sábado, 16 de maio de 2020

Portugal | PCP diz que queda do PIB revela necessidade de mais medidas do Governo


O PCP considerou hoje que a queda do PIB no primeiro trimestre devido à pandemia da covid-19 revela a necessidade de o Governo tomar medidas em defesa dos trabalhadores e das pequenas e médias empresas.

Numa curta declaração em vídeo, divulgada pelo PCP, o deputado Duarte Alves afirmou que estes são "dados do primeiro trimestre de 2020" e que a "redução do PIB ainda não revela a real dimensão dos problemas com que o país está confrontado".

"Mas revela já que o Governo precisa de tomar opções que ainda não tomou para a salvaguarda dos rendimentos dos trabalhadores, para o apoio às micro, pequenas e médias empresas, para o investimento público, que será essencial também para a dinamização da produção nacional", afirmou Duarte numa declaração de 22 segundos.

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu 2,4% no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2019, devido aos efeitos económicos da pandemia de covid-19, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.190 pessoas das 28.583 confirmadas como infetadas, e há 3.328 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © iStock

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana