domingo, 11 de abril de 2021

Sahara Ocidental | Emmanuel Macron nas pegadas de Donald Trump

Até onde irá o desprezo da França pelo direito internacional no Saara Ocidental?

Jean-Paul Lecoq

Dez dias antes das discussões no Conselho de Segurança das Nações Unidas para a renovação da Missão das Nações Unidas para a organização de um referendo no Sahara Ocidental, Minurso, ficamos a saber que o partido de Emmanuel Macron decidiu “comemorar os cinco anos desde o nascimento do movimento ”para abrir uma filial do “En Marche” em Dakhla, indicando que está localizada nas“ Províncias do Sul ”de Marrocos.

No entanto, Dakhla é uma cidade do Sahara Ocidental que está ocupada por Marrocos há mais de 40 anos, conforme indicado pelo direito internacional e mais de quarenta resoluções das Nações Unidas!

Essa escolha do partido presidencial contra o direito internacional está de acordo com a escolha de Donald Trump, embora seja ainda pior, já que é feita de forma sinistra e dissimulada.

Maneira sui generis de comemorar um aniversário maculando as resoluções das Nações Unidas! Porque não há palavras suficientemente duras para qualificar essas violações do direito internacional, embora os presos políticos saharauis sejam torturados durante uma década pela sua luta pela liberdade e que o Comité das Nações Unidas contra a Tortura tenha condenado Marrocos duas vezes por ter torturado repetidamente presos saharauis.

Em vez de enxugar os pés no direito internacional e colocar lenha na fogueira, alimentando as tensões no Magrebe, o partido presidencial e Emmanuel Macron, o seu líder, fariam melhor em olhar para o sofrimento do povo saharaui e sobre as questões da paz.

Que vergonha aqueles que desprezam o direito dos povos à autodeterminação!

Vergonha para aqueles que vendem o direito internacional por interesses eleitorais na véspera das eleições locais e nacionais!

Que vergonha para aqueles que usam conflitos internacionais para aumentar sua popularidade a meio mastro: Netanyahu, Trump e Macron, a mesma luta?

POR UN SAHARA LIBRE

Sem comentários:

Mais lidas da semana