domingo, 21 de abril de 2019

Brasil | Em 100 dias, 6 em cada 10 declarações de Bolsonaro são falsas ou distorcidas


Levantamento do site 'Aos Fatos' aferiu que de 283 declarações passíveis de checagem proferidas pelo presidente nos primeiros 100 dias de governo, 161 são totalmente falsas ou apresentam algum grau de erro

Ao completar 100 dias de governo na quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro havia proferido 283 declarações passíveis de checagem, das quais 161 eram totalmente falsas ou apresentavam algum grau de erro. Isso quer dizer que, a cada 10 declarações do presidente nesse período, em torno de 6 eram falsas ou distorcidas. Economia e relações exteriores foram os dois assuntos mais comentados por Bolsonaro, e também o que ele mais errou.

A contabilidade é feita diariamente pela equipe do Aos Fatos, que mapeia redes sociais e meios de comunicação e publicada nesta base de dados. A organização deste agregador de declarações parte de uma ideia concebida originalmente pelo Fact Checker, a tradicional coluna de checagem do jornal americano Washington Post.


Até esta quarta-feira, Aos Fatos havia constatado que, de 283 declarações de Bolsonaro passíveis de checagem, 122 apresentavam informações verdadeiras, 86 tinham algum grau de erro e outras 75 continham dados completamente falsos.

Na economia, Bolsonaro errou ao criticar os dados de desemprego no começo do mês de abril. Ao defender apenas o uso dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) associados a “dados bancários”, em entrevista à Record TV, o presidente não levou em consideração que essa proposta, chamada por ele de “precisa”, excluiria os 35 milhões de trabalhadores do mercado informal. Ainda comentando o índice, o presidente repetiu informação falsa da campanha de 2018, de que o IBGE incluiria beneficiários do Bolsa Família e de outros programas assistenciais na conta de empregados. A mentira foi apontada mais uma vez pelo próprio órgão, que segue padrões internacionais.

Ao longo dos últimos 100 dias de governo, Bolsonaro fez quatro viagens internacionais, e temas vinculados às relações exteriores predominaram em suas falas. Entre os erros que cometeu nessa seara, está o trecho de entrevista à Jovem Pan em que o presidente diz que a Palestina não seria um país, mesmo que o Brasil a reconheça como tal desde 2010 e mantenha relações diplomáticas com os palestinos desde 1975. Bolsonaro também afirmou, em entrevista à Band, que nunca teria criticado a China, sendo que, em 2017, na pré-campanha, ele disse que o país "não tinha coração", sugerindo que, caso eleito, iria restringir o acesso de chineses a setores considerados estratégicos.

É possível ver em detalhes quais são as declarações mais repetidas por Bolsonaro, além de filtrá-las por tema e mídia no especial Todas as declarações de Bolsonaro, checadas. À medida que a equipe de Aos Fatos for checando novas afirmações do presidente, a base de dados será atualizada automaticamente.


Ana Rita Cunha | Carta Maior

*Publicado originalmente em aosfatos.org

Sem comentários:

Mais lidas da semana