domingo, 25 de outubro de 2020

Cabo Verde vai hoje às urnas para eleger órgãos municipais

Cabo Verde vai hoje às urnas para eleger os órgãos municipais, nos 22 concelhos do país. Ao todo, 337.083 mil eleitores inscritos são esperados nas urnas, numa luta contra a abstenção, para 1.386 assembleias de voto disponibilizadas em todo o arquipélago.

O dia “D” chegou. Hoje domingo, 25, os cabo-verdianos de Santo Antão à Brava são chamados às urnas para exercerem o seu direito de voto, para elegerem os órgãos autárquicos dos seus respectivos municípios.

No total serão eleitos 22 presidentes de câmara e respectivas assembleias municipais.

Concorrem nestas eleições municipais, 65 candidaturas, sendo 12 promovidas por grupos de cidadãos independentes e 53 de partidos políticos. Estas são também as eleições que mais jovens e mulheres integram as listas às câmaras e às assembleias municipais das 65 candidaturas.

Segundo informações avançadas pela presidente da Comissão Nacional de Eleições, Maria do Rosário Gonçalves, citada pela Inforpress, registou-se um aumento de 34.073 novos eleitores face às ultimas eleições de 2016, correspondente a 11 por cento (%).

De destacar que pela primeira vez na história das eleições cabo-verdianas, os invisuais vão poder votar sozinhos, com recurso a matrizes tácteis em braille. No total são 2.660 matrizes disponibilizadas.

Outra inovação da CNE, em relação às pessoas portadoras de deficiência, é a disponibilização de rampas de acesso para cadeirantes, em todas as escolas e assembleias de voto.

Estas eleições autárquicas 20202, ficam ensombras pelas exigências sanitárias da covid-19, a CNE garante que todas as medidas de prevenção foram tomadas, disponibilizando-se viseiras e máscaras para os membros das mesas de voto e materiais de higienização para as assembleias de voto.

Ainda segundo a Agência Cabo-verdiana de Notícias, a CNE conta igualmente com um “staff “de apoio para assegurar a organização das filas e apoiar na própria higienização das assembleias de voto. Para votar é obrigatório máscara. Cada assembleia de voto terá 300 eleitores, no máximo.

Segundo a Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), citada pela mesma fonte, foram impressos um total de 793.190 boletins, sendo que 396.595 são para a Câmara Municipal e 396.595 para a Assembleia Municipal.

A nível nacional existem 1.386 mesas de voto, cada uma com quatro escrutinadores, no total de 5.544 elementos e 2.772 suplentes.

As assembleias de voto funcionam das 07h00 até às 18h00

Gisela Coelho | A Nação (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana