Nobel de Economia aponta: ricos
protegem seus mercados, mas querem os de outros países abertos. Alternativa é
controlar finanças, tributar corporações (inclusive as da internet) e retomar
investimentos públicos que rompam os oligopólios
Joseph Stiglitz, entrevistado
pelo Le Monde, traduzido por Aluisio Schumacher, na Carta Maior | em Outras Palavras
Longe de proteger melhor os
perdedores da globalização, a política económica de Donald Trump agravará as
desigualdades. Em seu novo livro a ser publicado em 26 de setembro, People,
Power & Profits (Ed. The Free Links, 24 euros), Joseph Stiglitz, professor de
economia da Universidade de Colúmbia (New York), é muito crítico em relação ao
Presidente dos Estados Unidos. Se julga que os riscos de uma nova grande crise
financeira são limitados no curto prazo, o Prémio Nobel de Economia de 2001
prega por uma reforma do capitalismo, favorecendo a regulação e o papel do
Estado.
Guerra comercial, tensões de
mercado, Brexit … Devemos temer uma nova recessão ou mesmo uma crise financeira?
As incertezas são numerosas e as intervenções do Federal Reserve dos EUA (Fed, banco central), que injetou precipitadamente nos últimos dias biliões de dólares em liquidez nos mercados, deixaram muitas pessoas nervosas. A probabilidade de que tenhamos em breve uma crise financeira da mesma magnitude que a de 2008 permanece baixa. Por outro lado, é certo que nossas economias registarão uma desaceleração acentuada.
As incertezas são numerosas e as intervenções do Federal Reserve dos EUA (Fed, banco central), que injetou precipitadamente nos últimos dias biliões de dólares em liquidez nos mercados, deixaram muitas pessoas nervosas. A probabilidade de que tenhamos em breve uma crise financeira da mesma magnitude que a de 2008 permanece baixa. Por outro lado, é certo que nossas economias registarão uma desaceleração acentuada.
Na Europa, as novas medidas de
acomodação adotadas em setembro pelo Banco Central Europeu (BCE) serão
suficientes para combater essa desaceleração?
A ação do BCE retirou a zona do euro da crise da dívida soberana de 2012, mas falhará em restaurar um crescimento dinâmico. A redução das taxas novamente tem agora um efeito desprezível ou mesmo negativo em atividades como a oferta de crédito. Hoje, a único instrumento que pode efetivamente apoiar o crescimento é a política fiscal – especialmente em estados com espaço de manobra nessa área, como a Alemanha.
A ação do BCE retirou a zona do euro da crise da dívida soberana de 2012, mas falhará em restaurar um crescimento dinâmico. A redução das taxas novamente tem agora um efeito desprezível ou mesmo negativo em atividades como a oferta de crédito. Hoje, a único instrumento que pode efetivamente apoiar o crescimento é a política fiscal – especialmente em estados com espaço de manobra nessa área, como a Alemanha.
Os outros países membros, como a
França, estão limitados pelas regras do pacto de estabilidade. O ideal seria
flexibilizá-las e que a área do euro adotasse também um real instrumento
orçamentário comum. Mas isso requer reformas complexas e demora para
implementar.
No fundo, Donald Trump não está
certo em escolher a China como alvo, que nem sempre respeita as regras do
comércio mundial?
Quando tributam as importações de alumínio e aço em nome da chamada “segurança nacional”, os Estados Unidos não respeitam as regras do jogo, definidas na Organização Mundial do Comércio (OMC)! Pior ainda, ao bloquear a nomeação de novos juízes para o órgão de resolução de disputas dessa instituição, eles estão questionando o multilateralismo sobre o qual foi construída a prosperidade do pós-guerra.
Quando tributam as importações de alumínio e aço em nome da chamada “segurança nacional”, os Estados Unidos não respeitam as regras do jogo, definidas na Organização Mundial do Comércio (OMC)! Pior ainda, ao bloquear a nomeação de novos juízes para o órgão de resolução de disputas dessa instituição, eles estão questionando o multilateralismo sobre o qual foi construída a prosperidade do pós-guerra.
Isso ilustra como Donald Trump
atropela o conjunto de regras e os equilíbrios que baseiam nossas sociedades
democráticas. É importante que as discussões com a China continuem no quadro da
OMC, mesmo que esta [instituição] possa ser melhorada.
O protecionismo preconizado pelo
presidente americano pode ser uma solução para a desindustrialização observada
nos países desenvolvidos?
Não, porque não podemos voltar ao passado: a suposta era de ouro da década de 1950, quando os Estados Unidos dominavam a economia e a indústria mundiais, enquanto muitos países emergentes ainda eram colónias, se foi.
Não, porque não podemos voltar ao passado: a suposta era de ouro da década de 1950, quando os Estados Unidos dominavam a economia e a indústria mundiais, enquanto muitos países emergentes ainda eram colónias, se foi.
A partir de agora, nossa economia
é dominada por serviços, e o fechamento das fronteiras não fará retornar aos
Estados Unidos as indústrias realocadas na China. Em vez disso, elas irão para
outros países de baixo custo, como o Vietname.
Mesmo que voltassem, os carros
100% fabricados nos Estados Unidos seriam mecanicamente mais caros do que os
produzidos na Ásia ou na Europa, por exemplo, cujas fábricas estão parcialmente
localizadas na Europa Oriental. Finalmente, dificilmente beneficiariam o
emprego nos EUA, porque os veículos certamente seriam montados por robôs.
Até o ministro da Economia da
França, Bruno Le Maire, ou o “Financial Times” pedem a reforma do capitalismo.
Por onde começar?
Estamos vivendo um momento interessante: finalmente há consenso sobre os males do capitalismo! Como opera hoje, não distribui equitativamente os frutos do crescimento, capturados por uma minoria. Além disso, acelera a destruição do meio ambiente e é contestado por uma parte crescente da população, que sofre com as desigualdades.
Estamos vivendo um momento interessante: finalmente há consenso sobre os males do capitalismo! Como opera hoje, não distribui equitativamente os frutos do crescimento, capturados por uma minoria. Além disso, acelera a destruição do meio ambiente e é contestado por uma parte crescente da população, que sofre com as desigualdades.
Mas é possível avançar em direção
a “um capitalismo progressista”, com tributação mais justa, maiores
investimentos públicos em educação e infraestrutura. Isso requer o
fortalecimento do papel do Estado, tanto na direção do estado de bem-estar como
nas regulações permitindo enquadrar melhor as finanças e os mercados.
A melhor ilustração é o sistema
de saúde americano, amplamente privatizado. É mais caro do que na Europa – mais
de 17% do produto interno bruto (PIB), segundo a Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico, em comparação com 11% na França ou na Suécia – onde
é público. E isso, para resultados piores: a expectativa de vida está
diminuindo nos Estados Unidos, onde muitas pessoas são incapazes de pagar as
contas do hospital.
Esse “capitalismo progressista”
pode ser compatível com a transição ecológica?
Será se conseguirmos o equilíbrio justo entre as instituições. Quer dizer, entre os mercados, susceptíveis de resolver os problemas quando bem regulados, o Estado e a sociedade civil. Nessas circunstâncias, acredito que seja possível um crescimento que respeite as restrições ambientais e a justiça social.
Será se conseguirmos o equilíbrio justo entre as instituições. Quer dizer, entre os mercados, susceptíveis de resolver os problemas quando bem regulados, o Estado e a sociedade civil. Nessas circunstâncias, acredito que seja possível um crescimento que respeite as restrições ambientais e a justiça social.
O modelo que você defende está
próximo do estado de bem-estar dos países escandinavos. Mas estes também
falharam, em menor grau, em conter o aumento da desigualdade …
Apesar disso, as desigualdades permanecem muito mais baixas na Suécia do que nos Estados Unidos. Mas é verdade que os países nórdicos cometeram um erro: pensar que o forte consenso social em que se baseia seu modelo igualitário estava conquistado.
Apesar disso, as desigualdades permanecem muito mais baixas na Suécia do que nos Estados Unidos. Mas é verdade que os países nórdicos cometeram um erro: pensar que o forte consenso social em que se baseia seu modelo igualitário estava conquistado.
Ora, este se deteriora, desde que
aplicam certas receitas de inspirações neoliberais. Ao permitir o
desenvolvimento de muitas escolas particulares, por exemplo, a Suécia corre o
risco de ver as desigualdades aumentarem drasticamente no futuro. É uma
tendência perigosa.
Como estabelecer um imposto mais
justo quando multinacionais, como as GAFA, livram-se facilmente dos impostos?
O assunto é particularmente importante na União Europeia (UE), onde apenas a introdução de um imposto corporativo mínimo comum limitaria a concorrência para baixo [nos custos] entre Estados-Membros.
O assunto é particularmente importante na União Europeia (UE), onde apenas a introdução de um imposto corporativo mínimo comum limitaria a concorrência para baixo [nos custos] entre Estados-Membros.
Mas há progresso: na última
cúpula do G7 [de 24 a
26 de agosto, em Biarritz], os principais países concordaram com a necessidade
de criar um imposto mínimo. Ao introduzir seu próprio imposto sobre os GAFA
[Google, Apple, Facebook e Amazon], Paris também mostrou que, contrariamente
aos receios, era possível agir em nível nacional: a Amazon não vai interromper
suas operações na França porque o grupo terá que pagar impostos.
No entanto, a Amazon ameaça
repassar o custo desse imposto para as PME (pequenas e médias empresas)
francesas usando sua plataforma de vendas …
Por que, então, não se desenvolve uma plataforma de vendas alternativa? Pública ou mesmo privada, com empresas locais inovadoras, apoiadas por fundos públicos. Esse seria um eixo promissor de política industrial na Europa. Já percebemos: o monopólio das multinacionais americanas não é mais um problema apenas nos Estados Unidos, tornou-se um problema mundial.
Por que, então, não se desenvolve uma plataforma de vendas alternativa? Pública ou mesmo privada, com empresas locais inovadoras, apoiadas por fundos públicos. Esse seria um eixo promissor de política industrial na Europa. Já percebemos: o monopólio das multinacionais americanas não é mais um problema apenas nos Estados Unidos, tornou-se um problema mundial.
Como o país do liberalismo
permitiu criarem-se tais monopólios?
Há quarenta anos, as leis anticoncorrenciais e antitruste foram sendo progressivamente descosturadas nos Estados Unidos. Quando se tornaram suficientemente grandes, as empresas em posição dominante no mercado norte-americano usaram seu poder económico – e, portanto, político – para influenciar a legislação a seu favor.
Há quarenta anos, as leis anticoncorrenciais e antitruste foram sendo progressivamente descosturadas nos Estados Unidos. Quando se tornaram suficientemente grandes, as empresas em posição dominante no mercado norte-americano usaram seu poder económico – e, portanto, político – para influenciar a legislação a seu favor.
Neste domínio, a política
anticoncorrencial tem sido mais eficaz na UE. Ao impedir a criação de
monopólios, permitiu, por exemplo, uma redução significativa no custo dos
serviços de telecomunicações, agora muito mais baratos que nos Estados Unidos.
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