segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mais 16 mortes e 452 infetados com covid-19 em Portugal. Casos sobem 4%


É a menor taxa de crescimento de novos casos desde o início. O país tem agora 11730 pessoas infetadas como o novo coronavírus e 311 mortes no total, segundo o boletim da DGS desta segunda-feira. Recuperados quase duplicaram.

De sábado para domingo, morreram mais 16 pessoas em Portugal vitimas da covid-19 e foi confirmado que outras 452 eram portadoras do vírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta segunda-feira (6 de abril). Significa isto que, nas últimas 24 horas, o número de novos infetados aumentou 4% e o de mortes 5,4%, elevando o total de doentes para 11730 e os óbitos para 311. Há 140 recuperados, quando ontem eram 75.

A curva epidemiológica em Portugal desacelerou nos últimos dias, de acordo com os dados oficiais. A taxa de crescimento de novos casos tem-se revelado mais baixa, tendo no sábado (dia 5) atingido os 6,5%. No domingo, voltou a subir para 7,2%, para hoje apresentar o menor valor desde que as medidas de contenção começaram a ser aplicadas: 4%. O que não será motivo suficiente para baixar a guarda, dizem especialistas e as autoridade de saúde, que insistem na necessidade de continuar a cumprir as orientações já conhecidas: ficar em casa, manter o distanciamento social, ter cuidados de higiene redobrados.

Terão ainda de ser considerados o número de teste de despiste da doença que estão a ser feitos para garantir que esta redução não se deve à falta de notificação. Em conferência de imprensa, este fim de semana, a ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu que há pessoas que aguardam para fazer as análises biológicas e que o país continua a reforçar a sua capacidade de testagem. Em breve serão distribuídas 80 mil zaragatoas (que servem para retirar amostras biológicas pelas narinas) e 260 mil testes.

Neste momento, aguardam resultado laboratoriais 4500 pessoas e mais de 23 mil estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde para vigiar possíveis sintomas.

Encontram-se internados 1099 doentes, destes 270 estão nos cuidados intensivos. Ainda segundo o boletim da DGS, maioria dos infetados (60%) apresenta tosse, 40% têm febre, 32% dores musculares, 28% cefaleia, 24% fraqueza generalizada e 17% têm dificuldades respiratórias.

Norte com mais do dobro de casos de Lisboa

A região do norte continua a ser a mais afetada pelo novo coronavírus e, esta segunda-feira, tem mais do dobro dos infetados e de mortes do que a segundo a região do país mais preocupante - Lisboa e Vale do Tejo.

O norte tem 6706 casos confirmados e 168 mortes. Nesta contagem seguem-se Lisboa e Vale do Tejo (3070 infetados, 60 mortes), o centro (1521, 76), o Algarve (229, 7), o Alentejo (com 84 casos e ainda sem vitimas mortais, uma vez que a registada na última sexta-feira foi entretanto corrigida), Açores (68) e a Madeira (52).

Rita Rato Nunes | Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana