sábado, 4 de setembro de 2021

Vietname: Dia da Independência e metas políticas

Vietname reafirma metas e políticas no contexto do Dia da Independência

O ser humano é centro, sujeito, recurso principal e objectivo do desenvolvimento, afirmou o primeiro-ministro vietnamita num acto relacionado com o 76.º aniversário da proclamação da independência.

Na cerimónia, que decorreu em Hanói esta quarta-feira, Pham Minh Chinh referiu que nestes 76 anos o Partido Comunista (PCV), o Estado e o povo se esforçaram por defender o princípio «Nada é mais precioso que a independência e a liberdade», expressado pelo primeiro presidente dos vietnamitas, Ho Chi Minh.

Especialmente nos últimos 35 anos, graças à política do Doi Moi (Renovação), à abertura, à integração global e ao inestimável apoio dos amigos no estrangeiro, o Vietname alcançou conquistas significativas em todos os domínios, referiu, citado pela Prensa Latina.

Referindo-se aos vários desafios que o país do Sudeste Asiático enfrenta, Minh Chinh afirmou que, sob a liderança do PCV, o Vietname irá ter êxito na dupla tarefa de vencer a pandemia e recuperar o desenvolvimento socioeconómico, para bem do povo vietnamita e dos cidadãos estrangeiros que trabalham e estudam no país.

O dirigente destacou que, tal como determinou o XIII Congresso do PCV, o Vietname quer atingir até 2045 a meta de se tornar um país desenvolvido e com elevados rendimentos, mantendo a orientação socialista.

No que se refere à política externa vietnamita, Minh Chinh reiterou que esta se fundamenta na independência, na auto-suficiência, no multilateralismo e diversificação das relações e na integração internacional. Reafirmou igualmente o respeito do país pelos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, bem como pelos princípios de igualdade e cooperação entre os estados.

Tributos a Ho Chi Minh, no 52.º aniversário da sua morte

O Vietname celebra o seu Dia Nacional a 2 de Setembro, porque foi nessa data, em 1945, que Ho Chi Minh leu a Declaração de Independência, na Praça de Ba Dinh, em Hanói, onde hoje fica o mausoléu que tem o seu nome.

Também ontem, altos dirigentes do Partido Comunista, do Estado, da Assembleia Nacional, do Governo e da Frente da Pátria, a maior organização de massas do país asiático, dirigiram-se ao mausoléu e levaram flores ao venerado Tio Ho, no âmbito do 52.º aniversário da sua morte.

Colocaram igualmente flores junto ao Monumento aos Heróis e Mártires da Guerra, para assinalar o 76.º aniversário da proclamação da independência.

Por seu lado, o Museu Nacional de Belas-Artes do Vietname inaugurou uma exposição online, intitulada «Caminho para a Independência», com 18 pinturas que mostram a determinação do povo vietnamita na luta pela independência nacional, bem como o papel decisivo que Ho Chi Minh assumiu nessa gesta, noticia o portal vietnamnews.vn.

As iniciativas em memória do Herói Nacional repetiram-se em vários pontos do país ligados a ele e à Revolução de Agosto – o levantamento que pôs fim à monarquia feudal, ao fascismo e a 80 anos sob o jugo do colonialismo francês, abrindo as portas à fundação da República Democrática do Vietname, posteriormente República Socialista do Vietname, e a uma era em que o povo vietnamita passou da escravidão ao governo do país.

No entanto, o país do Sudeste asiático ainda teve de lutar mais 30 anos e ver milhões dos seus filhos perderem a vida até conseguir derrotar o colonialismo e o imperialismo, alcançando a reunificação do país a 30 de Abril de 1975.

Ho Chi Minh já não assistiu a este momento decisivo da história do Vietname, pois faleceu a 2 de Setembro de 1969.

AbrilAbril | Imagem: Trabalhador com incenso na aldeia de Thuy Xuan, perto da cidade de Hue, no Centro do Vietname  // phongnhalocals.com

Sem comentários:

Mais lidas da semana