domingo, 15 de setembro de 2019

BARBÁRIE EM PLENO SÉCULO XXI



Qualquer que seja a articulação do poder do império da hegemonia unipolar, independentemente de suas tensões e contradições internas, continua a haver um garante: a persistência da barbárie, ainda que esse poder sopre aos mil ventos que se decide e age em nome da democracia e da civilização!

A barbárie em pleno século XXI manifesta-se desde quando esse império estimulou a exaustão do planeta (neste ano, o que se devia ir buscar à Mãe Terra no período civil de 365 dias, foi exaurido num semestre), até aos gestos comuns palpáveis pelas vias dos seus relacionamentos para com os outros, numa prática constante de conspiração contra a humanidade, contra o planeta, contra a vida!... 
O império da hegemonia unipolar domina com um insano egoísmo, sem ética, sem moral e estende seus crimes abrindo caminho ao fim da vida, tal qual se conhece ainda hoje! (http://paginaglobal.blogspot.pt/2015/12/iii-guerra-mundial-no-fulcro-dum.html).

1- Alguns analistas internacionais, com um nível de informação invejável, como Thierry Meyssan da Rede Voltaire, estão a fazer uma leitura optimista da evolução da administração republicana de Donald Trump, considerando que há da parte dela uma remota vocação para a paz. (https://www.youtube.com/watch?v=r0Pwv9fzzoY).

No artigo “Donald Trump, trará ele a paz?”, Thierry Meyssan considera, com base nos fundamentos que possui:

“Depois de dois anos e meio no Poder, o Presidente Donald Trump está a ponto de impor os seus pontos de vista ao Pentágono.

Ele que pôs fim ao projecto de «Sunistão», do Daesh, entende acabar com a doutrina Rumsfeld/Cebrowski de destruição das estruturas estatais do Médio Oriente Alargado.

Se o conseguir, a paz regressará à região assim como à Bacia das Caraíbas.

No entanto, os povos que tiverem sobrevivido ao imperialismo militar terão ainda de lutar pela sua soberania económica”…(https://www.voltairenet.org/article207511.html).


2- A paz global exige muito mais que uma aposta numa tendência intestina do exercício do império da hegemonia unipolar, por muito abnegada que ela possa parecer, por muito que ela possa aparentemente alijar a carga de fascismo que faz parte do carácter do poder dominante, por muito que procure a imagem e os conteúdos “soft” da sua última manifestação!...

A aristocracia financeira mundial tacteia nas suas práticas de conspiração e guerra psicológica (https://frenteantiimperialista.org/blog/2018/07/08/la-guerra-psicologica-del-imperio-de-la-hegemonia-unipolar-en-africa/), pois no essencial persiste já muito acima das possibilidades dum planeta pequeno e esgotável como é a Mãe Terra, por via da busca insaciável de lucro face a qualquer tipo de concorrência ou de consequente racionalidade!

Entre capitalismo financeiro transnacional e capitalismo protecionista, tem havido muito ténue diversificação prática e o aumento de sanções têm penalizado criminosamente nações e povos, sobretudo no “Terceiro Mundo”, que nunca foi um mundo entre iguais!

Esse tactear vem desde o seu berço, desde a época do expansionismo, antes de se vislumbrar a natureza do império com projecções de domínio planetário! (http://paginaglobal.blogspot.com/2014/12/uma-fruta-que-nao-caiu-i.html).




Cuba, a maior das ilhas das Caraíbas imediatamente a sul, teve desde logo essa percepção, pois desde logo era a sua independência e soberania que estava em jogo! (http://paginaglobal.blogspot.com/2014/12/uma-fruta-que-nao-caiu-ii.html).

Esse tactear é pois algo que está no “adn” de própria gestação, crescimento e actual comportamento contemporâneo do império, não se podendo apagar por qualquer “varinha mágica”, que a administração republicana de Donald Trump sequer é!...

A paz, por que sustentável apenas quando houver a liberdade alcançável no patamar da justiça social, dum equilíbrio saudável entre estados, nações e povos e da superação das abissais assimetrias que têm sido propagadas esmagando até culturas humanas que têm sido vivenciadas na própria natureza do planeta, continua a ser a paz artificiosamente virtual, ou a impostura física de mais de 800 bases militares “ultramarinas”, que interessam aos poderosos, a paz do seu domínio, a paz do intrínseco enxofre que corre nas veias de sua economia e da sua “alta” finança, por que as práticas de conspiração do seu bárbaro egoísmo continuam indelevelmente congénitas e é algo que está muito longe de ser estripado!...


3- Para além da barbaridade que se alastrou no Médio Oriente Alargado e em África, agora esse anátema ressurge na América, até por que a Doutrina Monroe é parte integrante do exercício do império desde a já longínqua época do expansionismo!

Os estados, as nações e os povos que buscam soluções socialmente mais justas, solidárias e equânimes e por esse caminho procuram vencer assimetrias em nome duma civilização a que toda a humanidade tem direito, estão a ser o alvo dilecto da barbárie tornada império da hegemonia unipolar! (https://www.telesurtv.net/news/venezuela-samuel-moncada-onu-sanciones-bloqueo-eeuu-salud-20190526-0018.html).

O respeito pela Mãe Terra, está por tabela posto em causa, tendo em conta as características da prática de conspiração que se alastra, ao invés de se desvanecer!

Cuba (http://www.embajadacuba.com.ve/bloqueo/7-preguntas-sobre-bloqueo/) e a Venezuela Bolivariana enfrentam um bloqueio ainda mais drástico que antes, um bloqueio que faz prevalecer a conspiração desta feita com a prática de sanções e duma pirataria que afecta o Caribe, a América Latina e até alguns substractos mais pobres das grandes cidades estado-unidenses!... (https://br.sputniknews.com/americas/2019081514391575-o-que-ha-em-comum-entre-os-bloqueios-a-cuba-e-venezuela-/https://www.youtube.com/watch?v=I4534KBkqOghttps://www.youtube.com/watch?v=P5Em2DKs18chttps://cnnespanol.cnn.com/video/venezuela-injerencia-cuba-tropas-militares-estados-unidos-sanciones-pkg-patrick-oppmann/).

A administração republicana de Donald Trump, protecionista e herdeira dos genes do expansionismo, tem vindo a sofisticar entre outras práticas de conspiração, o bloqueio e as sanções energéticas, atingindo muito em particular a Venezuela, Cuba e as tão precárias nações insulares das Caraíbas maioritariamente habitadas pelos descendentes dos escravos que à força foram, em séculos passados, arrancados a África!


Enquanto os navios petroleiros da PDVSA (http://www.pdvsa.com/index.php?lang=es) são bloqueados em boa parte por causa das dívidas que se vão acumulando em função da acção directa do império (https://www.dn.pt/pais/interior/o-navio-invisivel-a-vista-de-toda-a-gente-10229109.html), em nome da sua própria “democracia” e dos tão propalados “direitos humanos” inscritos na ordem do império da hegemonia unipolar (https://www.telesurtv.net/news/venezuela-exige-levantar-bloqueo-eeuu-derechos-humanos-onu-20190912-0010.html), nos Estados Unidos a CITGO que entre outras iniciativas fornecia combustível a preços bonificados para que houvesse aquecimento em época de inverno das comunidades afrodescendentes de alguns dos subúrbios mais pobres das grandes cidades estado-unidenses, foi tomada por dentro pela pirataria oligárquica venezuelana avassalada!... (https://www.citgo.com/press/news-room/news-room/2019/decisive-court-victory-for-citgo-boards-of-directors).

Em Lisboa, em resultado da acção do império e sob os olhos de milhões de espectadores que circularam no largo anfiteatro do Tejo, esteve retido o navio petroleiro Rio Arauca (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-nov-2018/interior/um-ano-no-meio-do-tejo-a-vida-dos-tripulantes-do-rio-arauca-10208281.html) durante largos meses, graças ao “democrático” alinhamento dos teleguiados guaidós tugas! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/02/o-encaixe-dos-teleguiados-guaidos-tugas.html).

Por piratas, a PETROCARIBE, notável gesto energético de solidariedade do Comandante Hugo Chavez para com as isoladas e pobres comunidades insulares do Caribe, está a ser fisicamente neutralizada nos seus propósitos, empobrecendo ainda mais os afrodescendentes que são a maioria da população dos componentes do CARICOM!... (https://caricom.org/projects/detail/petrocaribe).

