sábado, 4 de abril de 2020

UE | Centeno no “El País”: “Não podemos depender dos EUA ou de outros países”


“Temos de ser o nosso próprio Plano Marshall”

Em entrevista ao “El País”, Mário Centeno adiantou que na próxima reunião dos ministros das Finanças da zona euro, marcada para terça-feira, será discutida a criação de uma linha de crédito de até 240 milhões de euros, entre outras medidas de apoio aos cidadãos e às empresas

ntre as propostas que vão ser discutidas na próxima reunião dos ministros das Finanças da zona euro, marcada para terça-feira, está a criação de uma linha de crédito de até 240 milhões de euros, adiantou, em entrevista ao "El País", Mário Centeno. Segundo ele, há também "uma proposta do Banco Europeu de Investimento com uma garantia pan-europeia de até 200 mil milhões de euros".

O importante, referiu, é que a União Europeia "não dependa dos EUA, nem de qualquer outro país". "Ao contrário do que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, não podemos confiar nos outros para a recuperação. Há quem fale num Plano Marshall, mas o plano desta vez deve ser financiado pelos países europeus. Somos a nossa melhor e única linha de defesa". A mensagem do ministro das Finanças português é clara: "devemos ser o nosso próprio Plano Marshall".

Durante a entrevista ao jornal espanhol, Centeno lembrou ainda que a Comissão Europeia apresentou, na quinta-feira, uma proposta, no valor de 100 milhões de euros, para a criação de uma rede de segurança para os sistemas de proteção ao emprego dos vários países europeus.

"Há um amplo apoio a este pacote de medidas", garantiu Centeno, admitindo, contudo, "que é necessário um maior compromisso por parte dos Estados-membros da UE", até para garantir que "não se cria um estigma em relação a certos países e que se respeita o sofrimento dos cidadãos", tanto pelas mortes já ocorridas, como por causa da crise económica e social. "Se não o fizermos, não estaremos a honrar os princípios basilares da Europa dos últimos 70 anos. E isso será um grande erro."

Helena Bento | Expresso | Imagem: Francois Swalschaerts / Getty Images

Leia em Expresso:

Sem comentários:

Mais lidas da semana