quarta-feira, 2 de outubro de 2019

EUA não devem ditar à Índia a quem comprar armamentos, declara Nova Deli


Nenhum país no mundo, incluindo os EUA, tem o direito de dizer à Índia se ela pode ou não comprar armamentos da Rússia, declarou ministro indiano.

Quando indagado sobre a recente aquisição do sistema de mísseis antiaéreos russo S-400, o ministro de Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, foi claro: "Nós não admitimos que país algum nos dite o que comprar ou não comprar da Rússia, tanto quanto nos ditem o que comprar ou não comprar dos EUA".

O ministro fez a declaração a jornalistas, antes de encontrar-se com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em Washington, reportou o canal de televisão indiano NDTV.

O ministro indiano ressaltou que as decisões acerca da compra de equipamentos militares, assim como a escolha dos fornecedores, estão entre os "direitos soberanos" do seu país: "Nós temos liberdade de escolha, e acreditamos que é do interesse de todos reconhecer isso", acrescentou o ministro.

No início de outubro de 2018, a Rússia e a Índia fecharam um contrato para a aquisição do complexo russo S-400. Cinco regimentos com os mais modernos mísseis antiaéreos custarão à Nova Deli cerca de US$5,34 bilhões.

O acordo ente a Índia e a Rússia foi alvo de críticas por parte de Washington, que considera Nova Deli seu parceiro estratégico no subcontinente indiano. Os EUA insistiram para que a Índia desistisse da aquisição do sistema russo S-400.

Embora reconhecendo a longa história de cooperação entre Nova Deli e Moscou, os EUA não excluíram a possibilidade de impor sanções contra o parceiro indiano. O governo da Índia, por sua vez, declara reiteradamente que considera as sanções unilaterais uma violação das normas internacionais.

Sputnik | © Sputnik / Yevgeny Odinokov

Sem comentários:

Mais lidas da semana