sexta-feira, 16 de abril de 2021

Juízes no pedestal deste corrupto Portugal & outras que tal... no Curto

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima. O “desgosto” de Vieira da Silva e a luta pela sobrevivência de Daniel Sampaio

Paula Santos | Expresso

Bom dia.

O tema entrou há uma semana no topo da atualidade e continua a fazer correr tinta.

Não é para menos. A Operação Marquês, ao envolver um ex-primeiro-ministro em acusações de uma gravidade inédita, tem todos os ingredientes para marcar qualquer agenda mediática.

Conhecido o acórdão sobram as (muitas) reações e uma leitura mais apurada do despacho torna-se obrigatória.

É por ai que seguimos!

Na edição em papel do Expresso que já está nas bancas esta sexta-feira, trazemos-lhe a notícia de um crime que ficou na gaveta. Dizemos-lhe que o despacho instrutório de Ivo Rosa está a causar mal-estar no tribunal da Relação e que o Ministério Público não perdoa os adjetivos utilizados pelo juiz.

Ivo Rosa, tal como Carlos Alexandre, por força da importância dos dossiers que lhes são atribuídos, transformaram-se em protagonistas na área da Justiça. A verdade é que os dois juízes têm sido alvo de inspeções extraordinárias do Conselho Superior da Magistratura.

Contamos-lhe, em manchete, que essas inspeções resultaram em notas máximas para Ivo Rosa e Carlos Alexandre. Uma avaliação de “muito bom” tem sido a marca atribuída aos dois juízes do Tribunal Central de Investigação Criminal.

José Sócrates e o PS. Vieira da Silva, ex-ministro do núcleo duro de Sócrates diz ao Expresso que faz agora uma leitura pessoal dos acontecimentos que envolvem o ex-primeiro-ministro “com desgosto”. Fernando Medina assegura que não ficou surpreendido com a violência da reação do ex-governante às suas palavras.

Sobreviver à covid para contar a história. Daniel Sampaio, sorridente, está no centro da foto da primeira página do caderno principal do Expresso. Esteve 50 dias internado, 15 dos quais nos cuidados intensivos.

Confessa que houve momentos em que achava que se devia “deixar morrer”. Mais do que uma entrevista, um impressionante testemunho que tem mesmo de ler.

27% dos portugueses já têm proteção contra a covid. Para quem já tomou uma dose da vacina da AstraZeneca e tem mais de 60 anos, uma certeza: a segunda toma vai ser da mesma farmacêutica.

João Leão ao Expresso: a prioridade em 2022 não é baixar os impostos que Gaspar aumentou.

Há centenas de declarações de rendimentos de políticos e gestores públicos por fiscalizar pela nova entidade da transparência que nem sede tem.

Vem aí uma nova proposta legislativa sobre a ocultação de riqueza. E é nas mãos de Rui Rio que está o desfecho do projeto.

CGTP vai repetir o 1º de maio… com o dobro das pessoas.

FP 25 “mataram mais do que as Brigadas Vermelhas”. Vem aí um novo livro para relembrar a história.

Portugal fora das Vacinas da Covid-19. O titulo em destaque no Caderno de Economia é o que sobressai de um trabalho onde lhe contamos como funciona o negócio global das vacinas, um mercado mundial ainda em construção. Um negócio que deixa Portugal de fora… para já.

A foto da primeira página é de Ramiro Sequeira, presidente executivo da TAP, confiante de que “não vamos ter de rever o plano de reestruturação”, uma vez que espera que a União Europeia aprove o que está projetado. Na entrevista ao Expresso, Sequeira confessa que a maior preocupação “é que a TAP sobreviva”.

Tome nota de outros temas que merecem leitura atenta: Banco de Portugal recua nos poderes do reforço da supervisão. A versão final da nova legislação da banca deixou cair algumas normas, depois da consulta pública.

Governo quer regras do teletrabalho fechadas setorialmente. O dossier segue para a negociação coletiva.

EDP entrega contratos das barragens ao Parlamento. É o passo seguinte depois da polémica do negócio que envolveu a Engie. O dossier tem mais de 1500 páginas e o rótulo de confidencial.

André Jordan: “Para haver habitação acessível é preciso rever a fiscalidade”. A experiência e a opinião de quem conhece bem o mercado imobiliário, numa entrevista a lembrar que “50% dos custos de uma casa são impostos”.

EUROPA E A PRESIDÊNCIA PORTUGUESA

Von Der Leyen recebe vacina da Pfizer

A presidente da Comissão Europeia foi esta quinta-feira vacinada, um dia depois de a Europa ter assinalado o marco correspondente à administração de 100 milhões de vacinas. De acordo com fonte europeia, tratou-se da vacina da BioNTech/Pfizer porque foram essas as doses entregues à comissão Europeia pelas autoridades belgas.

O consórcio formado pela BioNTech/Pfizer é cada vez mais o escolhido como aliado da EU no objetivo de imunizar 70 por cento da população adulta até ao verão. “Vemos que temos uma vacina eficaz do ponto de vista da saúde, bem como do ponto de vista da produção e da distribuição. Isso permite-nos obter o número de doses contratadas”, disse o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer.

Depois do “sofagate”, uma nova polémica

Depois de ser duramente criticado por ter permitido que Von Der Leyen ficasse numa posição secundária durante a reunião em Ancara com o Presidente turco, um novo incidente. Charles Michel e a presidente da Comissão foram convidados para a cerimónia dos 30 anos da independência da Ucrânia. O presidente do Conselho Europeu disse que sim e vai representar a UE. Von Der Leyen declinou através de uma carta preparada pelo chefe de gabinete que está a desencadear uma nova polémica em Bruxelas.

E agora… para algo totalmente diferente.

De Porto Covo com amor, é o título que acompanha a foto de capa da nossa edição da Revista esta sexta-feira. A imagem de António Zambujo ilustra a entrevista ao intérprete português do momento.

A dias de sair mais um álbum de originais, Zambujo fala com o Expresso sobre o novo disco que foi concluído no litoral alentejano, onde o autor vive há um ano. “O auge ainda está para vir”.

Para ler ainda: Mudanças à mesa: como as alterações climáticas estão a modificar a nossa produção de alimentos e o mapa agrícola mundial.

Como apagar o incêndio na democracia. Um texto assinado por Anne Applebaum e Peter Pomerantsev sobre a internet e os valores que promove.

Também não vai querer perder a história do ministro da Defesa que desafiou Salazar. Passaram 60 anos mas o golpe Botelho Moniz merece ser revisitado.

Nada disto substitui o prazer de folhear a edição semanal do seu jornal onde encontra estes e muitos outros destaques ou, se preferir, aceder aos mesmos conteúdos via digital.

Não se esqueça de acompanhar os desenvolvimentos da atualidade no site, onde destacamos especialmente os conteúdos com o rótulo Exclusivo do Expresso.

Tenha um boa sexta-feira e um fim de semana tranquilo, em segurança. Boa leituras!

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana