terça-feira, 30 de março de 2021

Os EUA e a China numa guerra anunciada 13 anos antes

Diz o Expresso, pela análise do seu correspondente nos EUA, que a guerra entre aquele país imperial e a China  é “inevitável”. O horizonte para que tal aconteça é apontado numa janela temporal de 13 anos. A ocorrer será mau para a humanidade e lucrativo e bom para os senhores da guerra. Já sabemos isso porque é sempre assim que aontece. Os EUA (alguns senhores), se vencerem, ficam com o espólio dos vencidos. Roubam. Assim aconteceu no Iraque não faz muitos anos. Antes disso sempre assim aconteceu. Atualmente os roubos acontecem na Síria: petróleo, trigo, e o que mais der jeito deitar a mão. Criminosos NATOS.

Então, agora, temos a perspetiva de toda a humanidade dispor de uma janela temporal limitada – 13 anos - antes da grande guerra com a China, a pretexto disto e daquilo, porque o Império alega sempre razões para cometer as suas carnificinas e mortandades, os seus roubos, o seu desrespeito pela soberania de outros países e povos.

Os EUA alegam, segundo se percebe no artigo, que são contra as “ilhas artificiais” dispostas pela China no Mar da China, Esse é o pretexto. E vai de andar a “passear” com as suas forças navais e aéreas por ali. “Picando” aquele enorme país oriental. Deve ser perguntado como reagiriam os EUA se as forças navais chinesas andassem a navegar insistentemente nos mares que banham as suas ilhas, campos e cidades? Ou mesmo instalações militares?

Os EUA mais parecem que personificam aquele personagem louco e abusivo, criminoso e psicopata, que se julga dono do mundo. No caso dono de um planeta e seus arredores. Dono do destino dos povos e das soberanias dos países que não respeita. Dono do dispor na ordem mundial segundo as suas conveniências (de alguns dos seus senhores do mundo) e nos modos de vida de cada um de nós, terráqueos. Aos psicopatas não importa o diálogo nem consensos pacificadores mas sim a teatralização antecipada que sirva de pretexto para avançar com os seus planos de se apoderar de todos os países, de todos os mares, de todo o mundo e espaço circundante. Sabe-se que os psicopatas se julgam uns super da humanidade e do planeta… Até um dia. E esse dia chegará. Esperemos. Esperemos também que a sabedoria das populações norte-americanas e dos povos do mundo consiga travar a ganância de uns quantos cuja pátria são os cifrões e a exploração de todos os recursos em seu exclusivo benefício. Se assim não acontecer será muito mau para toda a humanidade e para o planeta que devia de ser a nossa casa e não de intrusos psicopatas, criminosos, avaros e gananciosos a todo o minuto de cada das 24 horas que tem o dia.

A seguir o artigo de Ricardo Lourenço, no Expresso. Acessível a quem desembolsar o custo condicional para o ler na integra. A importância dos cifrões prevalece porque, como se diz: não há almoços grátis. Grátis só a fome ou a guerra... Mas mesmo assim, essas, para milhões da humanidade, pagam-se com a vida.

Redação PG

EUA. Guerra com a China é “inevitável” num horizonte de 13 anos

Três contratorpedeiros dos Estados Unidos com centenas de “leões exuberantes” a bordo — alcunha dada aos marinheiros da pequena frota — aproximam-se do recife Mischief, perto das ilhas Spratly, no Mar do Sul da China. “John Paul Jones”, “Carl Levin” e “Chung-Hun”, este último batizado em honra do primeiro almirante americano de origem chinesa, defendem o direito de navegação em águas internacionais.

Ao longo de décadas, o regime comunista instalado em Pequim expandiu fronteiras com a construção de ilhas artificiais. Dada a má vizinhança, a segurança dos outros países da região depende do músculo do “Tio Sam”.

Ricardo Lourenço | Expresso - Correspondente nos Estados Unidos

Leia no Expresso o exclusivo… Pagando. Não há almoços grátis, nem determinados artigos jornalísticos. Não basta pagarmos a Internet aos operadores, nem sermos assaltados com milhenta publicidade incomodativa e tantas vezes abusiva.

Sem comentários:

Mais lidas da semana