quinta-feira, 16 de abril de 2020

Sobe para 55 o número de contaminados com Covid-19 em Cabo Verde


Agravamento da situação na Boa Vista com surgimento de 45 novos casos positivos de coronavírus

A situação na Boa Vista é já preocupante. O governo confirma que, contabilizou, hoje, mais 45 novos casos positivos de Covid-19 na ilha. Todos estes casos estão relacionados com os trabalhadores que estiveram em quarentena no Hotel Riu Karamboa, elevando-se assim para 51 o número total de infetados (um teve alta) com novo coronavírus na Boa Vista.

Face a estes novos dados, o Gabinete da Crise encontra - se reunido na Praia. O Bairro de Nova Esperança, onde reside a maioria dos trabalhadores do Hotel Riu Karamboa, incluindo os novos contaminados, está cercado por forças de segurança, não podendo ninguém entrar e sair dali sem a autorização das autoridades sanitárias e policiais.

Em comunicado remetido ao ASemanaonline, o Governo, através do Ministério da Saúde e da Segurança Social, confirma os novos casos positivos registados na ilha. Informa que, na sequência da vigilância aos trabalhadores que estiveram de quarentena no Hotel Riu Karamboa, foram recebidos no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública, na Praia, um total de 196 amostras de produtos biológicos.

Segundo a mesma fonte, dos testes feitos às amostras foram obtidos os seguintes resultados: 147 das amostras tiveram resultado negativo; 45 das amostras tiveram resultado positivo de Covid -19; 4 amostras estão pendentes.

Atendendo o medo que reina entre residentes perante um eventual alastramento da doença na ilha, o Ministério da Saúde e Segurança Social assegura que todas as pessoas que tiveram diagnóstico positivo estão a fazer o isolamento e estarão sendo acompanhadas pela equipa médica local que será reforçada. Informa ainda que nenhum dos doentes de COVID - 19 diagnosticados inspira, de momento, qualquer cuidado especial.

Apelo para prevenção contra a doença

«Neste momento, estão a ser identificados os contactos desses novos doentes COVID-19 para vigilância ativa e despistagem da doença. Todas as medidas continuarão a serem tomadas para evitar a propagação da doença na Ilha», tranquiliza o Governo da República.

Diante destes novos dados, o Ministério da Saúde e da Segurança Social «continua a fazer o apelo à população para reforçar as medidas de prevenção da doença, especialmente os familiares e contactos mais próximos».

Com estes novos casos de hoje, eleva- se, segundo a actualização de hoje feita pelo Ministro Arlindo do Rosário, para 55 o número de pacientes contaminados com Covid - 19 em Cabo Verde: 51 na Boa Vista(um paciente teve alta), 03 na Praia e 01 em São Vicente. Registou - se ainda um óbito na Boa Vista, um inglês de 62 anos.

A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana