sábado, 24 de agosto de 2019

Navio dos EUA navega pelo estreito de Taiwan apesar das tensões com a China


Um navio de guerra da Marinha dos EUA navegou pelo estreito de Taiwan na sexta-feira (23) apesar das tensões entre Pequim e Washington que se intensificaram nas últimas semanas.

As tensões entre Pequim e Washington agravaram-se depois da proposta de venda de dezenas caças norte-americanos para Taiwan e a inquietação que a proposta gerou em Pequim.

Os navios de guerra norte-americanos navegam regularmente pelo estreito de Taiwan que separa a China continental e a ilha de Taiwan, que Pequim considera ser sua província separatista.

"O trânsito do navio pelo estreito de Taiwan demonstra o empenho dos EUA em um Indo-Pacífico livre e aberto", disseram os militares dos EUA em comunicado à agência de notícias Reuters.

O navio foi identificado como sendo o USS Green Bay, um navio anfíbio da classe San Antonio.


Discussão sobre estreito de Taiwan

O estreito de Taiwan, de 180 quilómetros de largura, separa a ilha de Taiwan da China continental. A ilha obteve sua autonomia durante a guerra civil de 1949. Pequim reclama a soberania da ilha, que se considera a si mesma como um país independente.

Os EUA são o principal protetor e aliado de Taiwan e realizam patrulhas para assegurar a livre navegação no estreito, que a China considera serem suas águas territoriais. Os EUA enviam normalmente um ou dois navios demonstrando seu desafio e afirmando que eles têm o direito de passagem livre através das águas internacionais.

Cruzador USS Antietam

O último caso ocorreu em 24 de julho, quando o cruzador USS Antietam navegou pelo estreito um dia depois de Pequim ter avisado que estava preparada para usar a força a fim de proteger seus interesses territoriais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana