quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Cinco potências mundiais discutem na China sobre controlo das armas nucleares


China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos continuam nesta quinta-feira (31) uma reunião para coordenar posições sobre o desarmamento nuclear, o uso pacífico da energia atómica e a vigência do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares

247, com Prensa Latina - China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos continuam nesta quinta-feira (31) uma reunião para coordenar posições sobre o desarmamento nuclear, o uso pacífico da energia atómica e a vigência do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

No final do primeiro dia de debates, Zhang Jun, chefe da delegação anfitriã, disse que o acordo concentrava grande parte das trocas de opinião entre as cinco potências sobre como implementar o Tratado de maneira abrangente.

De acordo com o vice-ministro chinês das Relações Exteriores, a reunião fará todo o possível para resolver a não-proliferação nuclear por meio de medidas políticas e diplomáticas, e fortalecer a cooperação internacional no uso pacífico da energia atómica.

Ele também comentou sobre o fortalecimento de normas e estratégias para prevenir riscos para a segurança e a estabilidade internacional derivados de mal-entendidos.

Zhang acrescentou que a China continuará empenhada em construir um consenso, administrando as diferenças entre as cinco potências nucleares, substituindo conceitos ultrapassados ​​por colaboração e contribuindo para a paz mundial.

Esta é a primeira reunião formal em dois anos entre as cinco potências e o gigante asiático serve como sede pela segunda vez, como aconteceu em 2014.

Brasil 247

Sem comentários:

Mais lidas da semana