quinta-feira, 3 de junho de 2021

Moçambique | Futuro das crianças de Cabo Delgado em risco

Milhares de crianças ficaram sem casa e sem família nos ataques terroristas em Cabo Delgado. Analistas temem a radicalização dos menores e pedem soluções para o conflito que vai continuar a afetar o crescimento do país.

Os raptos de crianças por terroristas na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estão a preocupar analistas de vários quadrantes, sobretudo numa altura em que o número de deslocados continua a aumentar na região.

No Dia Mundial da Criança, que se assinala esta terça-feira, 1 de junho, o tema das crianças-soldado ecoou num webinário sobre "Insegurança militar e futuro do gás", em Maputo.

"Vejo com muita preocupação o rapto e o endoutrinamento na leitura e na interpretação do Alcorão e, por outro lado, a instrumentalização militar dessas crianças. Nós sabemos de guerras em Moçambique e vimos na Serra Leoa e na Libéria o quão terrível foi a utilização de crianças-soldado, a instrumentalização na brutalidade que é a guerra", alerta o jornalista Fernando Lima.

Para este profissional da comunicação, é preciso ir além da luta militar contra os terroristas e pedir apoio às confissões religiosas para alcançar a paz em Cabo Delgado.

"Pode ser muito importante na compreensão do fenómeno da violência em Cabo Delgado e pode ser um fator determinante para que se afaste a violência de Cabo Delgado e quiçá, de Nampula, Niassa e eventualmente Zambézia", considera.

Impacto no crescimento económico

Por causa do aumento da insurgência armada naquela província nortenha, a petrolífera francesa Total interrompeu por tempo indeterminado os seus trabalhos na região.

Inocência Mapisse, investigadora do Centro de Integridade Pública (CIP), não tem dúvidas de que a violência também afetará o braço empresarial do Estado moçambicano, sendo que Empresa de Hidrocarbonetos de Moçambique (ENH) será uma das mais prejudicadas.

"No âmbito da angariação de financiamento para garantir a sua participação, não apenas no projeto da Área 1, que já estava a acontecer, mas nos outros projetos, tendo em conta os outros modelos estabelecidos de participação do Estado", indica.

A economista diz que, por causa da violência em Cabo Delgado e da pandemia do coronavírus, será muito pouco provável que Moçambique continue com o ritmo de crescimento dos últimos dez anos.

"Estes projetos todos, embora tenham esse potencial de contribuir para as receitas fiscais, neste momento estão a experimentar este choque que advém não apenas da pandemia de Covid-19, que é uma situação global, mas também da situação dos ataques armados em Cabo Delgado", conclui.

Para o jornalista Fernando Lima, a sociedade moçambicana está confusa, pois não sabe "quem quer o quê" neste conflito.

"Estas questões não estão claras e, por baixo da mesa, muitas vezes se argumenta que este é um problema que faz com que a frente militar, numa agenda estritamente moçambicana, tenha os seus próprios obstáculos", adverte.

Romeu da Silva (Maputo)

Sem comentários:

Mais lidas da semana