quarta-feira, 17 de junho de 2020

MEMÓRIA UM, DUM SEMPRE ACTUAL


Martinho Júnior, Luanda  

Esta é uma série que recorda algumas intervenções de há 15 ou mais anos no ACTUAL, desaparecido semanário de Luanda que tinha como Director o meu companheiro Leopoldo Baio, comigo coautor no livro “Séculos de solidão – da longa noite colonial à democracia multipartidária”.

Naquela altura comemorava-se o 100º aniversário do poeta universal Pablo Neruda, pelo que foi justo relembrar aqueles que na cidade do Huambo pugnaram como poucos por uma vida melhor, alguns deles com a dádiva suprema de sua própria vida!

Os que se propõem à saga de lógica cm sentido de vida devem honrar a memória de quem abriu caminho à civilização, perante tanta barbárie!...

O camarada médico do povo e intelectual Dr. David Bernardino, é por imenso mérito próprio, digno da memória de todos os que estão ávidos de paz, de sustentável desenvolvimento, dum futuro muito mais justo para toda a humanidade e do imenso respeito que a Mãe Terra nos merece! (MJ)


“NÃO QUEREMOS MUDAR DE PLANETA”

Findamos aqui uma muito curta incursão sobre a poesia de Pablo Neruda, assinalando o centésimo aniversário do seu nascimento, por um lado, por outro lembrando a efémera existência do jornal cultural “Jango”, que era publicado por intrépidos intelectuais do Huambo, como o Dr. David Bernardino, assassinado no dia 4 de Dezembro de 1992 e lembrado num pequeno opúsculo publicado por seu devotado irmão, fiel ao seu espírito e substantivo continuador de sua acção comum.

Apesar das distâncias entre uns e outros e das clivagens temporais que marcaram as suas vidas, fica-nos como lição suprema, em qualquer dos casos, o sinal de que um Mundo melhor é possível, principalmente se os ricos, os poderosos, aqueles que vegetam suas vaidades nos lucros indevidos sobre as riquezas da Terra, tiverem algumas vez a dignidade de repensar o homem e coloca-lo, em paralelo às questões do ambiente e da vida, no centro de todas as atenções.

O “Jango”, de acordo com o Dr. Luís Bernardino, “definia um programa baseado na … necessidade de ouvirmos outras palavras, conhecermos outros caminhos, utilizarmos a longa e fértil (embora quase sempre negativa) experiência que adquirimos, em novas abordagens, que não sejam a tão cansada repetição e os velhos lugares comuns que nos servem em cada dia, ou a intimidação gratuita que se maneja à falta de melhor”…

As trajectórias vivenciais pouco comuns destes exemplos, enchem-nos de paz, de modéstia, de alegria, de esperança e são fonte de inspiração para todos nós e para as futuras gerações.

Eles souberam dar tanto de si, que hoje não podem deixar de completar o sentido mais sublime do nosso património comum, pois não há dúvida que, conforme eles, “um Mundo melhor é possível” e por isso a nossa singular teimosia de não querermos mudar de planeta!

Martinho Júnior -- Luanda, 14 de Junho de 2020, repescando um texto de Maio de 2005.


Três fotos de então:

1- Jornal Jango;
2- David Bernardino e a prospecção do bócio em 1992, na Comuna do Etundi, na Província do Huambo;
3- David Bernardino trabalhando com as Comunidades, como Delegado Provincial da Saúde no Huambo, década de 70.

Sem comentários:

Mais lidas da semana