quarta-feira, 28 de abril de 2021

Futebol: um desporto de massas?

Michael Roberts [*]

O fracasso da tentativa dos proprietários multimilionários dos grandes clubes de formar uma "super liga" das principais equipas europeias de futebol é apenas um capítulo ininterrupto na história da mercantilização do desporto em empresas capitalistas lucrativas, pertencentes e controladas pelo capital. Não é por acaso que a JP Morgan foi o gestor financeiro do plano da Super Liga – visto que o banco resume o papel do capital mundial no controlo do desporto moderno. E não é por acaso que o principal motor para a nova liga tenha sido o presidente do Real Madrid, um clube de futebol dominado no passado pela corrupta monarquia espanhola e pelo franquismo, a ala fascista do capital espanhol. O Real Madrid é um clube controlado pelos sócios, ao contrário da maioria dos grandes clubes, mas apenas os muito ricos podem ser presidentes e o clube vive da promoção da marca, como acontece com a maioria dos clubes. E o Real Madrid tem enormes dívidas.

A Super Liga seria um cartel, destinado a criar um monopólio para os maiores clubes de futebol na Europa à custa dos clubes mais pequenos e, em última análise, à custa dos "fãs" ou dos apoiantes desses clubes que em breve iriam pagar pesadas assinaturas para ver os jogos na TV ou altos preços para assistir aos jogos nos estádios. Mas tudo isso já estava a acontecer.

O debate sobre este cartel esconde o papel do próprio capitalismo. É a mesma ideia quando os economistas falam do papel desagradável dos monopólios, como se o capitalismo competitivo fosse uma coisa boa e justa e bastava que voltássemos à "livre competição". A realidade é que o futebol já está capitalizado: possuído e controlado por multimilionários, frequentemente como um seu brinquedo, mas cada vez mais como um negócio de ganhar dinheiro . Os fãs não têm voto na matéria; os jogadores e os dirigentes obedecem às ordens. As organizações de fãs protestam contra a ditadura dos multimilionários, mas não propõem soluções e limitam-se a dizer "Precisamos de fazer mais do que denunciar a burla deles e contentarmo-nos com o compromisso de uma Liga dos Campeões alargada. Temos de rescrever as regras, refazer as instituições e reavaliar o nosso papel enquanto fãs".

Assim, acabar com este cartel (para já) não altera a realidade da mercantilização do desporto, ou seja, a substituição do seu inicial "valor de uso" – as pessoas jogarem e assistirem – pelo valor de troca para lucro. O desporto tornou-se um negócio logo no início da evolução do capitalismo industrial em meados do século XIX. Vejamos o futebol. Há cerca de 600 jogadores profissionais na primeira liga em Inglaterra, cerca de 4000 futebolistas profissionais em Inglaterra e cerca de 65 000 jogadores profissionais no mundo. Claro, da base para o topo, as desigualdades de receitas ou salários para os futebolistas são gigantescas: de um jogador que ganha um milhão e meio de dólares por semana a um que não consegue viver do salário de futebol e precisa de um segundo emprego (claro que estes últimos são a esmagadora maioria). E ainda há as pessoas que só jogam por prazer, serão cerca de 250 milhões de jogadores de futebol em todo o mundo.

As desigualdades salariais são as mesmas noutros desportos importantes a nível mundial: basebol e futebol americano, críquete e ténis. Mas o que se passa no futebol europeu e no basebol americano é que, supostamente, deviam ser desportos de massas. Mas a níveis importantes, nunca foram "desportos de massas". No primeiro, as mulheres foram excluídas deste jogo, até há pouco tempo. O futebol não era um desporto de massas, mas um jogo de homens, jogado por homens e a que assistiam praticamente só homens. As mulheres não "faziam desporto" e muito menos futebol. O futebol feminino só entrou no mundo mas últimas décadas e continua pouco apoiado pelo capital e por fãs. Supostamente, as mulheres deviam ficar em casa a preparar as refeições para quando os homens voltassem de jogar ou de assistir aos jogos. No caso do críquete, as mulheres deviam fazer o chá e preparar as sanduíches enquanto os homens estavam a jogar no terreno.

O racismo também foi uma força poderosa no desporto moderno. Quem era negro ou asiático, estava excluído do desporto profissional. Por exemplo, só em 1947 é que as equipas profissionais americanas de basebol incluíram um jogador negro. Até aí, o basebol não era apenas um desporto masculino, era um desporto de homens brancos, especialmente quando havia dinheiro envolvido.

O críquete teve origem nas aldeias medievais de Inglaterra e de França e era jogado sobretudo pelos trabalhadores rurais. Mas depressa se tornou num "desporto aristocrático". A um nível organizado, acabou por ser dominado pela classe alta e pelos aristocratas (ainda em Inglaterra). Em Inglaterra, o jogo profissional estava dividido entre os que eram "jogadores" e eram pagos para jogar e os que eram "gentlemen", que eram tão ricos que não precisavam de ser pagos. Com efeito, em Lords, a capital do críquete em Inglaterra, havia entradas separadas para cavalheiros e para jogadores e todos os anos cada grupo jogava um com o outro, preservando a tradição da separação.

