sexta-feira, 12 de março de 2021

FIM DA NATO NA SIRIA!

UM ULTIMATUM EM "GEOMETRIA VARIÁVEL" DA RÚSSIA À NATO, REMETE O IMPÉRIO DA HEGEMONIA UNIPOLAR PARA UMA DEFESA ERRÁTICA QUE É UMA PRÉ-DERROTA DOS FALCÕES!

Martinho Júnior, Luanda  

A Rússia não está mais disposta a entrar no desesperado jogo diplomático dos Estados Unidos e da União Europeia, preferindo a acção de inteligência e militar como resposta, silenciando a resposta político-diplomática e finalizando ao mesmo tempo a construção do gasoduto Nord Stream II.

A Rússia está a fazer a leitura adequada da triste perfídia “ocidental”: a aplicação sistemática de sanções significa o sinal evidente do debilitamento dos seus dispositivos e potencialidades operativas, remetidas a uma defensiva sinónimo de impotência!

A defensiva sem remissão por parte da NATO, significa a derrota dos falcões do império da hegemonia unipolar e também o começo da derrota do seu hipócrita “soft power”!

01- Todo o suporte logístico e financeiro do terrorismo "moderado" da NATO na Síria está debaixo da alçada da Rússia e da Síria que se aprontam para o destruir, numa manobra prévia à retomada da bolsa de Idlib e do espaço territorial a norte do rio Eufrates!... (http://patrialatina.com.br/eua-constroem-nova-base-na-zona-petrolifera-do-nordeste-da-siria/https://www.youtube.com/watch?v=iOrNDRhIoMg).

Antes a Rússia e a Síria disseminaram unidades de reconhecimento por todo o território ocupado e jogaram com a manobra das diversas facções curdas, colocando uma parte delas a seu favor (ainda não formalizado)!... (https://southfront.org/military-situation-in-syria-on-march-6-2021-map-update/southfront.org/oil-traffickers-in-northern-syria-suffered-catastrophic-losses-in-recent-missile-strike-photos/).

O Pentágono está reduzido na sua acção estratégica, sob pressão cada vez maior e cada vez com menos alternativas e por isso suas bases na Síria e no Iraque começaram a ser alvo de ataques, com os engenhos a atingir os alvos!... (https://actualidad.rt.com/actualidad/385195-misiles-golpean-base-aerea-irak-tropas-eeuu).

Enquanto as milícias bombardeiam as bases do Pentágono, em especial no Iraque, as colunas de logística da “coligação” estão também a ser atacadas! (https://southfront.org/undeterred-iraqi-fighters-blew-up-two-us-supply-convoys-in-al-diwaniyah/).

Na mesma altura, o bombardeamento com mísseis de Israel à Síria estão a ser neutralizados, pois os mísseis não estão a conseguir a barreira de oposição e a atingir os alvos! (https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2021030117045774-ataque-aereo-de-israel-aos-arredores-de-damasco-foi-repelido-por-pantsir-s-e-buk-m2-russos/).

Quer dizer: quem não tem comparativamente possibilidades militares à altura neste momento são já o Pentágono, a NATO e o sionismo de Israel; mesmo a acção na periferia, fronteiras entre Síria e Iraque, perde significado: não havia sistema de defesa anyi-aéreo na zona bombardeada!... (https://southfront.org/u-s-strike-on-iranian-backed-groups-targeted-alleged-weapons-delivery-fox-news/;  https://sputniknews.com/middleeast/202102271082206197-us-syria-strikes-a-very-mixed-message-to-iran--return-to-regime-change-op-against-damascus/).

Os falcões estão a descoberto!... (https://dossiersul.com.br/como-os-eua-armaram-os-jihadistas-sirios-alastair-crooke/).

02- A Turquia tende a deixar de intervir na Síria, depois do sucesso em Nagorno Karabakh, onde a vitória foi do Azerbeijão e onde a Rússia saiu estrategicamente favorecida! (https://www.resistir.info/europa/armenia_18nov20.html).

A Turquia está a ser compelida a ir tão rapidamente quanto o possível para a mesa das conversações, se não quiser sair numa posição enfraquecida na Síria e tendo em conta a potencial ameaça curda! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/11/24/el-colector-turco-expansion-emergencia-petroleo-y-gas/).

Se for para a mesa de conversações, a Turquia tem ainda a possibilidade de equilibrar entre o deve e o haver, mas mais tarde a balança será mais desequilibrada e a seu desfavor!

Desse modo a Turquia e o Irão estão a ser levados a integrar a expansão das Novas Rotas da Seda, agora a sul da Ásia Central, apesar do descarrilamento das últimas semanas! (https://dossiersul.com.br/ira-e-a-turquia-estao-caminhando-para-um-novo-conflito-no-oriente-medio-elijah-j-magnier/).

A Turquia de forma compelida (apesar da construção do gasoduto South Stream), enquanto o Irão de forma tácita e inteligente, de modo a avançar as linhas no Líbano, na Síria e no Iraque! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/12/21/momento-de-cambio-en-el-medio-oriente-ampliado/).

A visita do Papa neste momento ao Iraque é um sinal da irreversibilidade dessa tendência, pois o Vaticano fez uma leitura “avançada” do colapso da “coligação” ocidental em todo o Médio Oriente Alargado! (https://sputniknews.com/photo/202103071082277940-dove-of-peace-pontiff-meets-iraqi-christians-during-first-ever-papal-visit-to-the-mideast-nation/https://oglobo.globo.com/mundo/que-calem-as-armas-pede-papa-francisco-no-primeiro-dia-da-visita-historica-ao-iraque-24911134).

Sentar-se com os chiitas e não com os falcões sionistas de Israel, é um sinal muito evidente do fim das pretensões do império da hegemonia unipolar no Médio Oriente Alargado e uma mensagem para a administração de Joe Biden que desesperadamente ameaça o Irão! (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56268712https://oglobo.globo.com/mundo/no-iraque-papa-visita-santuario-xiita-local-de-nascimento-de-abraao-odio-em-nome-de-deus-a-maior-blasfemia-24912971https://dossiersul.com.br/o-papa-no-iraque-entre-o-minarete-e-os-sinos-steven-sahiounie/https://www.osservatoreromano.va/pt/news/2021-03/por-010/colaboracao-e-amizade-br-para-um-futuro-de-paz.html).

03- Esta é a resposta da Rússia e da China às sanções dos Estados Unidos e da União Europeia à Rússia e também um sério aviso à NATO, particularmente às suas manobras na Europa Oriental (Estados Bálticos, Polónia e Ucrânia)! (https://www.dw.com/pt-br/eua-imp%C3%B5em-san%C3%A7%C3%B5es-%C3%A0-r%C3%BAssia-no-caso-navalny/a-56750942https://www.dw.com/pt-br/ue-aprova-novas-san%C3%A7%C3%B5es-contra-venezuela-e-r%C3%BAssia/a-56654888).

Simultaneamente a Rússia apronta-se para a aplicação da derradeira fase do NORD STEAM II, na fronteira marítima da Alemanha!... (https://southfront.org/akademik-cherskiy-arrives-in-kaliningrad-in-preparation-to-complete-nord-stream-2/).

As operações para a construção do gasoduto Rússia-Alemanha estão já em águas dinamarquesas, com certificados actualizados e a execução está numa escala de mais de 95%! (https://www.gazprom.com/;  https://www.gazprom.com/projects/nord-stream2/).

A Alemanha e a União Europeia estão a ser compelidas a duma vez por todas acabar no próximo Verão a construção do Nord Stream II, a fim de reforçar a importação de gaz já no próximo inverno, ou seja, de forma a diminuir os impactos da pandemia por toda a Europa, que deverá ver prolongados os confinamentos durante 2021 e, ao que tudo indica, também em 2022! (https://www.aa.com.tr/en/energy/energy-projects/merkel-defends-nord-stream-2-despite-us-disproval/23398http://portuguese.xinhuanet.com/2021-02/07/c_139727837.htm).

Até em relação à pandemia, que é parte integrante da crise do capitalismo neoliberal que foi impulsionado pelo império da hegemonia unipolar contra os emergentes e o Sul Global, as soluções vêm do leste! (https://www.argusmedia.com/news/2097877-nord-stream-2-construction-plans-unaffected-by-covid19https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/09/10/la-europa-de-la-senilidad-mental/).

Com uma Europa super confinada, o gaz russo a baixo preço é essencial para amenizar o isolamento familiar imposto, particularmente durante o inverno e numa altura em que é imperativa a redução dos gases nocivos na atmosfera, uma batalha que obriga a todos!... (https://www.icis.com/explore/resources/news/2021/02/15/10463483/topic-page-nord-stream-2https://www.spglobal.com/platts/pt/products-services/shipping/platts-cflowhttps://www.cleanenergywire.org/factsheets/gas-pipeline-nord-stream-2-links-germany-russia-splits-europe).

Os avanços dos processos integrados das Novas Rotas da Seda contudo não significam ainda o fim da IIIª Guerra Mundial contra o Sul Global: o império vai continuar a disseminar suas operações substancialmente na América Latina e em África, perdendo paulatinamente terreno no Pacífico, no Sudeste Asiático e na Eurásia! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/01/11/ahi-esta-la-iii-guerra-mundial/https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/07/04/imperio-equivocado/

  ).

Quanto à NATO: a razão mais que evidente de sua obsolescência torna-se gritante e começarão a haver sinais de que os europeus não estão mais para a aturar!... (https://www.nato.int/).

A rápida evolução dos acontecimentos é um conforto para todos aqueles europeus fustigados pelas sucessivas crises capitalistas (inclusive a que tem o rótulo da pandemia), um conforto para quem sempre esteve contra a NATO e um alento a todos que queiram pôr fim a ela!... (https://www.no-to-nato.org/).

Martinho Júnior -- Luanda, 9 de Março de 2021

Imagens:

01- Colaboração e amizade para um futuro de paz – Encontro do papa com o grão-aiatolá Al-Sistani – https://www.osservatoreromano.va/pt/news/2021-03/por-010/colaboracao-e-amizade-br-para-um-futuro-de-paz.html;

02- MILITARY SITUATION IN SYRIA ON MARCH 8, 2021 – HTTPS://SOUTHFRONT.ORG/MILITARY-SITUATION-IN-SYRIA-ON-MARCH-8-2021-MAP-UPDATE/  

03- OIL TRAFFICKERS IN NORTHERN SYRIA SUFFERED CATASTROPHIC LOSSES IN RECENT MISSILE STRIKE (PHOTOS, VIDEOS) – southfront.org/oil-traffickers-in-northern-syria-suffered-catastrophic-losses-in-recent-missile-strike-photos/;

04- MILITARY SITUATION IN IRAQ ON MARCH 8, 2021 (MAP UPDATE) – HTTPS://SOUTHFRONT.ORG/MILITARY-SITUATION-IN-IRAQ-ON-MARCH-8-2021-MAP-UPDATE/;  

05- U.S. RELEASES DRONE VIDEO OF IRANIAN MISSILES STRIKES ON ITS FORCES AT AYN AL ASAD AIRBASE IN IRAQ – https://southfront.org/u-s-releases-drone-video-of-iranian-missiles-strikes-on-its-forces-at-ayn-al-asad-airbase-in-iraq/.

Sem comentários:

Mais lidas da semana