sexta-feira, 19 de outubro de 2018

São Tomé/Eleições | TC divulgou os resultados definitivos


José Bandeira, Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, ladeado pelos juízes conselheiros Jonas Gentil e Carlos Stock, fez a leitura dos resultados definitivos das eleições legislativas de 7 de Outubro.

Segundo o Juiz Presidente, «a Coligação PCD-MDFM-UDD obteve 5 mandatos. A ADI 25 mandatos, o MLSTP 23 mandatos e o Movimento de Cidadãos Independentes de Caué 2 mandatos».

Os resultados definitivos, confirmam os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional no dia 8 de Outubro. Os resultados definitivos do Tribunal Constitucional deitaram por terra, os protestos do partido ADI no poder, que considerava ter eleito 26 deputados a Assembleia Nacional.

Protestos e impugnação do processo eleitoral considerado pela ADI como tendo sido fraudulento, e que forçaram a verificação pelo Tribunal Constitucional de todos os votos nulos.

absolutamente nada. A oposição ganhou essas eleições. Isso dará sustentação ao Governo que essas duas forças(MLSTP – e a Coligação) irão criar», afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de o Presidente da República dar posse ao Governo da ADI, que foi o partido que elegeu mais deputados a Assembleia Nacional, o mandatário da coligação, explicou que o bom senso e as leis obrigam o Presidente da República a «nomear o primeiro ministro que garante a estabilidade parlamentar e governativa. Já estivemos reunidos com o Presidente da República e o alertamos de que há uma maioria da oposição e ele deve tirar ilações desses resultados», pontuou Delfim Neves.

Se o Chefe de Estado avançar na mesma com a investidura de um governo sem maioria parlamentar, a oposição diz que «seria irresponsabilidade do Presidente da República. Ele não pode transferir a responsabilidade para outro órgão de soberania no caso a Assembleia Nacional. Se ele tomar esta decisão, saberemos tratar do assunto no parlamento», frisou.

Elsa Pinto, deputada eleita na lista do MLSTP e mandatária do partido na sessão de apuramento geral dos resultados, também avisou que « há um acordo de incidência parlamentar assinado entre os partidos da oposição, e estamos prontos para governar», sublinhou.

Note-se que o Presidente da República Evaristo Carvalho, prometeu que após o anúncio dos resultados definitivos, e da consequente tomada de posse dos novos deputados a Assembleia Nacional, iria nesta altura, provavelmente no mês de Novembro, accionar os mecanismos constitucionais para a nomeação do próximo primeiro ministro.

Abel Veiga | Téla Nón

Sem comentários:

Mais lidas da semana