segunda-feira, 30 de abril de 2018

O PAPEL DOS CIDADÃOS


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

As relações laborais mudam a uma velocidade vertiginosa, sobretudo com a “uberização” do trabalho, com empresas disfarçadas de empresas exclusivamente tecnológicas a operarem noutras áreas e a passarem todos os encargos legais para o trabalhador, visto como “micro-empresário” e não existindo o reconhecimento de vínculo laboral.

A proliferação destas empresas que acarretam mudanças incomensuravelmente lesivas para os trabalhadores parece difícil de parar. Embora outras formas de precariedade, particularmente embutidas nas nossas sociedades, tenham vindo a conhecer algumas mudanças positivas.

Por um lado, toda o caminho legislativo com o objectivo de travar essa proliferação esbarra num contexto económico desfavorável, de capitalismo selvagem, que se dá perfeitamente com empresas desta natureza e que beneficia do enfraquecimento das relações laborais que se verifica há pelo três décadas. Por conseguinte esperar que seja pela via legislativa é optimismo, o que não invalida, porém, o reforço do papel dos cidadãos que podem escolher aqueles partidos que não desistem de lutar contra as referidas empresas. E é precisamente o papel dos cidadãos que tem de ser reforçado. Não existindo uma margem de manobra significativa, ainda existem resquícios de livre-arbítrio, o que pode originar escolhas que podem enfraquecer essas empresas, o que poderá ainda resultar em mudanças a favor de todos nós. Ou alguém considera saudável para qualquer sociedade a existência de trabalhadores a viverem em contexto de acentuada precariedade? E quando nos tocar a nós, qual será a nossa percepção? Talvez nesse momento deixemos de escolher este género de empresa, mais não seja porque a escassez de dinheiro dificilmente admitirá essas escolhas.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana