetracampeão | PSP estima presença de 200 mil adeptos no Marquês de Pombal




A Polícia de Segurança Pública (PSP) estimou hoje a presença de 200 mil adeptos do Benfica no Marquês de Pombal, em Lisboa, nas comemorações do 36.º título de campeão nacional de futebol, que decorreram, até ao momento, sem incidentes.

Esta estimativa foi avançada pelo subcomissário da PSP Hugo Abreu, com base nos números do ano passado, quando os 'encarnados' festejaram o tricampeonato.

"Não há detidos, não há incidentes a registar", disse Hugo Abreu, referindo que a PSP, nos seis pontos de acesso ao local, fez "revistas minuciosas, para ver se os adeptos traziam objetos proibidos", como facas, correntes ou objetos pontiagudos ou perfurantes, garantindo que ainda não houve incidentes, nem uso de material pirotécnico.

À agência Lusa, Hugo Abreu garantiu que "a PSP quer assegurar que quem entra no recinto pode festejar em segurança".

Hugo Abreu explicou que o dispositivo envolve centenas de agentes, entre os quais a divisão de trânsito, unidades de investigação criminal, unidades metropolitanas de informações desportivas ('spotters'), com apoio com unidade especial de polícia, nomeadamente corpo de intervenção e agentes com cães.

"Fizemos uma esterilização primária da zona ainda antes das 18:00, pedindo às pessoas para deixarem a área, e montámos o dispositivo com seis pontos de acesso", explicou Hugo Abreu.

A PSP levou em conta os episódios de violência de claques no mês passado, entre os quais os confrontos entre adeptos do Benfica e do Sporting, dos quais resultou a morte de um adepto italiano nas imediações do Estádio da Luz.

"A PSP não é alheia aos factos em redor dos festejos da conquista do 'tetra' e envolveu os 'spotters' [agentes à civil dentro da multidão] para detetar em casos de eventuais focos de conflito. Se houver alguma escalada, a PSP está preparada para intervir", assegurou.

Questionado pela Lusa, Hugo Abreu disse que esteve em avaliação a proibição da venda álcool no recinto da festa, mas acabou por não acontecer.

O Benfica conquistou hoje o 36.º título de campeão nacional de futebol da sua história, o quarto consecutivo, ao vencer na receção ao Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, contabilizando 81 pontos, mais oito do que o FC Porto, que conta menos um jogo.

Lusa | Notícias ao Minuto

“O PAPA FICOU MUITO IMPRESSIONADO COM O QUE VIU EM FÁTIMA”- disse Marcelo




O Presidente da República contou hoje que a visita do Papa Francisco a Fátima esteve para ser só no dia 13, e que o Estado português contou "com grandes aliados para a esticar para dia 12".

Em declarações aos jornalistas, na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, Marcelo Rebelo de Sousa falou ainda sobre a conversa que teve com o Papa, antes da sua partida para Roma: "As últimas palavras que trocámos foram ele a dar-me força e eu a dar-lhe força".

"E ele precisa mais de força do que eu, porque a tarefa dele é que é verdadeiramente mais importante, porque há tantos conflitos nos quais ele está pessoalmente empenhado como mediador, e a Santa Sé, que nada do que importante no mundo lhe escapa", acrescentou.

Segundo o Presidente da República, o líder da Igreja Católica, "no avião, vai agora trabalhar com uma pastinha numa série de questões internacionais, porque sente que tem um papel a cumprir, muitas vezes com sucesso, outras vezes com menos sucesso, mas que ninguém mais pode cumprir".

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu esta visita apostólica do Papa como uma "operação dificílima e muito complexa" e agradeceu a todas as estruturas do Estado que contribuíram para a pôr de pé, autarquias, Forças Armadas, e também à Igreja Católica, considerando que "condensar isto em menos de 24 horas é muito difícil".

Depois, dirigiu "uma palavra muito especial" ao núncio apostólico em Portugal, Rino Passigato, que disse ter sido um aliado, "às vezes secreto", adiantando: "Eu hoje posso talvez dizer-vos que houve projetos bem mais limitados para Sua Santidade estar cá apenas umas horas, no dia 13. E nós contámos com grandes aliados para a esticar para dia 12, e ainda bem".

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o Papa "ficou muito impressionado com o que viu" em Fátima, "foi dizendo que ultrapassou todas as expectativas", e "como que rejuvenesceu" de sexta-feira para hoje: "Como vinha fatigado ontem e como saiu hoje, era outra pessoa".

"Estava muito impressionado com o calor das pessoas, mas um calor ponderado, moderado, sentido", prosseguiu.

O Presidente referiu que o Papa ficou "muito feliz também com o tempo" que fez.

"Foi dizendo que tivemos uma ajuda lá de um amigo de cima, porque realmente não choveu. E eu disse: 'Ó santidade, choveu um bocadinho, ontem [sexta-feira], mas foi na altura em que já não estava, foi na altura da comunhão, na missa'", relatou.

Questionado se ficou combinada alguma outra visita oficial do Papa, respondeu que não, e realçou que o líder da Igreja Católica não faz muitas visitas, "por razões óbvias de agenda, de saúde, e por razões de programação complicada".

"Para todos os portugueses foi, de facto, um momento único, porque tivemos uma oportunidade que muitos países, muitos povos gostariam de ter tido e que não tiveram, e poderão não vir a ter. E Portugal teve, e mostrou que era justificada essa oportunidade", considerou.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou um "agradecimento aos portugueses", que, no seu entender, foram "excecionais, crentes e não crentes".

"Os crentes, na forma massiva como se empenharam e aderiram e estiveram em Fátima ou não estiveram, mas acompanharam. Os não crentes pelo respeito que revelaram e, em muitos casos, a admiração pessoal, independentemente da fé, pelo Papa", completou.

Lusa | Notícias ao Minuto

Depois de Fátima | AVIÃO DE FRANCISCO ATERROU EM ROMA


O Papa chegou às 19h20, uma hora de diferença de Lisboa.

O avião do papa Francisco aterrou hoje às 19:20 locais (18:20 de Lisboa) em Roma, duas horas e meia depois da partida da base aérea de Monte Real, Leiria.

Francisco regressou a Roma depois de ter visitado Fátima durante menos de 24 horas, mais exatamente 23 horas e 47 minutos.

O papa esteve em Fátima para presidir às cerimónias do centenário das "aparições" e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria.

Esta foi a sexta visita de um papa ao Santuário de Fátima. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) foram os anteriores pontífices a visitar Portugal.

TSF | Foto: EPA – João Relas

Futebol | BENFICA É TETRACAMPEÃO. VENCE GUIMARÃES POR 5 - 0


Benfica sagra-se campeão nacional

Goleada ao Vitória de Guimarães vale o 36.º título da história do Benfica.

Benfica sagrou-se campeão nacional depois de golear o Vitória de Guimarães no estádio da Luz.

É o 36.º campeonato nacional na história do Benfica e o quarto seguido.

O Benfica só precisava de uma vitória sobre o Vitória de Guimarães, mas o jogo do título acabou com uma goleada de 5-0. Cervi, Jiménez, Pizzi e Jonas (dois golos) fizeram o resultado final.

Esta é a primeira vez na história que o Benfica consegue sagrar-se tetracampeão nacional.

Sol | Foto: João Girão

Futebol | SPORTING PERDE OUTRA VEZ


Desta vez em Santa Maria da Feira.

Sporting perdeu por 2-1 contra o Feirense.

A equipa de Jorge Jesus até começou a ganhar com um golo de Gelson Martins aos 19 minutos, mas Tiago Silva, aos 25 e aos 69 minutos, deu a vitória ao Feirense.

Recorde-se que já na semana passada, o Sporting tinha perdido frente ao Belenenses.

O Sporting já garantiu o terceiro lugar enquanto o Feirense está na 8.ª posição.

Sol

Mais lidas da semana