A barbárie ataca em todas as frentes e em toda a linha, incluindo nas esferas da educação e da saúde, afectando projectos que beneficiam os seres humanos dos países-alvo, como a Venezuela (https://www.telesurtv.net/telesuragenda/consecuencias-bloqueo-sanciones-eeuu-poblacion-venezolana-20190522-0043.html), Cuba (https://www.telesurtv.net/news/cuba-consecuencias-bloqueo-estados-unidos--20181019-0043.html) ou o Irão (https://www.hispantv.com/noticias/ee-uu-/392678/sanciones-iran-trump-causas-consecuencias) numa primeira linha de impactos!

Seres humanos morrem nesses países por causa do impacto directo de sanções que inviabilizam a aquisição de meios e medicamentos para salvar vidas em muitas situações de doenças que precisam de urgente resposta, como se os tão propalados direitos humanos passassem a ser letra morta à disposição das criminosas vocações da aristocracia financeira mundial que gere o império da hegemonia unipolar!

A paz jamais poderá ser alguma vez construída, enquanto a humanidade e o planeta forem pasto de tanta hipocrisia, de tanto cinismo, de tanta leviandade criminosa, de tanto ódio para com os outros, particularmente para com aqueles que em consciência buscam soluções dignas para com seus povos e para com toda a humanidade!

As sanções que afectam a Venezuela Bolivariana e Cuba, reflectem-se por fim na ultraperiferia económica que é África, por que as sanções procuram a todo o transe fazer desvanecer o exercício de solidariedade que durante largas décadas ambos os países têm levado a cabo em relação aos afrodescendentes caribenhos, como aos africanos, por que tão legitimamente assumiram, com amor próprio de profundas convicções e sentimentos, que pátria é humanidade!

Martinho Júnior -- Luanda, 13 de Setembro de 2019

Imagens:
01- O bloqueio a Cuba é, de há décadas, justamente considerado de crime contra a humanidade;
02- Entre os crimes contra a humanidade por via do bloqueio contra a Venezuela, está o dinheiro roubado, incluindo com a conivência do Novo Banco de Portugal e das autoridades governamentais portuguesas… “guaidós tugas”;
03- Outro dos crimes do bloqueio à Venezuela: o que atinge parte da população (na escala de milhões de cidadãos) com SIDA, diabetes e hipertensão;
04- O petroleiro Rio Arauca esteve arrestado largos meses no anfiteatro do Tejo por que a PDVSA, sem mais capacidade financeira quando o dinheiro foi roubado pelo Novo Banco, não pôde pagar;
05- Criança iraniana carente de medicamentos contra o cancro alvo de sanções dos Estados Unidos, internada num hospital de Teherão.

MINHA MEMÓRIA DE HÁ DEZ ANOS NO PÁGINA UM BLOGSPOT, RESPONDE À QUESTÃO ESSENCIAL: O IMPÉRIO DA HEGEMONIA UNIPOLAR QUER QUE OS OUTROS CONTINUEM A SER VASSALOS E SUBDESENVOLVIDOS, COM TODAS AS MISÉRIAS QUE A VASSALAGEM E O SUBDESENVOLVIMENTO ACARRETAM!


Sexta-feira, Abril 03, 2009

Martinho Júnior

As pujantes democracias latino americanas que vão despontando do outro lado do Atlântico, apesar das contrariedades que têm surgido nos seus processos internos e as crises de relacionamento muito em particular fazendo face às contínuas ingerências do poder norte americano, trilham o caminho do resgate dos seus povos do analfabetismo e do obscurantismo como uma das suas prioridades.

É evidente que os estágios entre os diversos países são distintos, fruto dos desenvolvimentos históricas, culturais e sócio-políticas de cada um deles, todavia o caminho parece estar hoje mais claro e evidente que nunca, pelo que o sonho da integração já não é uma pálida visão num longínquo horizonte.

Depois de Cuba, a Venezuela e a Bolívia declararam-se livres do analfabetismo, todavia nenhum deles parou por aí.

A Nicarágua está em relação a esses três com um significativo atraso na luta contra o analfabetismo, mas tem em curso a campanha baseada no programa “Yo si puedo”, que está a ganhar agora um novo impulso.

O departamento de Carazo acaba de ser o primeiro a declarar-se livre do analfabetismo, tendo recebido o certificado do Ministro da Educação Nicaraguense, Miguel de Castilla.

Nicarágua tinha marcado para o dia 19 de Julho a data da declaração de sua libertação do analfabetismo, mas isso não será possível pois a batalha está a ser mais difícil nos departamentos da costa Atlântica.

O Comandante Daniel Ortega enfatizou na crimónia: “Si sólo se pueden declarar libres de analfabetismo 120 municipios, pues sólo eso serán declarados, y el reto será continuar dando la batalla este año, para que en el año del 30 aniversario del Triunfo de la Revolución Popular Sandinista, Nicaragua quede libre de analfabetismo. Tenemos que cumplir con esa meta”.

Na Bolívia a batalha contra o analfabetismo foi ganha e torna-se necessário ir mais além, com o programa “Yo si puedo seguir”, que foi agora inaugurado pelo Presidente Evo Morales na localidade andina de Chipaya (departamento de Oruro).

Este programa visa eliminar por um lado o “analfabetismo funcional”, por outro a transmitir noções de ciências naturais, matemática, língua, história e geografia, dirigido a maiores de 15 anos que não tenham tido escolaridade.

No referido município instalaram-se 18 pontos de ensino dos 3.000 que tiveram arranque por todo o país.

De acordo com a informação do programa de post-alfabetização, em La Paz, a capital, há 450 pontos, em Oruro 350, em Potosi 400, em Cochabamba 450, em Tarija 200, em Chuquisaca 350, em Santa Cruz 450, em Beni 200 e m Pando 100.

Cada ponto terá 15 alunos.

Para além dos programas massivos, aqueles que estão mais avançados no conhecimento não param de desenvolver as suas aptidões em direcção às mais diversas especialidades.

A revolução cubana, a partir de sua estóica resistência que abre cada vez mais espaço a uma democracia participativa imunizada aos “lobbies” típicos das lógicas capitalistas, dá um contributo valioso ao empenho que se multiplica por uma parte cada vez mais ampla da América Latina.

Bom, Cuba há muito se viu livre do analfabetismo, mas é parte integrante do empenho quando o nível de escolaridade está a atingir patamares nunca antes alcançados.

Para Cuba abre-se hoje mais que nunca o caminho da investigação científica, em alguns sectores do conhecimento bastante avançada, de vanguarda para a América Latina.

Neste momento por exemplo, um grupo de cientistas está a levar a cabo a tarefa do mapeamento do cérebro humano, utilizando equipamentos de ressonância magnética, com o objectivo de criar um atlas da estrutura e funcionamento cerebral que contribua para o conhecimento dos substratos neurais tanto nas suas funções normais quanto nas suas alterações nas enfermidades neurológicas e psiquiátricas.

Outro dos propósitos mais específicos dos esforços dos cientistas visa determinar as influências genético-ambientais sobre o cérebro, assim como desenvolver métodos para a pesquisa atempada de desordens e avaliar tratamentos com novos fármacos e terapias no âmbito das enfermidades psiquiátricas e do desenvolvimento infantil.

Neste momento há um domínio maior de conhecimentos em relação a 23% do cérebro humano, que permitem já algumas conclusões.

Há por exemplo uma relação entre volume cerebral e capacidade intelectual: aqueles que têm uma maior Coeficiente de Inteligência e melhores provas de inteligência verbal e algumas executivas, possuem um maior volume cerebral, em especial dos lóbulos parietais, sobretudo mo esquerdo.

Após décadas de desperdício e subdesenvolvimento, em que o poder das oligarquias se entrosava com o exercício da hegemonia dos Estados Unidos em toda a vasta região, entre outras coisas inibindo as possibilidades de massificação do sistema educativo abrindo-o aos substratos sociais de base e aos marginalizados, as democracias latino americanas que conseguiram colocar pela via democrática governos à esquerda, não estão a perder tempo nos seus esforços dirigidos para a prioridade que constitui o homem e, uma a uma, avançam nesse caminho de resgate cujos limites são inimagináveis se considerarmos os avanços que se seguirão geração post geração!

A educação alargada, sem limites para o conhecimento no seu dimensionamento a longo prazo e construindo a base da consciência crítica em relação à natureza ambiental, à vida e a todas as humanísticas, é vital para a construção do socialismo do século XXI, numa visão-projecto que já nada tem a ver com o socialismo do século XX!

*(Curta pesquisa elaborada a esta data a partir do site da ALBA – http://www.alternativabolivariana.org. )

1 comentário:

Anónimo disse...

Escrita confusa e por vezes pouco inteligível, que desencoraja a leitura por exigir algum esforço, da parte de quem lê, para entender a mensagem do autor. É pena, porque o tema é muito interessante e as ideias expostas correspondem à minha linha de pensamento.

Mais lidas da semana