sábado, 21 de agosto de 2021

Talibã: um novo modelo para governar o Afeganistão

# Publicado em português do Brasil

Al Mayadeen 

De acordo com uma autoridade do Taleban, o movimento pretende criar um novo modelo para governar o Afeganistão nas próximas semanas. O mulá Abdul Ghani Baradar chegou a Cabul para conversar com líderes do movimento e outros políticos sobre a formação de um novo governo.

De acordo com um oficial do Taleban, o movimento talibã será responsabilizado por seus atos e investigará acusações de represálias e crimes de guerra cometidos por membros do movimento.

O governante, que pediu anonimato, acrescentou que o movimento pretende criar um novo modelo de governo do Afeganistão nas próximas semanas. Afirmou que o novo quadro de governo do país não seria democrático no sentido ocidental, mas defenderá e salvaguardará direitos.

Ele enfatizou que os especialistas jurídicos, religiosos e de política externa do Taleban esperam implementar um novo modelo de governança nas próximas semanas.

Quando se tratou de abordar atrocidades e crimes contra civis, um oficial do Taleban afirmou que foi informado de tais ocorrências e que se fosse descoberto que tais atos, relacionados à lei e à ordem, foram cometidos por membros do Taleban, eles seriam investigados.

Ele prosseguiu dizendo que eles entendem o estado de pânico, tensão e ansiedade, e que as pessoas acreditam que não serão responsabilizadas, mas não é esse o caso.

O mulá Abdul Ghani Baradar , o segundo homem do movimento talibã, chegou a Cabul hoje, sábado, para conversar com líderes talibãs e outros políticos sobre a formação de um novo governo no país.

Um alto comandante do Taleban disse à AFP que Baradar está vindo a Cabul para se encontrar com líderes e políticos “jihadistas” a fim de formar um governo inclusivo.

Apenas uma semana se passou desde que o Taleban concluiu seu rápido controle do país, entrando em Cabul no último domingo sem disparar um único tiro.

Desde então, cidadãos afegãos e grupos de ajuda internacional relataram duras represálias contra os protestos, bem como as prisões de pessoas que anteriormente ocuparam cargos no governo, criticaram o Taleban ou trabalharam com americanos.

Embora o Taleban tenha procurado apresentar uma forma mais moderada desde sua rápida tomada de poder na semana passada, seu governo com punho de ferro no Afeganistão de 1996 a 2001 ainda está gravado nas mentes da sociedade. 

Al Mayadeen | Imagem: Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana