domingo, 19 de agosto de 2018

Epidemia de escabiose (sarna) é caso de saúde pública ameaçada em Timor-Leste


Principalmente nos maiores aglomerados populacionais está a ocorrer em Timor-Leste o alastramento da epidemia de escabiose, vulgarmente conhecida por sarna. A doença é muitíssimo contagiosa a daí a sua galopante evolução entre alguns milhares de timorenses.

Ao que apurámos a informação ainda não chegou à esfera governamental e nada está a ser feito para encarar a epidemia como um caso de saúde pública que compete às autoridades de saúde, ao estado, combater e debelar. Promovendo o seu tratamento e a divulgação de como ocorre o contágio entre os timorenses.

Perante a análise da referida situação em Timor-Leste, técnicos de saúde que consultámos são de opinião que é realmente um grave caso de saúde pública que tem de ser encarado com emergência pelo Ministério da Saúde, hospitais, centros de saúde, clínicas e respetivos técnicos. Quanto mais tempo passar sem que esses serviços atuem muitas mais pessoas serão contagiados e este caso de ataque à saúde pública será agravado, adquirindo muito maiores dimensões. 

É igualmente importante esclarecer as populações através dos orgãos de comunicação social e de equipas criadas para o efeito sobre como evitar o contágio, procedimentos e processo de tratamento. 

Com o propósito de esclarecer sobre esta doença cutânea recorremos no Timor Agora ao que consta sobre a escabiose em página online (com vídeos) da ARSLVT -  convidando todos os que se interessarem por a consultar na integra ou em outras alternativas online. (TA)

Timor-Leste perdeu um amigo e o mundo um grande homem -- MNE timorense


Díli, 18 ago (Lusa) - A morte de Kofi Annan representa a perda de um amigo para Timor-Leste e para o mundo de um grande homem, que sempre defendeu os povos mais oprimidos, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

"Representa uma grande perda para Timor-Leste. Kofi Annan era não só um amigo de Timor-Leste, mas um grande líder, um grande homem, uma pessoa visionaria, que tinha muita paixão pela paz, liberdade e direitos humanos", disse Dionísio Babo em declarações à Lusa.

"Durante o seu trabalho como secretário-geral deu maior atenção aos povos oprimidos que ainda continuam à procura da sua liberdade e independência", explicou.

Recordando o papel de Annan, "durante os tempos difíceis" da reta final da luta pela independência de Timor-Leste, Babo destacou o facto de Annan ter liderado as negociações que permitiram o referendo.

E confirmou que o executivo vai discutir o envio de um alto representante de Timor-Leste ao funeral.

"Queria apresentar as minhas profundas condolências em meu nome e de todo o Governo. O Governo irá fazer a sua mensagem oficial na segunda-feira e discutirá o mais cedo possível a representação de Timor-Leste nas cerimónias fúnebres", disse Babo.

O antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e prémio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan, morreu aos 80 anos, divulgou hoje a fundação do antigo diplomata.

"É com grande tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que o ex-secretário-geral das Nações Unidas e vencedor do prémio Nobel da Paz morreu pacificamente no sábado, 18 de agosto, após uma curta doença", publicou a fundação do ex-diplomata ganês num comunicado, divulgado pela agência de notícias AFP.

Kofi Annan, que fez a sua carreira profissional nas Nações Unidas, cumpriu dois mandatos como secretário-geral da ONU, entre 01 de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2006.

ASP // ZO

Sismo de 6,3 atinge a ilha de Lombok, na Indonésia, o quarto em menos de um mês


Jacarta, 19 ago (Lusa) - Um novo sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje a ilha Lombok, na Indonésia, o quarto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos.

O terramoto foi registado no nordeste da ilha, a uma profundidade de sete quilómetros, não existindo no momento informações sobre vítimas ou danos causados.

O mais recente balanço das autoridades indonésias apontava para pelo menos 436 mortos e mais de dez mil feridos após a série de terramotos que há pouco mais de vinte dias assola Lombok, no sul do país.

Dezenas de milhares de casas, mesquitas e empresas ficaram destruídas.

O país está situado no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista cerca de sete mil terramotos por ano, na maioria moderados.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

JMC (CC) // JMC

Mais lidas da semana