sexta-feira, 19 de março de 2021

Os atuais três efes lusos em destaque… e mais nada

Sem preâmbulos, o Curto para o que der e vier. Véspera de fim de semana e os três efes são título e tema da prosa a curtir, obra de Miguel Cadete, do burgo Balsemão… expressamente.

Tenha um bom resto de dia e um queijo para petiscar com bom vinho alentejano,  bem carrascão. 

Hoje, pela parte do PG, não adiantamos mais à escrita. A razão não é porque está tudo dito mas sim porque há muito para dizer depois de arrumarmos as ideias.

Entretanto, dos antigos três efes o fado foi à vida. Sumiu-se. A poluente e barulhenta Formula 1 ocupou o lugar catita que tinha nesta história dos três efes lusos. Era Fado, futebol e Fátima. Havia os que acrescentavam mais um efe, pouco airoso mas oportuno: fosca-se!

Bom dia. Bom fim de semana… Pfff. Tretas. Não há quem consiga ter um fim-de-semana bom, de jeito, já faz tempo. Pois.

Siga para o bingo… do Curto. Curta.

PG


Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Futebol, Fórmula 1 e Fátima sem público. Desconfinamento mantém restrições apertadas

Miguel Cadete | Expresso

Bom dia!

Já está disponível mais uma edição semanal do Expresso, em papel, nas bancas, ou em suporte digital. Se ainda não assinou, aproveite aqui e ainda pode ganhar uma Yamaha NMAX 125. Hoje também é Dia do Pai e, se for caso disso, este também pode ser um excelente presente.

Seja como for, aqui é o espaço em que apresentamos algumas das melhores notícias, reportagens, entrevistas, ensaios ou artigos de opinião que fazem parte desta edição. Na manchete podemos ler que, apesar do plano de desconfinamento, nem o Grande Prémio de Fórmula 1, entre 30 de abril e 2 de maio, nem os jogos de futebol que se realizam até 18 de maio irão ter público nas bancadas.

Pode ler em detalhe muitas das normas e regras que vão condicionar os eventos de toda a ordem e até os casamentos, que só serão permitidos com uma lotação de 25% dos espaços em que se realizarem. Um balde de água fria para que considerava que já estávamos perto de regressar ao mundo da pré-pandemia.

A evolução do desconfinamento funcionará por concelhos mas as escolas, caso voltem a fechar devido a uma evolução negativa da pandemia, serão encerradas a nível nacional. Enfim, saiba como evoluirá o plano de desconfinamento, para a frente ou para trás, gizado pelo Governo.

Nesta edição é igualmente publicada uma entrevista a Carlos Moedas, o candidato do PSD à Câmara de Lisboa. “Não pedi licença a ninguém para ser candidato”, diz o homem que deixou a administração da Fundação Gulbenkian para enfrentar o incumbente Fernando Medina.

O PCP foi falar com o ministro da Economia e alertou para a grande probabilidade de um mês de maio dramático. No PCP crescem as dúvidas sobre o grau de otimismo do Governo em relação ao verão e em como poderá estar a subestimar os efeitos da crise social e económica.

Jorge Miranda, um dos pais da Constituição Portuguesa, analisa o acórdão do Tribunal Constitucional sobre a eutanásia. E conclui, a decisão é “reversível”.

Para agilizar o processo de vacinação é provável que a segunda fase continue a ser ordenada somente segundo a idade. A Ordem dos Médicos já critica a demora e dificuldade da vacinação consoante as doenças crónicas. Vice-almirante que comanda o Plano de Vacinas já concordou. A pressão está na DGS.

Antigos chefes militares não concordam com a reforma das Forças Armadas proposta pelo Governo e pedem ajuda ao Presidente da República para a alterar. Belém já recebeu carta de oficiais-generais contra a concentração de poderes no CEMGFA.

A direção do PAN está em guerra. O atual número 1, André Silva, já anunciou a sua saída mas existe uma fação que exige uma atitude menos moderada em relação ao Governo. Fundadores querem corte com o PS.

No caderno de Economia pode ler-se o impressionante testemunho do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional. Carlos Miguel diz que a administração central é uma “teia” de pareceres que tudo “emperra, trava” e “chateia”. A burocracia do Estado é arrasada pelo Secretário… de Estado.

Já há quem diga que é a mais revolucionária transformação na economia, o que poderá ser comprovado pela super avaliação de que tem sido alvo nos últimos meses. Os mais temerosos dizem, contudo, que se trata de especulação. Será a bitcoin o novo ouro digital?

REN posiciona-se nos carros elétricos. A empresa portuguesa patenteou uma ligação direta da muito alta tensão para carros elétricos que pode ser um marco na mobilidade.

Na capa da Revista do Expresso, como já é costume nesta ocasião, está a vencedora do Prémio Pessoa 2020. Elvira Fortunato recebeu várias distinções internacionais durante o ano que passou. Este mês recolheu igualmente o mais prestigiado prémio português, uma parceria do Expresso com a CGD. A entrevista de fundo está aqui.

A pandemia, já se sabe, acelera inúmeros processos que transformam o nossa vida. Bem-vindos ao admirável mundo novo do teletrabalho.

A entrevista de Meghan Markle e Harry, o casal herético da realeza britânica, foi transmitida pela SIC no passado fim de semana. Mas continua a levantar questões e a suscitar controvérsia. Será que a novela da vida real, à americana, traz mais prosperidade do que a vida na corte, à inglesa?

Ainda nesta edição do Expresso, conte com o segundo fascículo de uma coleção de cinco suplementos dedicados a caminhar, pedalar e correr. Com mapas, para não perder o melhor desta Primavera.

Tenha um bom fim de semana!

Gostou do Expresso Curto de hoje?

Sem comentários:

Mais lidas da semana