segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Ciclo eleitoral em Timor-Leste já tem a atenção da ONU

Missão da ONU em Timor-Leste para avaliar necessidades para ciclo eleitoral

Uma missão de avaliação das Nações Unidas está em Timor-Leste para determinar eventuais necessidades de apoio para o novo ciclo eleitoral no país, que inclui presidenciais no próximo ano e legislativas em 2023

“Trata-se de uma missão de avaliação das necessidades para as eleições. As autoridades eleitorais em Timor-Leste trabalham bem e o país tem uma excelente reputação na realização de atos eleitorais, mas estamos disponíveis para dar o apoio que possa ser necessário”, disse à Lusa o coordenador residente da ONU em Timor-Leste, Roy Trivedy.

A missão, que tem marcadas reuniões com responsáveis eleitorais, do Governo, da sociedade civil e dos partidos políticos timorenses, inclui um representante de Nova Iorque, um de Bruxelas e um de Banguecoque e vai elaborar um relatório sobre potenciais carências e necessidades de apoio.

“Vamos ouvir as várias partes sobre as necessidades que possam existir para as eleições presidenciais e legislativas, para que possamos contribuir para eleições livres, justas e aceites por todos”, explicou.

Em eleições passadas, a ONU apoiou a realização com material de votação, incluindo a tinta usada para marcar os dedos dos eleitores, e prestou apoio técnico especializado.

Um dos projetos prestes a arrancar vai servir para garantir eleições seguras no quadro da pandemia da covid-19, financiado pelo Japão e a implementar pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), referiu Trivedy.

Plataforma | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana