sexta-feira, 11 de agosto de 2017

VENEZUELA | Recusamos o intervencionismo com todas as forças de nossa alma



O Presidente da República Bolivariana de Venezuela, Nicolás Maduro, recusou a onda de ações e manifesta-ções injerencistas que se vêm dando a nível internacio-nal por diferentes Governos que apoiam aos Estados Unidos em seus planos de intervencionismo imperial.

“Recusemos o intervencionismo com todas as forças de nossa alma”, sentenciou o Primeiro Mandatário Nacional em seu programa de televisão “Nos Domingos Com Maduro” número 92, realizado desde o Parque Vinicio Adamés no estado Miranda.

Do mesmo modo, assegurou que “Miami é a marca do assalto terrorista de hoje “, em relação ao ataque terrorista que sofreu a 41 Brigada Blindada do Exército, em Naguanagua, estado Carabobo, a madrugada do passado domingo 06 de agosto: “Não serão uns terroristas que vêm de Miami e de Colômbia quem parem o ritmo da Pátria”, afirmou ao mesmo tempo em que informou que tem ordenado que se revisem, se elevem, aperfeiçoem e melhorem as medidas de segurança de entidades militares.

Em tal sentido, objetou a posição do senador do partido republicano estadunidense Marco Rubio, publicada em sua conta da rede social twitter onde defende aos execu-tores de dito ataque.

Assim mesmo, assinalou que enquanto “os terroristas atacam por um lado, nós estamos vacinando, protegendo ao povo”; em vista da ativação do Plano Nacional de Vacinação que procura garantir o acesso gratuito de vacinas à população.

Maduro também indicou que os governos de Argentina, Brasil e Colômbia, carecem da autoridade suficiente para arremeter contra o povo venezuelano, já que estes atentam contra seus cidadãos ao privatizar seus direitos sociais.

Recalcou que apesar dos contínuos ataques “não puderam deter as eleições da Constituinte” e reiterou que a mesma é o caminho para a paz em Venezuela. “A Constituinte é mais legítima que todos os governos da direita que existem na região (…) A Constituinte sacou mais do duplo do que logro Juan Manuel Santos nas eleições presidenciais da Colômbia.

“Agora com ataques terroristas pretendem danificar a Força Armada e a vida em paz para justificar quem sabe que coisa. Foi aplastado o ataque terrorista! Venezuela tem estado em paz. Teve um incidente e atendemo-lo”, expressou durante a transmissão ao vivo, na que também entregou condecorações e outros prêmios ao delegação venezuelana que participou nos 23 Jogos Olímpicos de surdos 2017, realizados na Samsun, Turquia.

Nesta mesma ordem de ideias o Chanceler venezuelano Jorge Arreaza, expressou através de sua conta da rede social Twitter @jaarreaza: “Recusamos as irresponsáveis e criminosas expressões do @marcorubio incitando à violência e o derramamento de sangue em Venezuela”.

Igualmente, denunciou que por trás das operações paramilitares e propagandísticas se encontra a mão do Imperialismo e exortou à Comunidade Internacional a considerar os nexos entre as tentativas de isolamento a nosso país e as ações terroristas da direita.

O Cumbe

O IMPÉRIO NA ERA DOS ESCOMBROS



Às voltas com sua própria decadência, EUA agem para inviabilizar outros países. Depois do Oriente Médio, Coreia e Irã estão na mira. Que revela esta obsessão pela ruína?

Tom Engelhardt | Outras Palavras | Tradução: Inês Castilho | Imagem: Thornton Dial

Você se lembra. Era para ser guerra do século 21, estilo norte-americano: precisa além da imaginação; bombas inteligentes; drones capazes de eliminar um ser humano cuidadosamente identificado e rastreado praticamente em qualquer lugar da Terra; incursões de operações especiais tão exatamente precisas que representariam um triunfo da ciência militar moderna. Tudo “em rede”. Era para ser um sonho glorioso de destruição limitada combinada com poder e sucesso ilimitado. Na realidade, provou ser um pesadelo de primeira ordem.

Se você quer resumir numa só palavra o que as guerra dos Estados Unidos produziram nesta última década e meia, eu sugeriria escombros. É um termo dolorosamente adequado desde 11 de setembro de 2001. Além disso, para entender a essência de tal guerra neste século, duas novas palavras podem ser usadas: arruinar e arruinamento. Vou explicar a seguir.

Nas últimas semanas, outra grande cidade do Iraque foi oficialmente “liberada” (quase) de militantes do Estado Islâmico. Contudo, os resultados da campanha militar iraquiana apoiada pelos EUA para retomar Mosul, segunda maior cidade do país, não cabem em nenhuma definição comum de triunfo ou vitória. Começou em outubro de 2016 e, com mais de nove meses, foi mais longa do que a batalha de Stalingrado, da Segunda Guerra Mundial. Semana após semana, numa luta de rua em rua, com os bombardeios aéreos dos EUA repetidamente executados em bairros ainda cheios de habitantes aterrorizados, matou um número de civis desconhecido mas potencialmente assombroso. Mais de um milhão de pessoas – sim, você leu corretamente – foram arrancadas de suas casas. Grande parte da metade ocidental da cidade, incluindo suas áreas históricas milenares, transformaram-se em escombros.

CONTAMINAÇÃO | A água de Oeiras




David Pontes | Jornal de Notícias | opinião

A sério: deve haver qualquer coisa na água de Oeiras que tolda o discernimento e perturba a capacidade de avaliar socialmente o que é aceitável e o que não é. E isto é dizer pouco.

Não conheço bem o município, mas leio na Wikipédia que é "atualmente o concelho, a nível nacional, com maior concentração de licenciados e doutorados". Por isso, sou levado a crer que gente tão bem formada, mesmo atendendo à capacidade de concretização do seu autarca de eleição, Isaltino Morais, fosse capaz de um juízo severo quando o político, à altura ministro, se demitiu do Governo que integrava por não conseguir dar uma explicação razoável para o dinheiro que acumulara na Suíça em contas conjuntas com um sobrinho taxista.

Mas não. Em 2005, mesmo com acusações pendentes de corrupção passiva, fraude fiscal, branqueamento de capitais e abuso de poder, foi eleito novamente para a autarquia pelo bom povo de Oeiras.

E assim se manteve, renovando o mandato em 2009 e atrasando o caminho da justiça graças a dezenas de recursos que foi interpondo até 2013, quando foi ordenada a sua prisão. Nessa altura, o seu eterno vice-presidente, Paulo Vistas, avança para a presidência da autarquia, e é eleito num movimento inspirado no presidente preso.

A lógica, imagino, era que tendo Isaltino saldado as contas com a sociedade, pudesse regressar ao lugar de autarca. Só que para isso era preciso que Paulo Vistas não fosse um consumidor regular do SIMAS, o serviço de abastecimento de água de Oeiras. Como era, passou de fiel seguidor a "traidor" e assim se anunciavam umas disputadas eleições com... nove candidatos à presidência.

Eis que senão quando, nos apercebemos que também o sistema de justiça tem de matar a sede em Oeiras, pelo menos Nuno Tomás Cardoso. Só isso explica que o juiz que foi membro da Comissão Política do PSD de Oeiras quando Paulo Vistas era presidente, que teve como padrinho de casamento o autarca e cuja mulher arranjou emprego na Câmara este ano, ache possível pedir para estar de turno para avaliar (e rejeitar) a lista de Isaltino Morais e de outro movimento independente. Só com muita água de Oeiras bebida alguém pode acreditar que com estes antecedentes podia tomar uma decisão destas sem consequências. Isso ou o espírito de total impunidade que cada vez mais grassa entre os magistrados, que se acham capazes de decidir o que quer que seja, sem que tenham que prestar contas à sociedade.

É mesmo melhor pensarmos que é da água.

*Subdiretor

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto



O Grande Porto e a Grande Lisboa estão à espera de mais eventos gratuitos para estes dias 11, 12 e 13 de agosto. Espreite as nossas sugestões.

Como não poderia deixar de ser, o Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos culturais.

Desta vez a nossa atenção focou-se no que podemos esperar para os próximos dias 11, 12 e 13 de agosto.

Apesar de um pouco de vento, e de noites de verão por vezes algo tímidas, a verdade é que o ar livre continua a ser condição comum a muitas das sugestões que temos para si, tanto no Grande Porto como na Grande Lisboa.

De sexta-feira até ao próximo domingo, fique a conhecer as nossas sugestões de borlas culturais.

Lisboa

All that Out Jazz, agora no Jardim da Estrela

O Somersby Out Jazz prossegue neste querido mês de agosto, agora já pelo Jardim da Estrela, mais um dos espaços verdes mais acarinhados da capital. A receita de música e chill-out ao ar livre, essa, é a mesma. 

Mo Francesco Quintetto e DJ SFNK - Jardim da Estrela


Domingo, 6 de agosto, a partir das 17h

Cinema no Jardim do Torel

No coração de Lisboa, o Jardim do Torel é um espaço especial, que este ano voltou a ter praia... mas também cinema ao ar livre. Este fim de semana há mais dois pequenos clássicos para revisitar ou descobrir: 'Crocodilo Dundee' e 'Caça Fantasmas' (1984).

Jardim do Torel, sempre a partir das 21h


11 de agosto - 'Crocodilo Dundee'
12 de agosto -  'Caça Fantasmas'

Paula Rego para descobrir no Colombo

É uma das figuras maiores da pintura portuguesa, com um traço tão próprio quanto impressionante. E pode vê-lo de perto na praça central do Colombo, onde está patente uma exposição gratuita com obras de Paula Rego. A mostra estará patente até 27 de setembro.

Noites de Verão, agora com Gigi Masin

O Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado recebe esta sexta-feira a música de Gigi Masin.

Museu Nacional de Arte Contemporânea - Chiado
11 de agosto, a partir das 19h30

Há feira do Intendente

Todos os segundos domingos do mês o Largo do Intendente recebe uma curiosa feira para descobrir, com uma variedade de produtos originais à sua espera. Este domingo, 13 de agosto, não é exceção.

Porto

O Bom Sucesso de Nina Miranda

O principal evento de agosto, no Mercado Bom Sucesso, chama-se Esplanada e reúne, todas as sextas-feiras do mês, ao fim da tarde, um cartaz interessante que vale a pena espreitar. Esta sexta-feira a música está por conta de Nina Miranda.

Mercado Bom Sucesso

11 de agosto, às 19h 

Cinema ao ar livre

A câmara municipal do Porto e a Fundação Inatel juntaram esforços para nos dar sessões de cinema este mês de agosto. Desta vez há 'Alien' e 'Rei Macaco', na versão dobrada, para descobrir.

11 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal

'Alien' - a partir das 22h

12 de agosto, no Parque Desportivo de Ramalde - Inatel

'Rei Macaco' [dobrado] - a partir das 22h

Verão na Casa da Música

A Casa da Música tem sido palco para artistas de renome. E este verão, a Casa da Música tem ido além do seu próprio edifício, dando música. Este fim de semana não é excepção. O programa é extenso e variado. Dê um 'saltinho' ao site clicando aqui para marcar na sua agenda os próximos concertos.

Há magia no Gaia Shopping

A praça central do Norte Shopping tem sido local de magia, com espectáculos para agradar a miúdos e graúdos. Este sábado a magia está por conta de João Souto, finalista do 'Got Talent Portugal'.

Praça central do Gaia Shopping

Sábado, 12 de agosto

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.


Praça Carlos Alberto

Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Notícias ao Minuto

Mais lidas da semana