Claro que o capitalismo moderno pôs tudo isso de parte, quando o dinheiro falou mais alto. Agora, o críquete tornou-se numa empresa capitalista mundial, dirigido por multimilionários indianos que utilizam mercenários do críquete de todo o mundo nas suas competições lucrativas. O críquete tornou-se no desporto popular no sul da Ásia (um produto do domínio colonialista), mas está totalmente mercantilizado no topo. Claro, o cartel de futebol da Super Liga já funciona no críquete na Índia, enquanto as antigas ligas amadoras desaparecem perante o capital multimilionário. Hoje o críquete é pouco jogado nas escolas públicas inglesas e os jogadores profissionais são quase todos recrutados em escolas privadas ou nas "famílias" do críquete. Os jogadores da classe operária das áreas industriais de Yorkshire e de Lancashire quase desapareceram.

O ténis nunca foi um desporto de massas. Foi inventado por aristocratas medievais e era jogado nos palácios dos reis e dos nobres como um passatempo. O ténis manteve o seu estatuto de amador até ao fim do século XX porque era uma atividade da classe alta. O herói do ténis inglês da classe operária, Fred Perry, filho de um fiandeiro de algodão de Lancashire, que foi três vezes campeão em Wimbledon, e vencedor de oito "Grand Slams", nunca foi reconhecido pelas autoridades porque passou a profissional para ganhar a vida. O profissionalismo no ténis acabou por triunfar quando o capitalismo viu os lucros que podiam ser ganhos com o desporto. Hoje o ténis é mais uma operação globalizada dirigida por patrocinadores multimilionários com base numa intensa corrida mundial para os jogadores obterem as suas classificações e ganhos.

O ciclismo podia ser considerado um desporto de massas visto que há muitos milhões de pessoas a andar de bicicleta todos os dias. Mas enquanto há milhões a pedalar todos os fins de semana por prazer, o desporto profissional tornou-se mais outro produto comercial controlado por patrocinadores multimilionários e repleto de consumo de drogas, de corrupção e de corridas combinadas.

O râguebi era um desporto da burguesia, genericamente, embora nos vales mineiros de Gales tenha ganho adeptos das comunidades locais enquanto desporto popular (só masculino). Fora disso, era o principal desporto de lavradores nas áreas mais ricas de Inglaterra, da França e das suas colónias: a Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul – e nas escolas privadas das classes mais altas. A Liga de Râguebi foi uma evolução nas áreas da classe operária no norte de Inglaterra e foi formada profissionalmente, para se poder pagar aos jogadores da classe operária – uma coisa com que as autoridades da União do Râguebi não concordaram. A ironia é que o capital acabou por profissionalizar a União do Râguebi que é onde se encontra hoje o dinheiro, e a liga do râguebi é a parente pobre.

O jogo de massas do basebol na América foi levado para o novo continente por imigrantes que jogavam jogos antigos de taco e bola em Inglaterra. Mas também ele foi totalmente comercializado em "franquias da superliga". O futebol americano nunca foi realmente um desporto da classe operária, mas nasceu nas faculdades da liga Ivy, dos ricos, tal como o râguebi no Reino Unido. Hoje miúdos da classe operária com talento para o desporto procuram desesperadamente obter bolsas em futebol, ténis e basquetebol, como um trampolim para as riquezas das ligas profissionais – e, claro, só uma pequena minoria lá chega, apesar dos enormes sacrifícios.

O futebol era um verdadeiro desporto da classe operária na Europa. Era jogado inicialmente por trabalhadores rurais em aldeias e depois por operários nas cidades industriais. Era jogado quase sempre em troca de pouco dinheiro ou mesmo nenhum. Era seguido por homens da classe operária (e por algumas mulheres). Para muita gente da classe operária com talento era uma forma de saírem da pobreza, tal como tinha acontecido com o boxe. Mas o capital assumiu o controlo nos últimos 150 anos ou mais. O futebol é hoje um negócio dirigido por multimilionários para sua diversão e financiado cada vez mais pelo capital global. Os clubes de futebol têm acionistas e estão cotados na bolsa de valores. A saga da Super Liga é apenas o último capítulo na mercantilização do desporto pelo capitalismo.

O desporto é hoje manobrado no topo pelo capital para o capital e os melhores jogadores são como os gladiadores na antiga Roma, muito bem pagos (no topo) e adorados por milhões, mas trocados rapidamente pelo grupo seguinte, enquanto o desporto com fins lucrativos continua. Centenas de milhões assistem a esses gladiadores por diversão, mas poucos praticam esse desporto.

O que a história do futebol e de outros desportos nos conta é que o futebol não pode voltar a ser um desporto de massas sob o capitalismo. Para lá chegar será necessário que os estádios e os clubes passem a ser propriedade pública e que os clubes tenham membros na base de um voto por pessoa, para decidirem as atividades dos clubes. O desporto deve ser financiado apenas pelo estado, e não pelo capital. Os jogadores devem ganhar salários razoáveis, tal como qualquer outra profissão. O capital privado e o desporto com fins lucrativos têm de ser substituídos por um verdadeiro desporto de pessoas, dirigido pelo povo e para o povo. A implementação desta abordagem só será possível se fizer parte dum programa mais amplo de propriedade pública e de controlo democrático na sociedade em geral.

22/Abril/2021

[*] Economista. Autor de Marx 200 – a review of Marx's economics 200 years after his birth , The Great Recession , The Long Depression .

O original encontra-se em thenextrecession.wordpress.com/2021/04/22/football-a-peoples-sport/

Tradução de Margarida Ferreira

Este artigo encontra-se em https://resistir.info/ 

Sem comentários:

Mais lidas da semana